TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teorias Da Economia

Trabalho Universitário: Teorias Da Economia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2013  •  527 Palavras (3 Páginas)  •  401 Visualizações

Página 1 de 3

Etapa 1

Passo 1:  Administração vem apresentando novas ideias desde o início do século passado, acompanhando a própria evolução humana. Essa ligação pode ser explicada pelo fato de as organizações com ou sem fins lucrativos serem componentes sociais e seus objetivos estarem necessariamente relacionados a satisfazer alguma necessidade humana daquela sociedade em que estão inseridas. Embora as organizações existam há muito tempo, em um determinado momento histórico ganharam tamanha complexidade que se tornou necessário um conhecimento sistematizado para orientar sobre “o que” e “como” fazer. Surge aí a Administração como conhecimento científico, capaz de auxiliar na condução das organizações modernas. Desde então, o conhecimento da Administração é construído por diversas propostas de soluções a problemas específicos de negócios empresariais, cujas decisões partem do Administrador. Esse, com habilidades conceituais, humanas e técnicas, é o profissional que assume diversos papéis para lidar com a complexidade e o dinamismo organizacionais. São vários os vestígios que comprovam a prática da Administração desde há milhares de anos. Por exemplo, para a construção das pirâmides no Egito, foram necessários conhecimentos de logística, produção, hierarquia, estoque e outros, que garantissem a execução. Assim, o conhecimento da Administração vem sendo construído sob influência de filósofos, de acontecimentos históricos, de organizações como a Igreja, de economistas e engenheiros, e de vários estudiosos interessados em compreender esse fenômeno. Dentre diversos eventos históricos, foi a Revolução Industrial o que mais fortemente impactou na sua sistematização. Com ela as organizações passaram por transformações que demandaram formas de lidar com as novas situações, em que eram diferentes: o trabalho, os métodos, as pessoas e o ambiente.

1.1Frederick Winslow Taylor, por meio de seu livro “Princípios da Administração Científica”, apresentou diversas definições sobre Administração, como resultado de décadas de pesquisas realizadas em organizações industriais americanas. De modo geral, suas preocupações eram voltadas para a organização do trabalho, sendo alguns de seus estudos voltados para: tempos e movimentos, fadiga humana, divisão do trabalho, desenho de cargos e tarefas e incentivos salariais (homem econômico). Suas premissas eram de que deveria haver uma única melhor forma de se executar as tarefas e que os trabalhadores, por serem preguiçosos e indolentes, seriam motivados por recompensas financeiras. Conhecido como o “pai da Administração”, Taylor causou impacto profundo na forma de se trabalhar nas indústrias. Suas premissas possibilitaram aumento evidente de eficiência - objetivo maior de sua proposta. Até hoje essas são práticas comuns nas empresas, como ocorre com as propostas de outros estudiosos contemporâneos a ele. O engenheiro francês Henri Fayol, contemporâneo de Taylor, também realizava estudos na busca da eficiência nas empresas européias. Essas empresas, igualmente aos Estados Unidos da América, passavam pelas transformações ocasionadas pela Revolução Industrial.

1.2O uso de máquinas reduziu os trabalhadores a autômatos, não sendo permitido ao operário ser humano, isto é, exercer sua capacidade de pensar e se adaptar as diversas situações,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com