TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teorias da Administração

Por:   •  3/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  337 Palavras (2 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 2

Ellen de Magalhães Gomes

Matrícula: 15113110404

        

Teorias da Administração I

AD2 Exercício 03/05

No meu ambiente de trabalho pode se dizer que sou eu que tenho o controle e liderança de todos os passos da minha organização, já que sou proprietária da empresa.

Utilizando como referência a estrutura do sistema de relações de poder, segundo Maximiano, podemos dizer quanto a minha atuação no poder:

- de recompensa: A recompensa quanto a minha liderança surge principalmente na visualização do lucro da empresa. Quanto melhor for o desempenho do empregador em lidar com os funcionários, melhor a produção deles o que tende a melhorar o lucro final para o proprietário, no caso, eu.

- coercitivo: Quando os funcionários chegam atrasados, faltam, realizam o trabalho da forma que não é esperada e até mesmo brigam entre eles, os funcionários recebem punições em formas de advertências por escrito, suspensões não remuneradas, descontos e dependendo a frequência demissões. Em todos esses casos sou eu que procedo estas ações.

- legítimo: Neste, os funcionários tem a obrigação de aceitar estar subordinados a mim, pois eu sou a líder deles no trabalho.

- de controle de informação: O controle de informação muitas vezes é feito em relação aos gastos com despesas, por exemplo, os meus funcionários não sabem o quanto eu gasto com cada fornecedor, etc.

- de referência: É muito importante ter um relacionamento sadio com os funcionários, para um melhor bem estar no trabalho. Pra isso é necessário ser simpático, encorajador, contudo o líder precisa separar as relações pessoais entre ele seus subordinados, pois se as relações se tornarem mais pessoais é mais difícil para o líder exercer o poder coercitivo.

- técnico: Tenho pouca experiência em de chefe, esta está sendo minha primeira oportunidade de exercer esse tipo de exercício, já que pouco pude liderar algum grupo, anteriormente.

Material de Referência:

  • Trigueiro, Francisco Mirialdo Chaves. Teorias da Administração I/ Francisco Mirialdo Chaves Trigueiro, Neiva de Araújo Marques. – Florianópolis : Departamento de Ciências da Administração / UFSC; [Brasília] : CAPES : UAB, 2009.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (61.4 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com