TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teorias da administração

Por:   •  26/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  3.022 Palavras (13 Páginas)  •  111 Visualizações

Página 1 de 13

Poucas coisas no mundo de hoje são tão importantes ou conhecidas como as organizações. Embora, nodiaa dia,desfrutemososserviçosqueelasoferecem,raramentenospreocupamosemsaber como esses produtos e serviços são produzidos. Vemos novos filmes de linha de produção despejando automóveis ou computadores produzidos, lemos em jornais que escolas ou hospitais estão usando novas tecnologias, como a internet e aplicativos ou ensino a dist ância (EaD) para aperfeiçoar sua produtividade. Ainda assim, raramente questionamos como ou por que essas organizações fazem negócios. Muitas vezes pensamos nas organizações somente quando elas falham conosco de alguma forma – quando ficamos horas em uma sala de emergência para sermos atendidos por um médico, quando nosso computador ou telefone celular apresentam algum defeito, ou quando esperamos horas na fila do banco para pagarmos uma conta. Quando tais coisas acontecem, nos perguntamos por que o banco sabendo do movimento n ão disponibilizou mais caixas, ou por que os hospitais nos fazem perder quase uma hora preenchendo papelada para depois nos deixar esperando uma hora e meia ou mais, ou por que o fabricante do computador ou celular não investiu mais na qualidade do hardware ou dos softwares que utilizam.

As pessoas, normalmente, têm uma atitude displicente em relação às organizações porque estas são intangíveis. Mesmo que a maioria das pessoas, no mundo de hoje, nas ça, cresça, more, trabalhe, se divirta e morra em organizações, ninguém jamais viu ou tocou uma delas. Vemos os produtos ou serviços que as organizações fornecem e, às vezes, as pessoas que a organização emprega.

O motivo pelo qual as organizações dedicam-se a fornecer bens ou serviços, a maneira que ela controla e influencia seus membros para que eles possam fornecê-los, não são aparentes para muitas pessoas fora da organização. No entanto, agrupar pessoas e outros recursos (patrimoniais, materiais, financeiros...) é a essência da organização e do que uma organização faz.

As organizações surgem para satisfazer as necessidades de uma sociedade inteira ou de apenas parte dela. Uma organização pode ser criada por uma única pessoa ou por um grupo de pessoas, que acreditam possuir o conhecimento ou as habilidades necessárias, para por meio de produtos e serviços satisfazer a necessidade que motivou sua criação. É desta forma que padarias, farmácias, supermercados e até mesmo empresas como Google, Apple surgem.

As organizações podem ser muito diferentes entre si, algumas são grandes empresas multinacionais, outras são pequenos negócios familiares. Algumas fornecem produtos, enquanto outras fornecem serviços, mas todas possuem características em comum.

O elemento fundamental de uma organização não é um edifício ou um conjunto de planos de ação e procedimentos. Uma organização existe quando as pessoas interagem entre si para desempenhar funções essenciais que as ajudem a alcançar seus objetivos e metas, as quais estão ligadas a satisfação dos desejos e necessidades que levaram a criação da própria organização.

Asorganizaçõessurgempara satisfazerasnecessidadesdeumasociedadeinteiraoudeapenas parte dela. Uma organização pode ser criada por uma única pessoa ou por um grupo de pessoas, que acreditam possuir o conhecimento ou as habilidades necessárias, para por meio de produtos e serviços satisfazer a necessidade que motivou sua criação. É desta forma que padarias, farmácias, supermercadoseatémesmo empresascomoGoogle,Applesurgem.

Asorganizaçõespodemsermuitodiferentes entresi,algumassãograndesempresas multinacionais, outras são pequenos negócios familiares. Algumas fornecem produtos, enquanto outras fornecem serviços, mas todas possuem características em comum .

O elemento fundamental de uma organização não é um edifício ou um conjunto de planos de ação e procedimentos.Umaorganizaçãoexistequandoaspessoasinteragementresi paradesempenhar funçõesessenciaisqueasajudemaalcançarseusobjetivose metas,asquaisestãoligadasa satisfação dos desejos e necessidades que levaram a criação da própria organização.

Existe,ainda,umaoutradistinção entreostiposdeorganizações.Existemorganizaçõesque possuemfimlucrativo eorganizações semfinslucrativos,quenãointerferemnoconceitode organização, masquediferenciamacondutadequemexercesuaadministração.Enquantoos administradores de negócios direcionam suas atividades para que a empresa ganhe dinheiro e lucre, os administradores de organizações sem fins lucrativos direcional seus esforços na geração de algum tipo de impacto social.

A administração é um processo, ou seja, é uma ação continuada, de realização contínua e prolongada de alguma atividade que pode e deve ser aprimorada conforme o ambiente no qual a organização está inserida sofre alterações.

O ambiente organizacional,ou o ambiente em que administração, é dinâmico e sofre alterações constantes tanto pela necessidade de lidar com quantidades crescentes de informa ções e desenvolvimento de novas tecnologias quanto pelas transformações nas necessidades da sociedade que deram origem à própria organização, motivo esse pelo qual os administradores tomam decisões sobre os objetivos, ajustando as ações às alterações ou mudanças das necessidades que precisam ser satisfeitas e sobre os recursos organizacionais, que são alterados conforme ocorre

o desenvolvimentodas tecnologiasexistentes oudosurgimentodenovas.

Um outro conceito de Administração acrescenta os elementos fundamentais do processo de administrar.

Nesta definição existem duas ideias importantes: (1) o alcance de metas organizacionais de maneira eficaz e eficiente; e (2) as quatro funções da Administração (planejar, organizar, dirigir e controlar).

Em relação a primeira ideia, tem-se que eficiência é a capacidade ou característica de (alguém ou algo) ser competente, produtivo, de conseguir o melho r rendimento com o mínimo de erros e/ou de

gastos; e eficácia é a capacidade ou característica de (alguém ou algo) produzir o efeito ou resultado desejado, de se alcançar o objetivo. A junção destes conceitos leva a efetividade, que é a capacidade ou característica de (alguém ou algo) alcançar o resultado desejado com o melhor rendimento possível e com o mínimo de erros e/ou de gastos.

E, considerando o ambiente em que a administração é exercida, há de se destacar que seu objetivo básico é estar permanentemente identificando as expectativas externas e internas e dirigindo a organização para obter os resultados que atendam a essas expectativas.

Entender e diferenciar as expectativas que existem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.6 Kb)   pdf (66.4 Kb)   docx (17 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com