TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teorias da administração II

Tese: Teorias da administração II. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  Tese  •  1.717 Palavras (7 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 7

PRIMEIRO DESAFIO: Teorias da Administração II

Questão1: Com 60 anos no mercado nacional mais de 56 mil colaboradores tem mais de 500 filiais e presente em 15 estados as casas Bahia fundada por Samuel Klein em 1957 em São Caetano do sul formou um dos maiores impérios de varejo com muito esforço de seus familiares e crédito concedido á família de baixa renda,

Com estilo de gestão familiar e não abre mão disso; apesar de ser considerada ultrapassada, tem dado certo na empresa, A casa Bahia é considerada Benchmarking em tecnologia (Desenvolvimento e crescimento organizacional com aperfeiçoamento de processos, produtos e serviços) a empresa trabalha pela gestão da qualidade total, motivada pelo constante aprimoramento e respostas, as necessidade e expectativas do consumidor (Foco intenso no cliente, Preocupação pelo aprimoramento constante e na qualidade do que faz.)

Questão2: A partir de 2 de junho2009 começa uma nova gestão para um novo gigante:(Pão de açúcar e casas Bahia.) A notícia mexe com todo o mercado varejista já que somado terão mais de 1500 lojas no país com venda superior aos dois rivais mais próximos ,A nova empresa terá mais chances de ditar o preço dos produtos para outros do segmento e principalmente para a indústria , permitirá adquirir produtos a valores bem mais baixo. A compra e a venda em grande volume fará a diferença. Em quanto os Klein luta para ter maior espaço maior na companhia Ramatis tem se empenhado para estar mais próximo da equipe, houve um aumento de 6% no fluxo de cliente Ramatis tem feito encontro com gerentes e alguns funcionários para falar dos desafios para inspirá-los. Ele quer unificar a cultura da via varejo. A nova gestão quer abrir novas lojas, diversificação de canais de venda ofertas de serviços e atendimento diversificado, expansão da oferta de serviço e produtos financiados na loja, gestão focada na rentabilidade e sustentabilidade do negócio, cultura de performance, vantagens competitivas elevada abrangência logística, localização estratégica nos principais polos de consumo do país.

Questão 3 :

O pão de açúcar demitiu 13 executivos do grupo e 5 da via varejo empresa que hoje é formada pelas Casas Bahia, Ponto Frio e nova Pontocom, em um momento de disputa entre os dois maiores acionistas .As mudanças foram comandadas pelo presidente Enéas Pestana

Tiveram como objetivo simplificar a estrutura do Pão de Açúcar e áreas prioritárias da ViaVarejo financeira e logística, a principal alteração foi á demissão de Claudia Elisa Soares que dirigia o setor financeiro tendo o cargo ocupado por Vitor Sagá chegando ainda o Ney Santos para assumir a vice- presidência de tecnologia da informação e logística.

Foram poupadas as diretorias de apoio como RH e controle entre outras, Jorge Herzog foi promovido de diretor para vice - presidente de operações e Mara Maehara assume a diretoria de TI no lugar de Ney Santos.

Em comunicado o grupo afirma que o objetivo é simplificar as estruturas e tornar a empresa mais leve, ágil e mais orientada para satisfação dos clientes coisas que não eram feitas por Samuel Klein que gostava e preferia de uma gestão familiar.

SEGUNDO DESAFIO: Micro e Macroeconomia

O varejo vem assumindo uma importância crescente no panorama empresarial no país e no mundo, notícias sobre o varejo aparece toda hora em jornais revistas e meios de comunicação.

O comercio varejista e de grande potencial para a economia do Brasil e do mundo, no país representa 10% no PIB brasileiro é de suma importância para seu crescimento, nos últimos anos o varejo vem atravessando uma transformação interna com o acelerador ritmo no setor um numero crescente de varejistas aparecem demasiadamente como grandes promissores como grandes empresas no país , o Carrefour e o Pão de açúcar situa entre as cinco maiores empresas privadas brasileiras com vendas entre 4 bilhões anuais .

Com a internacionalização da economia e a estabilização econômica o país vem assistindo a mudanças significativas em função das e exigências da adequação impostas pela nova conjuntura, As cadeias mais capitalizadas tem planos para investir no aumento de numero de lojas e dar continuidade a programas de qualidade total buscando inovações, crescimento e desenvoltura para melhoria continua.

Tipos de lojas varejistas:

Quanto a classificação para a tipologia do varejo utilizada baseou-se os estudos de:

Lojas de departamento:

São lojas amplas, com grande diversidade de produtos divididos por departamentos.

Exemplos de lojas são as lojas Renner e as casas Pernambucanas lojas tachadas como grandes concorrentes.

Lojas de departamento de descontos:

Lojas voltadas para o publico mais sensível a preços, as vendas são realizadas por volume maiores e margens menores, Exemplo: Lojas Americanas.

Lojas de eletros domésticos e eletrônicos.

São lojas voltadas a vendas de bens de consumo duráveis e semiduráveis linha branca e marrom, Exemplo: Casas Bahia e Ponto Frio .

Drogarias:

Vendas de medicamentos com ou sem prescrição perfume higiene pessoal e alguns itens de alimentação. Cada vez mais organizadas em redes que possibilita maior poder de compra, Exemplo: Rede Drogal e Drogasil.

Lojas de vestuário, calçados, roupas, cama, mesa e banho.

Essas lojas são especialistas em vendas de seus produtos e estão por toda parte em muitos formatos diferentes.

Supermercado e Hipermercado:

Com produtos de consumo este comercio engloba os estabelecimentos voltados á comercialização de seus produtos duráveis ou não dispostos em formatos self-service e com chech-outs na saída.

Formado por cadeia de grande porte como Carrefour, Pão de açúcar e pequenos, mercados de bairros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com