TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teorias de Administração

Por:   •  29/11/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.962 Palavras (12 Páginas)  •  82 Visualizações

Página 1 de 12

CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA “PAULA SOUZA”

FACULDADE DE TECNOLOGIA DE RIBEIRÃO PRETO

TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

TRABALHO 2º BIMESTRE: ADMINISTRAÇÃO GERAL

AUTORES: JÉSSICA CAROLINE

LIZAR; LEONARDO GIUSTI; LUMMY MARIA OLIVEIRA

MONTEIRO; REGINALDO CRUZ ALVES ROSA

RIBEIRÃO PRETO

2017


 JÉSSICA CAROLINE; LIZAR; LEONARDO GIUSTI; LUMMY MARIA OLIVEIRA MONTEIRO; REGINALDO CRUZ ALVES ROSA

TRABALHO 2º BIMESTRE: ADMINISTRAÇÃO GERAL

Trabalho apresentada à Faculdade de Tecnologia de Ribeirão Preto, como parte da disciplina de Administração Geral do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

Prof. Me. Suzana Marcia Marangoni

RIBEIRÃO PRETO

2017


Organização escolhida: Universidade de São Paulo (USP)

Descrição da Instituição: A Universidade de São Paulo (USP) é uma instituição brasileira pública de ensino superior, mantida pelo Estado de São Paulo. A Universidade está distribuída em dez campi, tendo o campus Cidade Universitária Armando de Salles Oliveira, localizado na cidade de São Paulo, como sede da instituição. O campus localizado na cidade de Ribeirão Preto é estruturado em oito unidades, que são: Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto (EEFERP); Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP); Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP); Faculdade de Direito de Ribeirão Preto (FDRP); Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEARP); Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP); Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) e Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP). Cada unidade da USP possui sua missão e visão específica, contudo, estes aspectos, em todas as instituições, são baseados no desenvolvimento de atividades relacionadas a Ensino, Pesquisa e Extensão.

        A seguir, serão listadas as teorias da administração, cujas características fazem parte do cotidiano, gestão e atuação da USP, assim como alguns aspectos que servem como justificativa para a escolha de tais teorias como influenciando o perfil referida instituição:

1 – Teoria Administrativa

Proposta por Henry Fayol, esta teoria tem como principal característica pregar o aumento da eficiência de uma organização focando na estrutura da mesma, ou seja, na disposição dos diferentes componentes de uma organização e de suas inter-relações estruturais. A USP encontra-se distribuída em dez campi, conforme mencionados anteriormente, e cada campus é subdividido em Institutos, Faculdades e Escolas, cada qual agregando um número distinto de departamentos, e estes por sua vez, subdividem-se em diferentes seções. Todas estas subdivisões podem sem ordenadas em um sistema hierárquico, que tem como órgão superior, a reitoria da universidade, localizada no campus sede, em São Paulo.

 2 – Teoria Neoclássica: 

Um dos principais conceitos desta teoria administrativa presente no modelo de gestão da USP é a departamentalização das diversas unidades da instituição. Cada departamento é definido dentro de uma unidade de acordo com uma área do conhecimento e, deste modo, cada departamento também é responsável por gerenciar as atividades de ensino, pesquisa e extensão que serão exercidas por cada departamento. Ocorre ainda a departamentalização por localidade geográfica, vista na organização estratégica, de departamentos de áreas de conhecimentos afins, em campi específicos. Por exemplo, o campus da USP presente na cidade de São Carlos, concentra departamentos focados nas Ciências Exatas, já o campus na cidade de Piracicaba concentra departamentos das Ciências Agrárias, o campus de Ribeirão Preto possui, predominantemente, departamentos voltados para as Ciências da Saúde e assim por diante.

        Um outro conceito da Teoria Neoclássica da Administração aplicados nas ações da USP é a Administração por Objetivos (A.P.O.) onde a ênfase migra, dos meios (processos) para os resultados. Os resultados finais da Universidade de São Paulo são o alcance de níveis cada vez mais elevados nos diferentes rankings nacionais e internacionais que a avaliam. Estes rankings mensuram, periodicamente, diversas variáveis que darão, de forma indireta, um feedback, também periódico, da qualidade das atividades exercidas pela instituição, em comparação com outras organizações de mesma natureza.  Cada departamento também possui seus objetivos determinados como, por exemplo, gerir seus programas de pós-graduação de modo a manter e melhorar seus parâmetros de qualidade, que são mensurados, quantitativamente, pela principal agência governamental ligada ao ensino e pesquisa do país, a CAPES, por uma escala de 1 a 7, onde 7 é o nível de maior excelência e 1 o de menor.

3 – Teoria Burocrática

Muitos dos fundamentos e conceitos propostos por Max Weber, que são os pilares desta teoria da administração, estão presentes no cotidiano e modelo de gestão da USP. Um deles, sem dúvida é a ênfase nos detalhes, ou seja, na maneira como as atividades serão executadas dentro da Universidade. Para gerenciar a maneira com que estas atividades são exercidas, a USP conta com um conjunto de normas, regulamentos, diretrizes e normas, para a Universidade como um todo, assim como para as diferentes unidades, departamentos e seções.  Adicionalmente, há uma grande preocupação com a comunicação escrita, que é outra característica típica da burocracia. Ocorre ainda, a impessoalidade nas relações, ou seja, as atividades são distribuídas de acordo com cargos e não com pessoas e estas atividades são padronizadas e especificadas para cada cargo pertencente a um determinado departamento. Estes cargos devem seguir o princípio da hierarquia, no caso da USP, os técnicos administrativos e demais cargos operacionais respondem ao chefe de departamento, que por sua vez, reporta-se à direção da unidade a qual seu departamento faz parte e a direção de cada unidade responde à reitoria da USP.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.1 Kb)   pdf (157.4 Kb)   docx (16.4 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com