TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tipos de Metodologia

Por:   •  3/12/2015  •  Resenha  •  1.495 Palavras (6 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 6

Survey

A metodologia de pesquisa survey é quantitativa e deve ser aplicada quando se deseja responder perguntas do tipo "o quê?", "porque?", "quanto?" e/ou "como?", quando não é possível ou não existe interesse em controlar variáveis dependentes e independentes e  quando a pesquisa será realizada no momento presente ou recente do acontecimento observado. A survey pode ser classificada quanto ao seu propósito como explanatória, exploratória ou descritiva. E quanto aos seus momentos como longitudinal ou contra-transversal.

A pesquisa survey pode ser descrita como a obtenção de dados ou informações sobre características, ações ou opiniões de determinado grupo de pessoas, indicado como representante de uma população-alvo, por meio de um instrumento de pesquisa, normalmente um questionário (Tanur apud Pinsonneault&Kraemer, 1993).

Dentre as vantagens da metodologiasurvey se destacam a flexibilidade de poder aplicar o instrumento de pesquisa pessoalmente, via correios, telefone ou internet, a pesquisa survey geralmente tem baixo custo, são muito úteis em descrever as características de uma grande população, pode-se trabalhar com grandes amostras mesmo quando estão sendo analisadas variáveis diferentes e também muitas perguntas podem ser colocadas em torno do mesmo tema.

Algumas das desvantagens são os inquéritos inflexíveis (não sofrem alteração durante toda a pesquisa), o pesquisador deve garantir que a amostra selecionada tenha respostas para as perguntas que serão realizadas e dependem da motivação, honestidade e memória de cada pessoa que irá responder a pesquisa.

Estudo de Caso

O estudo de caso é um estudo de natureza empírica que investiga um determinado fenômeno, geralmente contemporâneo, dentro de um contexto real de vida, quando as fronteiras entre o fenômeno e o contexto em que ele se insere não são claramente definidas. Trata-se de uma análise aprofundada de um ou mais objetos (casos), para que permita o seu amplo e detalhado conhecimento (GIL, 1996; BERTO; NAKANO, 2000). Seu objetivo é aprofundar o conhecimento acerca de um problema não suficientemente definido (MATTAR, 1996), visando estimular a compreensão, sugerir hipóteses e questões ou desenvolver a teoria. Os estudos de casos podem ser classificados segundo (YIN, 2001; VOSS etal., 2002): seu conteúdo e objetivo final (exploratórios, explanatórios, ou descritivos) ou quantidade de casos (caso único – holístico ou incorporado ou casos múltiplos – também categorizados em holísticos ou incorporados). A principal tendência em todos os tipos de estudo de caso, é que estes tentam esclarecer o motivo pelo qual uma decisão ou um conjunto de decisões foram tomadas, como foram implementadas e com quais resultados alcançados (YIN, 2001).

Segundo Yin (1989) as aplicações para o estudo de caso são quatro, são elas: para explicar ligações causais nas intervenções na vida real que são muito complexas para serem abordadas pelos 'surveys' ou pelas estratégias experimentais, para descrever o contexto da vida real no qual a intervenção ocorreu, para fazer uma avaliação, ainda que de forma descritiva, da intervenção realizada e para explorar aquelas situações onde as intervenções avaliadas não possuam resultados claros e específicos.

Dentre os pontos fortes dessa metodologia podemos citar: os estudos de casorelacionam a teoria à prática e proporcionam uma percepção através de exemplos específicos. E como pontos fracos: são estudos muito complexos, sofrem com ageneralização uma vez que se trata de um estudo em profundidade de uma realidade e esse método é desaprovado pelos investigadores como base de investigação na prática da educação.

Modelagem e Simulação

Segundo Chung (2004), a modelagem e simulação é o processo de criar e experimentar um sistemafísico através de um modelo matemático computadorizado. Um sistema pode ser definido como um conjuntode componentes ou processos que se interagem e que recebem entradas e oferecem resultados para algumpropósito.

A modelagem e simulação têm como objetivo ajudar no processo de tomada de decisão através da geração de cenários e fazendo análises e avaliações de sistemas, prever comportamentos futuros e propor soluções para otimização dos problemas encontrados.

A aplicação desse método é viável em vários casos dentre eles quando se deseja saber a melhor forma de investimento antes de iniciar uma nova operação ou projeto ou mesmo ampliar um projeto já existente, identificar problemas no processo, compreender de forma mais clara o processo que será otimizado, testar alternativas e métodos antes de serem implantados e também pode ser aplicado em diversas áreas como por exemplo logística, estocagem e distribuição, avaliação de novas tecnologias entre outras.

Algumas vantagens citadas por Saliby (1989), Banks et al (1996), Pegdenetal (1995) Law eKelton (2000) são: modelos mais realistas, processo de modelagem evolutivo, aplicação a problemas "mal-estruturados", soluções rápidas, aquisição de visão sistêmica, exploração de possibilidades, diagnósticos de problemasdentre várias outras.Como desvantagens temos: construção de modelos requer conhecimento, análise errada dos resultados,alto custo, uso inapropriado e os resultados da simulação podem ser de difícil implementação.

Experimento ou pesquisa experimental

A principal característica da pesquisa experimental é que opesquisador tem o controle total sobre os valores que as variáveis independentes irão assumir, ou seja, é opesquisador quem estabelece e controla os valores que serão experimentados. Trata-se de um método depesquisa quantitativo.A pesquisa experimental é aplicada para avaliar um sistema, produto, processo ou serviço e estuda a relação causa e efeito de determinado fenômeno.O método é ótimo para comparar efeitos que não podem ser detectados através de outros métodos de avaliação e também é eficaz para investigação de alternativas específicas para determinado sistema. Muitas vezes as técnicas são conduzidas em ambientes e circunstâncias artificiais e isso é visto como um aspecto negativo. As vantagens da pesquisa experimental são muitas, em função do seu elevado grau de clareza, precisão e objetividade nos resultados, enquanto sua maior limitação reside na dificuldade em se aplicar em fenômenos sociais.

Pesquisa- ação

Segundo Thiollent (2005), a pesquisa-ação é um tipo de pesquisa social com base empírica que é concebida e realizada em estreita associação com uma ação ou com a resolução de um problema coletivo e no qual os pesquisadores e os participantes representativos da situação ou do problema estão envolvidos de modo cooperativo ou participativo.

A pesquisa-ação é muito aplicada em ciências sociais, psicologia e ensino.  É apropriada para investigações em grupos, coletividades ou organizações depequeno e médio porte e com propósitos focados a médio ou longo-prazo. A configuração da pesquisa-ação depende dos seus objetivos e do contexto no qual é aplicada. Os objetivos são dois de acordo com Thiollent (2007), são eles objetivo técnico e objetivo científico.  Dentre as vantagens dessa metodologia podemos citar: a flexibilidade, é um método adaptável, interação do pesquisador com os envolvidos e também sua orientação para o futuro.  Já as limitações são: o objetivo da pesquisa-ação é situacional e específico, a amostra da pesquisa-ação é restrita e não representativa, a pesquisa tem pouco ou nenhum controle sobre variáveis são vistos como desvantagens do método.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)   pdf (109.9 Kb)   docx (15.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com