TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Método, Metodologia e Tipos de Conhecimento - Resumo

Por:   •  12/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.075 Palavras (5 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 5

Faculdade de Tecnologia e Ciências - FTC

Direito - Noturno - 2019.1

Metodologia do Trabalho Científico

Prof. Álvaro Brito

Aluno: Ronaldo dos Santos Costa Júnior

Método, metodologia e tipos de conhecimento, a trindade.

Método é uma palavra que provém do termo grego methodos (“caminho” ou “via”) e que se refere ao meio utilizado para chegar a um fim. O seu significado original aponta para o caminho que conduz a lugares. Um método científico trata-se de um trabalho feito de maneira sistemática a fim de se obter respostas assertivas no tocante as questões pautadas e, com isso, comprovar que determinadas teses possuem veracidade. Tal método é o que se segue para se elaborar uma teoria científica, principalmente por ser metódico, ou seja, ter todos os seus passos organizados em um método e que pode ser repetido. Tal método é aplicado também em artigos científicos, que são resultantes da aplicação dos processos que compõe o método científico com a finalidade de comprovar algo. Outro método conhecido é o hipotético dedutivo, que nada mais é que um outro aspecto do método científico. Este sistema estipula que as teorias científicas nunca podem ser consideradas como verdadeiras, mas como não refutadas (não descartadas). Podem sim servirem como elemento para embasar o método científico.

Segundo o filósofo inglês Francis Bacon (Novum Organum, 1620), as várias etapas do método científico são a observação (para estudar atentamente um fenômeno tal como se apresenta na realidade), a indução (com base em determinadas observações, extrai-se o princípio particular de cada uma delas), a hipótese (dá-se através da observação e seguindo as normas estabelecidas pelo método científico), a prova da hipótese através da experimentação, a demonstração ou refutação da hipótese e o estabelecimento da tese ou teoria científica (as conclusões).

A medicina também toma emprestado o termo método e o usa no conceito de métodos contraceptivos, que é a metodologia que impede ou reduz a possibilidade de engravidar ao ter relações sexuais. Isso se dá através de ações, dispositivos ou medicamentos, permite controlar a natalidade.

Ainda dentro do conceito de método, existe também o método experimental, muito usado em psicologia, mas também de grande utilidade para as ciências biologias e naturais.O método experimental possui certa semelhança com o método científico, onde são realizados testes, medições e análises quanto aos efeitos de determinada situação, sendo assim, a experimentação é algo que tem sempre que estar presente no método científico.

Há ainda o conhecido por método racional. Esse possui a finalidade de conhecer os fatos que independem da verificação experimental. A filosofia é uma das áreas que fazem uso desse tipo de método a fim de extrair conclusões importantes com base em suposições ou sugestões. Por meio do método racional é possível questionar a realidade do ser humano, tendo como fundamento observações e também através da predileção de certo números de indivíduos para, assim, realizar testes na vida real. Tal método contribui ainda para que se possa estudar, de forma ampla, o modo de vida das pessoas e do mundo como um todo.

E há também o método estatístico que trata-se de uma ciência exata. Ele se caracteriza pela coleta de informações numéricas, a organização delas e sua devida interpretação a fim de explicar determinados eventos ou prevê-los. Por fim, temos o método empírico, qual tem por fundamento apenas as experiências, ou seja, não existem processos científicos envolvidos.

Já a metodologia é o método em ação, é o método sendo executado, porém, a metodologia utilizada interfere diretamente no resultado. Sendo assim, a escolha da metodologia se dará conforme qual resultado se quer alcançar. A metodologia é o estudo do método, ela acompanha o método e descreve seus passos e registra no fim o resultado obtido com o caminho trilhado.

A metodologia é parte do processo de investigação (método científico) e possibilita a sistematização dos métodos e das técnicas empregadas, é importante, portanto, que não se confundam, o método e a metodologia.

O pesquisador tem que dominar muito bem a metodologia, estar inteirado de cada uma, pois

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (38.1 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com