TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Titulo Descritivo Seminário de Ciclos

Por:   •  21/5/2023  •  Monografia  •  1.465 Palavras (6 Páginas)  •  44 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

Acadêmicos¹

Tutor Externo²

  1. INTRODUÇÃO

    Atualmente a internet tem sido um grande veículo de informações e está cada vez mais acessível a população, visto que muitas notícias ou até mesmo exposição a mídia, tenham refletido na alimentação, essa pesquisa tem como objetivo, analisar a influência da mídia na alimentação de jovens, que buscam dietas restritivas pela internet, o comportamento deste público consumidor frente ao forte marketing e imposições de padrões estéticos.

Buscamos avaliar através de revisão, e aplicação de questionário quantitativo (ver o tipo de pesquisa vamos fazer se vai ser esse questionário quantitativo), as mudanças comportamentais de jovens na adesão de dietas sem auxílio profissional e os impactos positivos e negativos que essa superexposição tem refletido na alimentação desse público.

[pic 2]

 S

  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

      Recentemente a população tem buscado em diversos meios de comunicação muitas informações sobre saúde, mais que prevenção de enfermidades procuram por bem-estar físico e mental, e as redes sociais têm potencializado essas atividades de busca.

“O processo saúde-doença é um conceito amplo, que requer entender que saúde não é somente ausência de doenças, mas a possibilidade de acesso a uma vida em que as potencialidades do indivíduo sejam alcançadas”. (ZETZSCHE, 2015, p.5) (citação curta)

 A mídia tem contribuído como uma ferramenta para acesso rápido há diversos conteúdos, incluindo abordagens sobre alimentação, corpo e estética, onde de forma usual as pessoas retratam suas rotinas, divulgam produtos e estilo de vida.

De acordo com Vargas (2010) acredita-se que a mídia sendo um canal de informações direto para pessoas, influencia tanto positivamente quanto negativamente na conduta e estilo de vida da população. (citação indireta)

Para Souza e Ribeiro (2022), o conceito é mais profundo, atualmente há grande massa da população são influenciáveis, e facilmente controlado pela mídia, principalmente os jovens por estarem mais conectados com os avanços tecnológicos. (citação indireta)

“As redes sociais são um meio de comunicação e informação que circulam em tempo real, sendo um hábito corriqueiro a necessidade de se expressar, tornando as pessoas propagadoras de notícias equivocadas que desconsideram o princípio da saúde e qualidade de vida” (MAGALHÃES; BERNARDES; TIENGO, 2018 apud TELES; MEDEIROS,2020).

                                                                                                                                                                                                                                                                                                 

A exposição da mídia de que um corpo saudável é um corpo “magro” e “forte” tem feito as pessoas adquirirem produtos e/ou dietas extremamente restritivas que segundo as propagandas “trazem o resultado bem mais rápido”. (LEITE; FREITAS, 2021, P.2053)

Tal procura leva os indivíduos a tomarem remédios para emagrecer, passar longas horas sem se alimentar, seguir dietas da moda que segundo a mídia “fazem milagres”, a tomarem suplementos alimentares por conta própria, dentre muitas outras estratégias que podem ser passadas sem ao menos ter o consentimento de um profissional da área. LEITE; FREITAS, 2021, P.2053) ( CITAÇÃO DIRETA LONGA )

Pessoas que buscam sempre fazer dietas restritivas tendem a desenvolverem obsessões, episódios de compulsão e transtornos relacionados à alimentação, pois criaram hábitos como a preocupação exacerbada com as calorias ingeridas. Além disso, muitas vezes sofrem as consequências de uma dieta com baixo aporte nutricional.

Apesar de todos os possíveis danos à saúde, várias pessoas buscam essas dietas por falta de informação ou por vontade própria, sem associar os riscos, como reganho de peso, efeito rebote e desenvolvimento de transtornos alimentares (TA) (VARELA et al., 2015).

A precisão desse estudo se explica, pois, as famosas dietas da moda provocam uma grande mudança no perfil comportamental de indivíduos que as seguem. Acerca do que já foi exposto, o estudo tem como alvo discutir como a mídia influencia jovens a buscarem dietas da moda e suplementos para alcançarem padrões inalcançáveis, os persuadindo a interesses próprios como vendas, divulgações e produtos marketing.

[pic 3]

Segundo a pesquisa feita com diversas pessoas, foi dada a conclusão de como os meios de comunicação influenciam as pessoas quando o assunto é uma alimentação saudável.

O gráfico acima revela os principais meios para aderir a uma alimentação saudável, 40% dos entrevistados preferem a internet pois é de fácil acesso a todos, 25% utiliza a televisão como fonte e apenas 18% optam por fazer o correto, que seria procurar um profissional da área.

3. METODOLOGIA

  Este trabalho trata-se de uma observação de cunho descritivo e quanti-qualitativo, que foi firmada pela pesquisa bibliográfica, através de reportagem e artigos sobre a influência da mídia na alimentação, busca por padrões estéticos e dietas restritivas. Para Amaral (2007, p. 1) “a pesquisa bibliográfica é uma etapa fundamental em todo trabalho científico que influenciará todas as etapas de uma pesquisa, na medida em que der o embasamento teórico”.

  Optou-se pela abordagem quanti-qualitativa, porque “a quantitativa recorre à linguagem matemática para descrever as causas de um fenômeno etc. A utilização conjunto da pesquisa qualitativa e quantitativa permite recolher mais informações do que se poderia conseguir isoladamente” ” (FONSECA, 2002, p. 20 apud SILVEIRA; CóRDOVA, 2009, p. 33).

  Neste contexto foi introduzido um gráfico criado através de uma pesquisa feita de um levantamento com mais de 3 mil pessoas acima de 16 anos, onde foi revelada a mudança na fonte usada como busca de informações sobre alimentação e saúde.

Os artigos analisados foram definidos por leitura de resumos e títulos selecionados. Essa metodologia aplicada consistiu na busca por referências e citações, que se inseriam na descrição de inclusão preliminarmente estabelecidas, e caso se encaixem, foram então incluídos no material apresentado.

         

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (301.3 Kb)   docx (189.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com