TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TÍTULO DO PROJETO DE MONOGRAFIA RIO DE JANEIRO

Por:   •  29/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.645 Palavras (7 Páginas)  •  158 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES[pic 1]

CAMPUS CENTRO

DIREITO

Nome do(a) aluno(a)

TÍTULO DO PROJETO DE MONOGRAFIA

RIO DE JANEIRO

2021.2


Nome do(a) aluno(a)

TÍTULO DO PROJETO DE MONOGRAFIA

Projeto de monografia apresentado como requisito parcial para aprovação na disciplina Metodologia da Pesquisa do curso de Direito da Universidade Candido Mendes (campus Centro).

Orientador: nome do(a) orientador(a)

RIO DE JANEIRO

2021.2


Sumário

1        Apresentação do tema        3

2        Problema de pesquisa        3

3        Hipótese        4

4        Objetivos        4

4.1        Objetivo geral        4

4.2        Objetivos específicos        5

5        Justificativa        5

6        Metodologia e técnica de pesquisa        5

6.1        Método de abordagem        5

6.2        Métodos de procedimento        5

6.3        Técnicas e instrumentos de pesquisa        6

7        Referencial teórico        6

8        Estrutura preliminar da monografia        6

9        Cronograma        7

Referências        7


  1. Apresentação do tema

Contextualize o tema da pesquisa e as razões que o levaram a escolher o tema. Apresente a área do conhecimento ao leitor, bem como os elementos que estão presentes e que chamaram a atenção. Texto dissertativo-argumentativo.

Sugestão: a partir de 4 parágrafos.

  1. Problema de pesquisa

O problema deve ser formulado como pergunta, visto que, além de facilitar a sua identificação no projeto de pesquisa, possibilita a conexão com as outras partes do projeto de pesquisa, como a hipótese.

Ademais, o problema deve ser claro e preciso, por isso não se deve propor problemas do tipo: "como funciona o direito?". Deve-se evitar a utilização de terminologia retirada da linguagem cotidiana. Tome-se o exemplo de um problema que envolva o termo organização. Só poderia ser adequadamente colocado depois que tivesse sido definido de forma rigorosamente não ambígua.[1][a]

O problema deve ser, também, empírico. Em virtude disso, deve evitar juízos morais em relação à formulação do problema. Por exemplo: "[...] a mulher deve realizar estudos universitários ou se concentrar em cuidar dos filhos"[2]; "as pessoas pobres[3] sentem inveja das pessoas ricas?". Esses julgamentos morais invalidam os propósitos da investigação científica, que tem a objetividade como uma das mais importantes características (SOBRENOME, 2015, p. 50)[b].

Por fim, o problema deve ser delimitado a uma dimensão viável. Em muitas pesquisas, o problema tende a ser formulado em termos muito amplos, requerendo algum tipo de delimitação. Por exemplo: "em que pensam os jovens?" Seria necessário delimitar a população dos jovens a ser pesquisada mediante a especificação da faixa etária, da localidade abrangida etc. Seria necessário, ainda, delimitar "o que pensam", já que isto envolve múltiplos aspectos, tais como: percepção acerca dos problemas mundiais, atitude em relação à política, religião, economia etc.[4].

A delimitação do problema guarda estreita relação com os meios disponíveis para a investigação. Por exemplo, um pesquisador poderia ter interesse em pesquisar a atitude dos jovens em relação à religião. Mas não poderá investigar tudo o que todos os jovens pensam acerca de todas as religiões. Talvez sua pesquisa tenha de se restringir à investigação sobre o que os jovens de determinada cidade pensam a respeito de alguns aspectos de uma religião específica (ex: aborto/católica).

Sugestão: a partir de 4 parágrafos.

  1. Hipótese

Apresente a resposta preliminar ao problema de pesquisa, justificadamente.

Sugestão: a partir de 3 parágrafos.

  1. Objetivos

Os objetivos revelam o propósito da pesquisa. Costuma-se materializar as intenções por meio dos objetivos gerais, que explicitam a ação que conduzirá ao tratamento da dificuldade abordada pelo problema. Os objetivos específicos, por sua vez, são demarcados por uma apresentação mais detalhada das metas a que pretende alcançar, levando em conta algumas particularidades.

Tanto os gerais quanto os específicos são determinados por meio de verbos expressos na forma infinitiva.

  1. Objetivo geral

Exemplo: “O objetivo geral do presente estudo consiste em analisar os fatores que motivam a evasão escolar na Escola “X”.

  1. Objetivos específicos

Os objetivos específicos são formulados por meio de tópicos. Recomenda-se expor um parágrafo breve que diz: “São objetivos específicos da presente pesquisa:”, seguido dos tópicos, conforme os seguintes exemplos:

  • Investigar a relação professor/aluno na Escola “x”;
  • relacionar os dados obtidos por meio de questionários;
  • cruzar informações levando em consideração as variáveis Y e Z; etc.

  1. Justificativa

Explique a relevância da pesquisa para seu campo de estudo (sugestão: a partir de 3 parágrafos).

  1. Metodologia e técnica de pesquisa

  1. Método de abordagem

São métodos que proporcionam as bases lógicas da investigação. Podem ser indutivo, dedutivo, dialético, fenomenológico, hipotético-dedutivo ou analético. Não deve haver mais de um método de abordagem na pesquisa. Justifique sua escolha.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)   pdf (1.1 Mb)   docx (101.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com