TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho 1

Por:   •  6/7/2015  •  Relatório de pesquisa  •  2.188 Palavras (9 Páginas)  •  433 Visualizações

Página 1 de 9

1 Introdução
O Objetivo deste trabalho é fazer um estudo de caso na operação de Santo André da empresa Syncreon logística S/A, empresa especializada em prestação de serviços logísticos para empresas do setor automobilístico.
Analisaremos seus processos logísticos, identificando nessa operação a aplicação na prática da contabilidade, fundamentos e importância da logística, e estatística aplicada. 
Relataremos os desafios que a empresa precisa superar para manter-se competitiva em seu segmento, o planejamento logístico da empresa para atender seu principal cliente a General Motors de São Caetano do Sul.
Serão analisados os processos logísticos da empresa como recebimento, conferencia armazenagem e expedição, bem como a importância dos sistemasde informação no gerenciamento do armazém.
Abordaremos os pontos fortes da operação, bem como as falhas nos processos, propondo soluções para melhoramentos.

2. Desenvolvimento
2.1. História da Syncreon
A Syncreon foi fundada em Janeiro de 2007, quando a Walsh Western International e a TDS logistics Inc. Dois líderes de mercado em suas respectivas áreas da gestão global da cadeia de abastecimento- uniram suas forças para formar uma nova empresa.


A Walsh Western International, com matriz em Dublin, Irlanda, era uma das prestadoras de serviços de cadeia de abastecimento de maior crescimento e sucesso na Europa. Especializada em soluções end-to-end no mercado de logística e de cadeia de abastecimento, a WWI oferecia um amplo leque de serviços que complementavam perfeitamente os serviços da TDS. Aqui estão incluídos o processamento de pedidos (fulfillment), logística reversa, consolidação dinâmica durante o transporte e distribuição (in-transit merge), gestão de fretes e soluções de transporte para o setor tecnológico. A WWI ocupava assim uma posição de liderança nos setores de bens eletrônicos e tecnológicos, atendendo clientes como Dell, Epson e HP.

A TDS logistics, era um fornecedor global de soluções complexas de cadeia de abastecimento, principalmente para a indústria automotiva. Desde 1986 a empresa estava registrada sob a razão social TDS logistics, Inc., com a matriz em Auburn Hills, EUA, mas sua história de sucesso começou há mais de 65 anos atrás. A TDS transformou-se em um dos líderes mundiais na prestação de serviços de valor agregado na área de soluções logísticas de manuseio de materiais para a indústria automotiva, sendo parceiro preferencial demuitas grandes montadoras, como Audi, BMW, Chrysler, Ford, General Motors e Volkswagen



2.2. Introdução a fundamentos e importância da logística
Na empresa Syncreon, a logística tem um papel fundamental, pois seu principal produto é a prestação de serviços logísticos.
A Syncreon possui como diferencial competitivo: espaço físico, boa localização e um sistema de informação arrojado.
Em 2010 a General Motors de São Caetano do Sul tinha a missão de acrescentar três plataformas de veículos em sua linha de montagem. SPIM, COBALT, CRUZE, sendo que o CRUZE por ser um veículo global. Todas as peças para a sua montagem seria composta de itens importados.
Iniciou-se então na General Motors a busca por uma parceria que atendesse aos seguintes critérios:

• Capacidade de armazenagem aproximada: 54 mil metros cúbicos
• Capacidade de recebimento aproximada: 60 containers dia
• Volume aproximado para despacho: 3,5 mil metros cúbicos dia
• Rapidez e senso de urgência em todos os processos, era requisito primordial
A Syncreon naquela ocasião possuía uma operação logística voltada a atender outro segmento logístico, onde seus principais clientes era Dell e APPLE.
Essa operação obrigaria a empresa a montar uma nova operação logística, voltada a atender exclusivamente a General Motors do Brasil.
2.2.2. Missão Logística
A missão logística da Syncreon consiste em superar diariamente as expectativas do cliente. Para atingir esse objetivo a Syncreon monitora seus processos através de KPIs, onde todos as anomalias dos processos são identificadas, os dados coletados são avaliados por uma equipe de analistas de processos, visando otimização de tempo, espaço e redução decustos.

2.3. Planejamento logístico para novas operações 
Nesse tópico abordaremos as necessidades exigidas para adequação a uma nova operação logística, com o objetivo de atender a um cliente com asseios diferenciados.
2.3.1. Estrutura de recebimento, necessidades
• Pátio de espera com capacidade para no mínimo 10 veículos 
• 01 Gate de entrada
• 05 Doca para descarga de containers
• 05 empilhadeiras GLP de longo alcance para descarga dos containers
• Área de espera para material aguardando conferência
2.3.2. Conferência, necessidades:
• 05 scanners
• 02 impressoras para geração de etiquetas
2.3.3. Armazenagem, necessidades:
• 05 empilhadeiras paleteiras elétricas
• 30 mil posições palets disponíveis para armazenagem
2.3.4. Gerenciamento de armazém, necessidades:
• 01 sistema geral de gerenciamento WMS (Warehouse Management System)
2.3.5. Expedição, necessidades:
• 04 paleteiras elétricas
• 04 scanners coletores 
• 04 Docas dedicadas para carregamento.




2.4. Operação Logística
Nesse tópico detalharemos cada processo planejado acima, abordando sua eficiência e detalhando seus pontos fracos. O objetivo da análise dessas etapas é a sugestão de melhorias.

2.4.1. Fluxo de recebimento
• Veículo estaciona no pátio de espera
• Documentação da carga é entregue para o assistente fiscal do Gate
• Assistente fiscal faz primeira entrada do material no sistema WMS
• Veículo é direcionado a doca de descarga
• Container descarregado, material armazenado na área de espera conferencia
• Veículo é liberado inicia-se novamente o ciclo
Pontos observados
Operação possui bom fluxograma operacional.
Ponto forte: entrada do material no WMS desde oprincípio da operação, evitando futuros problemas de inconsistências sistêmicas.
Pontos a melhorar: Docas ociosas aproximadamente 25 minutos até a reposição do próximo container.
Sugestão: instalação de um sistema de alarme onde após finalizado a descarga do container aciona-se o alarme para entrada do próximo veículo.

2.4.3. Conferencia de material
• Escaneamento 100% das embalagens
• Geração pelo sistema WMS de etiquetas padronizadas
• Etiquetagem 100% das embalagens 
• Liberação para armazenagem

2.4.4. Armazenagem
• Material retirado por paleteiras elétricas
• Armazenagem nos porta palets

Pontos observados
Durante o processo de armazenagem, o sistema WMS direciona o operador a locação onde o material deve ser armazenado, devido ao processo de job rotation é pratica comum os operadores terem dificuldades em localizar os endereços no armazém, muitas vezes isso gera armazenagem em local diferente do especificado e consequentemente a perca do material.
Sugestão: identificar o armazém de forma visível por ruas e cores, colocando no início de cada rua de forma visível a cor da rua e a identidade da rua dentro do armazém.
Objetivo: aumentar a produtividade e reduzir perca de material no armazém.

2.5. Processo de expedição
Nesse tópico vamos descrever, o processo de expedição do material para os estoques da General Motors em São Caetano do Sul, uma vez que o processo de expedição se inicia com a necessidade do cliente, no momento certo e nas quantidades desejadas. Processo de produção puxada.

2.5.1. Expedição, atendimento ao Cliente 
A General Motors possui um sistema chamado Production Pull System, “PPS” a base de funcionamento dessesistema como o próprio nome já diz, é o estoque puxado pela produção.
Funcionamento: em todos os estoques da General Motors existe um estoque de segurança calculado em horas de produção, toda vez que uma embalagem é consumida uma outra embalagem é recolocada para consumo. Para cada veículo montado na linha de produção o sistema PPS debita uma peça do padrão de embalagem do item em consumo, após finalizar essa embalagem, o sistema envia para a Syncreon um relatório solicitando a reposição da embalagem consumida.
Veículo produzido, sistema puxa peça do estoque para o ponto de consumo, sistema puxa peça do fornecedor para o estoque.
Funcionamento do sistema PPS.

Figura 1

Os ciclos de pedidos acontecem de duas em duas horas, o volume de embalagem oscila entre 30 a 40 embalagens por pedido.

2.5.2. Processo de separação de material 
• As solicitações de reposição de estoque feito pelo sistema “PPS” da General Motors são impressos em uma impressora na área de expedição Syncreon. 
• Os operadores logísticos Syncreon retiram os tickets com os pedidos, inicia-se o processo de coleta e separação do material
• Material é coletado e armazenado em frente as docas de carregamento de material
• Scanners coletores, fazem a compra do material para saída do sistema WMS.
• Carregamento do material é feito em trucks.
• Emissão de notas fiscais dos materiais, 
• Truck é despachado.
Pontos observados: devido ao volume de pedidos por ciclo ser elevado, existe um gargalo no processo de separação de material, e consequentemente atraso no atendimento dos tickets.
Sugestão: Tendo como base a previsão de consumo do mês (produção mensal de veículos) fazer umaplanejamento estatístico de quais embalagens terão maior rotatividade, em seguida montar uma área de estoque planejada para atender o volume mensal. Dessa forma será obtido um alto ganho no processo de separação do material devido o estoque ser planejado com antecedência pata atender ao volume.





2.5.3. Fluxograma da operação 
O fluxograma abaixo descreve o processo de entrada do material, descarga, armazenagem, expedição, entrega do material no cliente final, conforme abordado nos tópicos anteriores.
Figura 2












2.6. Introdução a logística reversa
O que é a logística reversa?
A logística reversa é um importante segmento do ramo logístico, onde o objetivo principal é o fluxo reverso do produto, como exemplo de logística reversa podemos citar desde a devolução de um produto por um cliente, como o reaproveitamento de recicláveis por uma empresa. Onde esses insumos são reprocessados e retornam a cadeia produtiva.

2.6.1. Logística reversa na Syncreon
A Syncreon possui uma operação de logística reversa, onde todo o material reciclável que sai do armazém é colocado em uma máquina de compressão. Essa máquina gera pequenos fardos de material, em seguida esse material é depositado em uma esteira que direciona o material para uma caçamba. Posteriormente esse material e despachado para um cliente externo onde é reprocessado.
Esse processo possui uma deficiência, devido a capacidade da máquina de compressão ser pequena somente 50% dos material produzido é reaproveitado, 50% é descartado sem processamento, gerando maior volume e maior rotatividade de veículos para transporte.
Sugerimos a compra de uma máquina com capacidade superior. Poremanalisou-se, que esse equipamento teria alto custo, não compensando a compra.
Sugerimos que fosse criado um fluxo de retorno de embalagens do cliente para a empresa, aumentando o volume de material para gerar mais receita compensando a compra do equipamento.

2.8. Introdução a estatística aplicada
A estatística é uma ciência que se dedica à coleta, análise e interpretação de dados. Preocupa-se com os métodos de recolha, organização, resumo, apresentação e interpretação dos dados, assim como tirar conclusões sobre as características das fontes donde estes foram retirados, para melhor compreender as situações
2.8.1 Como a empresa faz uso da estática
Estatística na Syncreon, se dá em todos os setores, mesmo que muitas vezes ela passe despercebida.
Todo o planejamento produtivo da empresa, se baseia no volume de produção mensal da General Motors de São Caetano do Sul, o volume de produção de veículos é regulado pela necessidade do mercado consumidor.
Coletar dados compara-los e monitora-los é essencial para o bom funcionamento da operação, pois a operação da Syncreon está voltada inteiramente para atender o volume de produção da General Motor de São Caetano do Sul.
Esse é um exemplo prático de estatística aplicada ao negócio.

2.8.2 Controle estatístico dos processos
Nesse tópico abordaremos a aplicação da estatística no controle dos processos da operação Syncreon, GM. Descrevendo a importância da estatística para o bom andamento daoperação.




2.8.3.Monitoramento da operação por gráficos, KPIs (Key Performance Indicador) 
Todos os dias são coletados os dados da performance de todas as operações, onde é estipulado um objetivo diário para cada tópico, recebimento, ocupação do armazém e expedição.

2.8.4. Volume de veículos recebidos por dia
O objetivo.
Esse KPI é o termômetro que mede a performance do recebimento físico, através desse KPI, e possível observar, se a operação está atingindo seus objetivos, além de ser ferramenta de tomada de decisão para as ações futuras.





2.8.5. Ocupação do armazém
Objetivo
Esse KPI monitora a ocupação do armazém em posições palets, o processo de acompanhamento se dá obedecendo o princípio de que se o armazém está cheio deve-se receber menos containers,
Essa coleta de informação é útil para tomada de decisão, pois analisando os dados coletado durante um certo período, podemos fazer planejamento futuro como investimentos ou corte de custos.











2.8.6 Controle de expedição
Objetivo
Esse KPI monitora o volume expedido em m³ por dia, seu objetivo é medir a eficiência dos processos de separação de material e capacidade de resposta do setor de expedição.






2.8.7. Importância da estatística para as empresas
A estatística é fundamental para o sucesso da operação, uma vez que ela permite um acompanhamento dos processos em tempo real, além fornecer dados para tomada de decisão em caso de situações adversas.
Através dos graficos citados acima podemos analisar qual o desempenho dos processos dia após dia. Podemos imaginar uma situação em que com um determinado volume de veículos produzidos pela General Motors, aoperação expede 3000 m³ por dia, se existe uma previsão de redução desse volume, pode se planejar com antecedência redução de recursos para se adequar ao novo volume.

3. Conclusão
Esse trabalho objetivou analisar e entender uma operação logística da cadeia de abastecimento voltada ao setor automobilístico, detalhando os processos dessa operação, analisando seus pontos fortes, sugerindo melhorias para os pontos onde se observou que havia a possibilidade de melhorar.
Tivemos como objeto de estudo fundamentos e importância da logística, estatística aplicada e contabilidade, sendo que durante o processo de elaboração focamos observar a operação na pratica, observando e relatando todas as etapas que foram apresentadas.
Essa analise deu a dimensão do grau de competitividade no mundo globalizado, onde as empresas precisam ser extremamente flexíveis tanto no aspecto físico adaptativo como no aspecto de custo operacional.
Manter uma operação logística competitiva, exige processos enxutos, melhoria continua, e inovações tecnológicas.
Para permanecer competitiva a empresa precisa eliminar processos obsoletos, morosos e aprimorar diariamente, propondo para si objetivos cada vez mais ambiciosos, a estatística é uma ferramenta que pode e vem sendo utilizada de forma estratégica tanto para analise externa como para analises e monitoramentos de processos internos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.6 Kb)   pdf (82.4 Kb)   docx (15.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com