TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho

Por:   •  4/3/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  4.048 Palavras (17 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 17

   

   

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Nomes: Erika Fernandes, Laura Baeta, Michelle Katz, Nathália Pires e Paula Almeida
Curso: Pedagogia (Licenciatura) - Vespertino
Professora:
Jane Santos
Disciplina:
História das Instituições Escolares

A UNIRIO E SUA HISTÓRIA

A Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) é uma fundação de direito público integrante do Sistema Federal de Ensino Superior. Teve sua origem na Federação das Escolas Isoladas do Estado da Guanabara (FEFIEG), criada pelo Decreto-Lei nº 773 de 20 de agosto de 1969, com o objetivo de reunir e interagir os  estabelecimentos isolados de ensino superior, que anteriormente pertenciam a  três Ministérios: Ministérios do Trabalho, do Comércio e da Indústria (Escola Central de Nutrição); da Saúde (Escola de Enfermagem Alfredo Pinto); e da Educação e Cultura (Conservatório Nacional de Teatro, Instituto Villa Lobos, Fundação Escola de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro e Curso de Biblioteconomia da Biblioteca Nacional).

Com a fusão dos estados da Guanabara e do Rio de Janeiro, em 1975, a Federação teve nome e siglas alterados, passando a denominar-se FEFIERJ, Federais Isoladas do Estado do Rio de Janeiro. A partir deste ano teve início o processo de transformação da estrutura da Federação, visando a adaptá-la aos preceitos de seu Estatuto, tornando-a "um todo orgânico, constituído por departamentos reunidos em centros, com estrutura para coordenação do ensino e da pesquisa". Desta forma, foram alteradas as denominações das Escolas e criados os Centros Universitários (Instituições de ensino pluricurriculares, que se caracterizam pela excelência do ensino oferecido. Tem autonomia para criar, organizar e extinguir, em sede, cursos e programas de educação superior. Dois anos mais tarde, foram incorporados à FEFIERJ o Curso Permanente de Arquivo (do Arquivo Nacional) e o Curso de Museus (do Museu Histórico Nacional). Em  5 de junho de 1979, pela lei número 6.665, a FEFIERJ passou a se chamar Fundação Universidade do Rio de Janeiro (Uni-Rio). Permaneceu com esse nome por muitos anos, até 24 de Outubro de 2003, onde a  Lei nº 10.750 alterou o nome da universidade passando a ser chamada de Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (A sigla foi mantida, Unirio).

 Existem fontes que dizem que a Unirio foi criada para atender os ditames da reforma universitária (ocorrida em 1968, que fixava normas de organização e funcionamento do ensino superior, visando a manutenção da ordem conturbada pela crise educacional). Uma figura que teve grande importância nesse processso foi o autor e dramaturgo Guilherme Figueiredo, irmão do presidente João Figueiredo. Ligado à Escola de Teatro, foi eleito presidente da FEFIERJ em 1978 e se tornou o primeiro reitor da Unirio quando a federação de escolas foi transformada em universidade. Utilizou de seu conhecimentos e prestígio pessoal para estruturar o campus da Urca (onde está a maioria dos prédios da instituição), ocupando o cargo até 1988.

Dentre as diretrizes do planejmento da época (1975), destaca-se o rodeamento do sistema interno da instituição (tornar um todo) em busca de um consenso e integração intra e inter centros e departamentos em consonancia com a busca de formação de um campus em termos físicos, o que na época foi a meta da universidade. Importante etapa neste sentindo foi a instalação do centro de ciências humanas, do centro de letras e artes e do curso de nutrição no bairro da urca, onde ja funcionava o curso de enfermagem.

A forma de ingresso à Unirio ocorria através de vestibulares, parecido com o atual, porém único. A prova era feita pela universidade, pois era ela a responsável pelo ingresso de seus discentes. Naquela época, a oferta e a procura eram muito menores que atualmente. Para ter se noção o vestibular da Unirio em 1985 oferecia 405 vagas para 1377 candidatos escritos. Possuia um esquema de realização de 3 provas, Conhecimentos gerais, Comunicação e expressão,  uma prova com matérias específicas de Química+Biologia+Física para aqueles que queriam ingressar na área da saúde e Estudos Sociais (história+geografia+OSPB) para aqueles que queriam ingressar nas áreas de Letras, Artes e de Ciências Humanas. Atualmente não funciona dessa forma, pois ocorre através do Sistema de Seleção Unificada (o Sisu) do Ministério da Educação, com o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

INSTITUCIONALIZAÇÃO

A Unirio tem a missão de produzir e disseminar o conhecimento nos diversos campos do saber, contribuindo para o exercício pleno da cidadania, mediante formação humanista, crítica e reflexiva, preparando profissionais competentes e atualizados para o mundo do trabalho e para a melhoria das condições de vida da sociedade e a visão de ser reconhecida como referência na produção e difusão de conhecimento científico, tecnológico, artístico e cultural, comprometida com as transformações da sociedade e com a transparência organizacional.

Possui 34 cursos de graduação e 22 cursos de pós-graduação como o prestigiado curso de medicina, que está presente desde o século XX. Ela possui 5 centros (entidade estudantil que representa, normalmente, os estudantes de um curso de nível superior, podendo representar estudantes de diversos cursos de uma mesma faculdade) que são compostos por unidades acadêmicas.

OS CENTROS ACADÊMICOS

São dividos em:
Biológicas e da Saúde (CCBS), que possui as unidades acadêmicas: Escola de Enfermagem Alfredo Pinto, Escola de Medicina e Cirurgia, Escola de Nutrição, Instituto Biomedico, Instituto de Biociências, como objetivo reunir os cursos e graduação e pós graduação nas áreas biologicas e da saúde. Sua Localização se encontra no câmpus Urca (Ibio), Urca (reitoria), Centro (IB) e Tijuca (EMC/HUGG).

Exatas e Tecnologia (CCET), que possui as unidades acadêmicas: Escola de Engenharia de Produção, Escola de Informática Aplicada, Escola de Matemática, que tem como missão promover o desenvolvimento científico e tecnológico com inovação e compromisso social, na sociedade em geral e na UNIRIO.   Sua localização se encontra no câmpus Urca.

Humanas e Sociais (CCH), que possui as unidades acadêmicas: Escola de Arquivologia, Escola de Biblioteconomia, Escola de Educação, Escola de História, Escola de Museologia, Escola de Turismologia, Escola de Serviço Social, Faculdade de Filosofia., que tem como missão formar e aperfeiçoar profissionais qualificados, providos de sólida base humanística e visão crítica da realidade socioeconômica e cultural, aptos a atuarem nas respectivas áreas de conhecimento como agentes das transformações de que a sociedade necessita. Sua Localização se encontra no câmpus Urca.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.4 Kb)   pdf (175.3 Kb)   docx (20 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com