TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho

Por:   •  7/4/2016  •  Monografia  •  872 Palavras (4 Páginas)  •  157 Visualizações

Página 1 de 4

Márcio Rodrigo Mota

FICHAMENTO

Fichamento apresentado a disciplina Introdução a Teologia e ao Método Teológico do curso de teologia do Instituto de Filosofia e Teologia Dom João Resende Costa da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Prof.: Pe. Nivaldo dos Santos Ferreira

Belo Horizonte

2016

SUMÁRIO

FICHAMENTO 3

FICHAMENTO

WICKS, Jared. Introdução ao método teológico. São Paulo: Loyola, 1999.

Esta obra de introdução ao método teológico, fala da vida que é a teologia, apresentando os primeiros cristãos dos séculos como: Orígenes, Santo Tomás de Aquino, Agostinho, padres conciliares do Vaticano II, Henri de Lubac e Yves Congar, entre outros, que fizeram uma busca nas escrituras e nos padres da igreja para reformular o patrimônio doutrinário, para fazer uma união dos teólogos clássicos com teólogos do terceiro milênio.

Na linguagem comum temos que a revelação era frequentemente entendida como uma coisa misteriosa, mas a “revelação” é vista como algo sobrenatural, da parte de Deus, por meio de testemunhas acreditados e publicamente conhecidas. Hoje revelação compreende a concepção mais completa da palavra de Deus, uma palavra criadora e Redentora. A revelação cria comunhão. Sendo seu ápice não é instrução, mas a comunhão com Deus. Jesus é o revelador por excelência, antes de ser um conhecimento doutrinal, o coração recebe como dom de Deus esse conhecimento.

A teologia procura e faz com que os crentes vivam uma comunhão mais plena com Deus. Para isso os teólogos interpretam as fontes, elaboram seus sistemas em contextos culturais particulares. Sendo assim, a comunhão com Deus é o grande tesouro que é teologia possui. “A teologia não é um saber gnóstico e não trata apenas de doutrina revelada, mas leva em conta a vida e se serve dos testemunhos que são fontes perenes e fiéis de vida” (p.11).

“A paixão do teólogo é a procura do significado” (p.13). Ocupam-se em buscar significado para a palavra de Deus, palavra que os crentes aceitam e procuram viver, assim o teólogo é um pesquisador dessa palavra de Deus e da vida de fé.

Estando a serviço dos crentes, os teólogos refletem a revelação de Deus que os convida a uma comunhão de amor e de vida com ele. Essa revelação tem seu ponto alto em Jesus Cristo.

O período histórico do cristianismo mostrou que a investigação teológica assumiu diversas formas e seguiu métodos totalmente diferentes devido aos seus contextos culturais.

A teologia de Irineu buscou descrever os ensinamentos a respeito de Deus, da criação e da Redenção, dizendo que “a fé da igreja é um fato de consenso Universal, e nisto consiste o seu fundamental poder de convencer” (p. 15). Ao ser indagada e refletida a pregação fundamental abre o terreno a exploração e a pesquisa, tornando a teologia uma atividade intelectual situada no interior das coordenadas do único esquema de fé, como é ensinado na igreja. “Os teólogos investigam acerca da revelação sempre atento ao que veio dos apóstolos e foi recebido no coração, como conteúdo estrutura da Fé” (p. 16). Irineu e origines apresentam dois estilos de teologizar cristão,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (148.3 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com