TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho

Por:   •  14/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  301 Palavras (2 Páginas)  •  110 Visualizações

Página 1 de 2

UNIP – UNIVERSIDADE INTERATIVA

Aluno(s):

LARYSSA CUSINI NEGRI

POLO ARACRUZ

2016

É publico e notório que desde o começo do século XX, o homem é o responsável pela renda familiar e conseqüentemente era o que dominava o campo de trabalho formal e informal, cabendo a mulher apenas a exercer o papel de esposa cuidando dos filhos e da casa.

Após as guerras mundiais (primeira 1914 - 1918 e segunda 1939 - 1945), a mulher passa a lutar para conquistar o seu espaço no mercado de trabalho. Afinal, os homens tinham que ir para guerra e com isso as mulheres tiveram que assumir a responsabilidade de serem mantenedoras da renda familiar e em muitos casos assumiram até os negócios da família.

        As mulheres eram preferidas nas indústrias pois representavam mão-de-obra barata, sendo submetidas a aceitarem péssimas condições de trabalho e baixa remuneração.

        Em 8 de março de 1908 aproximadamente 150 mulheres foram mortas queimadas por reivindicarem melhores condições de trabalho, melhor remuneração e menor carga horária de trabalho (desde então 8 de março é considerado dia internacional da mulher).

Mesmo ingressando no mercado de trabalho, as mulheres continuam a organizar, planejar e executar as tarefas domésticas, dedicando 26 horas semanais às mesmas.

O perfil das mulheres da atualidade é diferente das do século passado, as mesmas já possuem escolaridade maior do que os homens, porém quanto maior o salário menor é a presença feminina no mercado.  Já os homens, mesmo não possuindo instrução ou escolaridade a altura do cargo conseguem oportunidades melhores, e muitas vezes até ganhando mais que as mulheres.

Hoje é benéfico para as empresas contratarem mulheres por serem pacientes e sensíveis, tornando-as qualificadas de um modo positivo para a economia do país, o fenômeno ainda é lento, mas constante e progressivo.

   

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (77.7 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com