TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho

Por:   •  25/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.341 Palavras (10 Páginas)  •  136 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9][pic 10][pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

[pic 14]


SUMÁRIO[pic 15]

 INTRODUÇÃO        04

 DESENVOLVIMENTO        05

 CONCLUSÃO        11

 BIBLIOGRAFIA        12

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como propósito demonstrar a importância do processo administrativo dentro de uma organização, o mesmo se refere a um estudo de caso exploratório, realizado no setor administrativo, comercial e operacional de uma farmácia de manipulação e homeopatia localizada na cidade de Itumbiara.

O objetivo é apresentar aos alunos uma visão geral e administrativa da farmácia estudada, mostrando assim as teorias utilizadas pelos administradores da organização para obter assim melhorias dentro da mesma, se destacando assim no seu ramo de atividade e conseguindo um melhor resultado para a empresa.

Nesse contexto, o trabalho tem como propósito destacar os pontos positivos e negativos da empresa, visualizando assim os fatores de melhoria e a relevância que as decisões planejadas têm dentro da organização.


DESENVOLVIMENTO

PRIMEIRO DESAFIO – MICROECONOMIA E MACROECONOMIA

A empresa escolhida para o descorrimento da pesquisa realizada é a Pharmácia Officinal Ltda. empresa fundada em 1998 especializada em produtos manipulados e homeopáticos localizada na Rua Antonio Joaquim Silva nº 20, Centro, na cidade de Itumbiara - GO.

A atividade da organização é a venda de remédios e cosméticos manipulados e homeopáticos para todas as faixas etárias, sendo que a grande parte de seus clientes são mulheres acima de 60 anos, pois de acordo com informações recolhidas na maioria das vezes a clientela que se encaixa nessa faixa de idade possui uma recomendação do médico para tomar medicamentos contínuos.

Na maioria das vezes essas pessoas possuem uma escolaridade menos avançada, a grande parte dos clientes acima de 60 anos possuem no máximo um ensino médio completo, ou seja, são pessoas alfabetizadas, porém ainda existe uma minoria que não são alfabetizadas.

 Conforme mencionado acima, os produtos que possuem maior saída são medicamentos que exigem um controle contínuo, nesse contexto, pode se dizer que os produtos que se encaixam nesses tipos de medicamentos são remédios para controle de pressão, diabetes, colesterol, tiroide, etc. Quando o preço desses medicamentos sobem os clientes questionam e muitas vezes para não perder o cliente a farmácia é obrigada a dar um desconto.

Quando algum tipo de matéria prima está em falta, a farmácia se compromete a arrumar a matéria prima no seu concorrente, muitas vezes pega a matéria prima emprestada ou até compram a matéria prima, não forçando assim que seu cliente vá à concorrência.

  O gasto de cada cliente vai decorrer de suas necessidades, não existe a média dos gastos, já que existe cliente que tomam remédio para controlar várias doenças, outros tomam somente para controle de pressão, tudo irá depender da saúde do mesmo.

A forma de pagamento mais utilizada na farmácia hoje é o cartão de credito, que a partir dessa forma de pagamento eles conseguem comprar remédios em até três vezes sem juros.

Os preços estipulados pela farmácia officinal são ajustados de acordo com o valor da matéria prima utilizado para manipular os remédios, se a matéria prima sobe 10%, logo o medicamento sofrerá esse reajuste, lembrando que o cálculo do valor do remédio é de acordo com o custo atual do produto, ou seja, como farmácia trabalha com custo médio, quando a matéria prima é lançada no estoque automaticamente o sistema já calcula um custo novo para o produto.

De acordo com Nunes (SD), o custo médio resulta da divisão do custo total, pela quantidade produzida podendo ser entendido como custo unitário de produção, ou seja, para um determinado nível de produção representa o custo de cada unidade produzida sendo, por isso, muito utilizado nas empresas que comparam com o preço de venda. Nesse contexto pode se dizer que no caso da farmácia ela utiliza sua quantidade em estoque, com a quantidade adquirida de matéria prima, para assim calcular um novo custo para seu produto.

Dessa forma é possível dizer que a inflação interfere sim nos preços do produto, já que o mesmo sobe de acordo com que os seus custos sobem, e quando a inflação chega a zero, tem se uma estabilidade nos preços de venda.

Conforme citado acima, o ponto mais importante e considerado para o aumento dos preços dos produtos são o valor da matéria prima, como o preço da matéria prima oscila de acordo com a inflação, quando se tem um aumento muito alto e inesperado a farmácia compra uma pouca quantidade para repor o que está em falta (não ficar com o estoque zerado) e espera o preço dar uma abaixada, não tendo assim um aumento exorbitante em seus remédios e consequentemente não perdendo clientes.

A farmácia quando vai efetuar suas compras, faz comparativos com três ou mais tipos de fornecedores diferentes, escolhendo assim a que lhe oferecer um melhor preço e uma melhor forma de pagamento, sendo que a maioria dos fornecedores conseguem oferecer prazos de até 3x, fazendo assim com que a farmácia consiga obter um retorno até pagar seus fornecedores.

 Existem concorrentes na cidade de Itumbiara que possuem mais tempo de mercado na cidade, porém ainda assim a farmácia consegue alcançar uma boa clientela, muitas vezes os concorrentes oferecem descontos, mais prazo para pagamento, passa assim chamar a atenção de seus clientes.

Um método bastante utilizado pela concorrência, e ir visitar médicos, pois logo quando o paciente for fazer a consulta o medico já indica a farmácia e encaminha a receita para a farmácia indicada, forma essa que facilita para o paciente e por outro lado  farmácia acaba ganhando mais um cliente.

SEGUNDO DESAFIO – MÉTODOS QUANTITATIVOS

Conforme estudado em sala de aula, vimos que os métodos quantitativos podem ser divididos em medidas descritivas, medidas de dispersão e técnicas de amostragem, tendo de uma forma geral a finalidade de utilizar gráficos, tabelas e diagramas para demonstrar e examinar a distribuição de informações, verificando assim a variação dos dados e identificando valores típicos que informem sobre o centro de distribuição.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16 Kb)   pdf (187.7 Kb)   docx (32 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com