TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho

Por:   •  12/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.080 Palavras (5 Páginas)  •  166 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

  1. [pic 5][pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1 Introdução...................................................................................................3

2 Objetivos da Integração.............................................................................4

3 Segurança e Medicina do Trabalho...........................................................5

4 Referencias.................................................................................................10


  1. INTRODUCAO

O Consultor de Recursos Humanos da Datasul Paranaense deve adquirir conhecimentos de processos de negócios antes de iniciar o Projeto de Implantação do Software de Gestão de Pessoas.

Portanto, a Proposta de Intervenção será a solicitação da elaboração de um “Manual de Normas de Segurança no Trabalho para Novos Colaboradores”, baseado nas Normas Regulamentadoras – NR, aprovadas pela Portaria no 3.214, de 8 de junho de 1978, com o objetivo de que este profissional demonstre os conhecimentos adquiridos.  

Observação Importante:

O “Manual de Normas de Segurança no Trabalho para Novos Colaboradores” será implantado na Rotina de Normas de Segurança do Modulo de Segurança do Trabalho do Software de Gestão de Pessoas.

  1. OBJETIVOS DA INTEGRACAO

Este Manual de Normas de Segurança visa orientar e informar os colaboradores da Empresa Modelo S/A sobre a importância da prevenção de acidentes do trabalho, durante as atividades na empresa.

A falta de informação e a pratica de atos inseguros são as maiores causas de acidentes de trabalho.

Ciente disto, a Empresa Modelo S/A investe na segurança de seus colaboradores, por meio de treinamentos, aquisição dos mais variados tipos de equipamentos de proteção e adoção de medidas coletivas, em prol da segurança de todos.  

  1. SEGURANCA E MEDICINA DO TRABALHO

A Empresa Modelo S/A possui o SESMT (Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho), responsável por transmitir orientações de segurança, bem como estabelecer normas, e definir e fornecer equipamentos de proteção. O SESMT também inspeciona as áreas de trabalho, e primordialmente, mantém sempre presente a mentalidade prevencionista dos colaboradores e o controle sobre sua saúde por meios de exames e consultas rotineiras, programadas pelo Medico do Trabalho, que e responsável também por atender os trabalhadores em caso de acidentes, fazendo curativos e atendimentos necessários.

O SESMT e composto por Engenheiro de Segurança do Trabalho, Medico do Trabalho, Enfermeira do Trabalho, Técnico de Segurança do Trabalho e Auxiliar de Enfermagem do Trabalho.

A Brigada de Primeiros Socorros e uma equipe treinada, que esta de prontidão para dar o primeiro atendimento as possíveis vitimas de acidentes.

A CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) e formada por uma equipe de colaboradores escolhidos pelos demais, através de eleição. A CIPA da Empresa Modelo S/A e composta por 16 colaboradores, sendo que oito são eleitos e os outros oito indicados pela gerencia.

Esta equipe aponta problemas e indica sugestões para evitarmos acidentes de trabalho. São pessoas treinadas em segurança, que orientam os demais colaboradores.

Acidente

E um evento não desejado, inesperado ou não, que pode resultar numa lesão, danos a propriedade, interrupção do processo produtivo, bem como afetar a qualidade do produto, o meio ambiente e a comunidade.

Incidente

Tal qual o acidente, o incidente também e um evento não desejado, inesperado ou não, e que, sob circunstancias ligeiramente diferentes, poderia causar lesões, perdas materiais, interromper o processo produtivo, afetar a qualidade do produto, o meio ambiente e a comunidade. Em outras palavras, o incidente e uma situação potencial para a ocorrência de um acidente.

A queda de uma pilha de material, ou a ruptura de um cabo de aço, por exemplo, também são incidentes e devem ser comunicados ao supervisor da área e ao Técnico de Segurança do Trabalho imediatamente, mesmo que não haja ninguém ferido.

Causas dos Acidentes

Ato Inseguro: Acontece o acidente mediante o ato, comportamento inseguro e impensado do colaborador.

Condição Insegura: Acontece o acidente mediante as condições do ambiente de trabalho, maquinas, equipamentos, sistemas administrativos e outros que podem ser corrigidos.

Comunicações dos Acidentes

Não seja responsável por um acidente, mas seja responsável em relatá-lo quando vier a acontecer, pois as conseqüências podem ser muito graves, não somente para você, mas também para seus familiares e para a própria empresa, que depende de seu trabalho.

A troca de informações alimenta as ações de correção e melhoria da prevenção e estimula o trabalho em equipe, diminuindo os riscos e melhorando nosso ambiente de trabalho. Todas as idéias e sugestões de melhoria de segurança são analisadas e, se pertinentes, implantadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (113.4 Kb)   docx (31.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com