TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho

Por:   •  12/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  564 Palavras (3 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 3

Etapa 1. Passo 1e 2  - Mostrar pontos que evidenciem as características da Educação Especial na atualidade. Enfatizar, especificamente, os pontos referentes às práticas inclusivas que buscam garantir acesso democrático à cultura e aos saberes escolares

Passo 3 e 4   - O que é inclusão?  Quais as principais características de uma escola inclusiva? Observação: trabalhar a organização desses dados com as devidas referências bibliográficas aos autores lidos e/ou aos autores por eles citados, segundo as normas da ABNT. Esse texto deverá conter, no máximo, três páginas e comporá, posteriormente, o relatório final.

Inclusão é transformação do sistema educacional incluindo todas as pessoas dentro desse espaço para que elas tenham o mesmo acesso a uma educação considerada indispensável na vida de todos os cidadãos. Isto significa que o aluno além do aluno estar inserido dentro do ambiente escolar, ele precisa participar, adquirindo conhecimento e desenvolvendo suas habilidades adquiridas, toda criança com qualquer tipo de deficiência tem o direito a educação garantido pelo ECA e todas têm e devem exercer seus direito e deveres como qualquer cidadão.  

As principais características de uma escola inclusiva é uma escola que tenha uma estrutura física adequada, com rampas, banheiros adaptados e carteiras adaptadas, todo o material pedagógico deve ser preparado por professores e coordenação para que o aluno possa ter um ensino significativo. Essa escola precisa fazer com que o professor se sinta valorizado e reconhecido e dê condições para que este possa desempenhar seu papel. É preciso que o professor esteja sempre atualizado, além disso, é preciso estreitar os laços com as famílias, pois é muito importante a participação e o acompanhamento da família na vida escolar desse aluno.

ETAPA 2 . passo 1 ao 4:  Debater, em equipe, a respeito dos resultados das reflexões acerca dos materiais disponíveis nos passos anteriores. Elaborar um texto, de no máximo duas páginas, com as principais conclusões. Esse material comporá, posteriormente, o relatório final.

A sociedade sempre sofreu com os conflitos causados pelas diferenças, sejam elas físicas religiosas e sociais. É importante entender que ser diferente é normal, pois ninguém é igual, essa diferença é o que faz do outro um ser interessante, o diferente sempre é algo que desperta curiosidade. O importante é que todos aprendam a respeitar as diferenças um dos outros.

Todo indivíduo tem problemas ou algum defeito procurando todos acham, todos os seres humanos têm um problema em comum por mais diferentes que eles sejam, sempre existem uma semelhança.

A inclusão nos dias atuais é um tema muito abrangente e de muitas controvérsias, todos os locais públicos prezam a acessibilidade e a inclusão já que é um direto legal a todos os deficientes, existem várias campanhas para quebrar paradigmas e erradicar o preconceito contra o diferente. A família é de suma importância para a inclusão e do deficiente assim como cabe a ela também a transmissão de informação.

Etapa 3

Discutir, em equipe, os pontos relevantes observados nos textos indicados nos passos anteriores, argumentando criticamente e tecendo relações e contrapontos entre os autores

 Inclusão escolar é um assunto complexo, muitas escolas estão em fase de transição para a inclusão desses alunos, cabe a escola se reorganizar tanto os espaços físicos como seu currículo para que se adapte todos os alunos com necessidades especiais, não basta essa adaptação ser somente estrutural, ela é valiosa a construção intelectual desse aluno para que ele possa realmente ser incluído socialmente.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (93 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com