TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho

Por:   •  14/5/2015  •  Artigo  •  853 Palavras (4 Páginas)  •  157 Visualizações

Página 1 de 4

Jogando de acordo com as regras

          Nos últimos tempos alguns países avançados economicamente, como os Estados Unidos tem mudado gradualmente para ´´ sociedade da informação `` ou era ´´ pós-industrial `` . Esta mudança traz consequências como na economia, os trabalhadores se deslocam para outros tipos de atividades, a  produção é globalizada a medida que a tecnologia da informação de baixo custo torna cada vez mais fácil passar informações através das fronteiras.

          Uma sociedade estruturada em torno da informação traz liberdade e igualdade. Hierarquia, burocracia, regras de maneira rígidas foram transformadas no conhecimento e dando-lhes acesso a informação para as pessoas. Existem hoje sinais que a Grande Ruptura ocorrida a tempos atrás, dos anos 60 aos 90, e esse fato vem se repetindo no tempos de hoje.

           O rompimento da ordem social pelo progresso da tecnologia tende a ser refeita toda uma situação. O seres humanos são criaturas sociais com impulso e instinto, como também racionais, e isso os leva a cooperar entre si. A ideia de que a ordem social deve vir de uma hierarquia burocrática centralizada  e racional estava muito associada com a era industrial. Embora a transição para uma sociedade da informação tenha rompido as normas sociais, uma moderna sociedade de alta tecnologia não pode existir sem elas e irá encontrar incentivos consideráveis para produzi-las. Existem hoje sinais semelhantes de que a grande ruptura ocorrida nos anos de 60 a 90 esta começando a retroceder. Ainda é muito cedo para afirmar que esses problemas dessa década ficaram para trás, como a violência, mas também seria errado concluir que somos incapazes de nos adaptar socialmente as condições tecnológicas e econômicas de uma era da informação.

          A ideia de que normas e valores informais serão substituídos ao longo do tempo por leis e regras racionais e formais tem sido, desde então, um esteio da teoria sociológica moderna.  As sociedades eram tradicionais ou modernas, as modernas de algum modo construíam o fim do caminho para o desenvolvimento social. As transformações são momentâneas quanto a fase anterior, então não devemos nos surpreender pelo fato de o impacto sobre os valores sociais ser igualmente grande.

          A ordem social é influenciada pela cultura, com as colonizações, vem as heranças de outros países que são embutidas no ambiente de forma natural, com leis ou religiões, mas não há nada que garanta que a sociedade ira contar com o tipo certo de valores e normas culturais sob as pressões de mudanças tecnológicas, economias e sociais. Acaba ocorrendo o oposto, o individualismo, o pluralismo e a tolerância tendem a encorajar a diversidade cultural e tem potencial para expulsar valores morais herdados do passado. As normas sociais que funcionam para um período histórico são rompidas pelo avanço da tecnologia e da economia e a sociedade precisa se esforçar para estabelecer novas normas sob novas condições.

          A mensagem sem limites é problemática, queremos romper regras que não são injustas, irrelevantes ou ultrapassadas e procuramos maximizar a liberdade pessoal. Mas também necessitamos constantemente de novas regras que permitam novas formas de empreendimento cooperativo e façam que nos sintamos ligados uns aos outros em comunidades. Essas novas regras sempre implicam a limitação da liberdade individual. Uma sociedade dedicada a constate abolição de novas regras em nome do aumento da liberdade de escolha individual irá se tornar cada vez mais desorganizada, atomizada, isolada e incapaz de levar a cabo meta e tarefas comuns. A mesma sociedade que não deseja limites para sua evolução tecnológica, também não os vê para muitas formas de comportamento pessoal e para o consequente aumento da criminalidade, das famílias desfeitas, de pais deixando de cumprir suas obrigações, de vizinhos que não se falam e de cidadãos que nada querem com a vida publica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (41.5 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com