TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho

Por:   •  14/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  386 Palavras (2 Páginas)  •  147 Visualizações

Página 1 de 2

30.        Como é executado o orçamento?

A execução se inicia com a programação financeira, em seguida há autorização do gasto, o qual, como regra ocorre por meio de licitação. Em decorrência da despesa ocorrem os estágios de empenho, a liquidação e finalmente o pagamento.

31.        Como é definido o salário mínimo no Brasil?

O salário mínimo é previsto por meio de lei, mais especificamente a Lei Orçamentária Anual (LOA). Atualmente, tem sido aceito a definição do valor por meio de Decreto, é o caso do Decreto  Nº 8.381 que definiu o salário mínimo no valor de R$ 788,00 a partir de Janeiro de 2015.

32.        O que são emendas parlamentares no orçamento?

Emendas parlamentares é maneira que o Congresso Nacional tem de participar do Orçamento Anual. Assim, podendo atender certas demandas, colobaborando com o aperfeiçoamento de alocação dos recursos .

33.        Quais as diferenças entre controle externo e controle interno?

O controle externo é aquele exercido por um ente que integra uma estrutura organizacional distinta do órgão fiscalizado, a exemplo do controle realizado pelo TCU sobre o Poder Executivo. Já o controle interno é aquele exercido por órgão especializado, porém pertencente à mesma estrutura do fiscalizado, como o controle da CGU.

34.        Quais órgãos federais atuam no controle externo?

O Congresso Nacional e suas casas, o Tribunal de Contas da União e o Ministério Público da União.

35.        Explique como o TCU faz o controle externo.

O TCU exerce o controle externo através das funções que lhe são atribuídas, principalmente aquelas previstas nas Constituição Federal. O órgão é responsável, por exemplo, por realização de auditorias e inspeções com vistas a analisar a regularidade das contas públicas. Também é responsável pelo julgamento de administradores públicos, apreciação das contas do Presidente da República, dentre outras atribuições.

36.        Explique como o legislativo faz o controle externo.

O Poder Legislativo faz o controle externo principalmente através dos Tribunais de Contas, que são órgãos técnicos que são responsáveis pelo controle dos recursos públicos. Mas pode exercê-lo também através das Comissões Parlamentares de Inquérito, que são criadas para averiguar  fatos determinados por prazo certo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (75.9 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com