TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho

Por:   •  23/5/2015  •  Monografia  •  877 Palavras (4 Páginas)  •  145 Visualizações

Página 1 de 4

Teoria Verbal Significativa

Ausinbel defende uma proposta cotidiana acadêmica valorizando a aprendizagem, por descoberta, mas mostrando a importância da aula tipo expositiva. No contexto da aprendizagem certos assuntos referem ao conteúdo e organização de suas ideias naquela área particular do conhecimento. A aprendizagem mecânica que se refere à situação arbitraria entre o conhecendo prévio do aluno e o novo conhecimento apresentado.

As novas ideias são não se relaciona de forma lógica e clara com nenhuma ideia já existente na estrutura cognitiva do sujeito não apenas memorizados ou “decorados”, como conseqüência o aluno não é capaz de expressar o novo conteúdo com linguagem diferente com que este material foi primeiramente aprendido.  

Estas definições são aprendidas como pólo de uma mesma dimensão e não como categoria dicotômicas de aprendizagem será mais ou menos significativas ou memoristicas que terão alcançado maior ou menor grau de significativa que sempre poderá ser aumentada. Os dois tipos de aprendizados também fazem parte de um continuo que vão desde os conhecimentos que se expõe a processos guiados direcionados de descoberta até a aprendizagem realizada por descobertas autônomas por parte do aluno.

Segundo Novak, um conceito incluso subsunçor desempenha uma função interativa de aprendizagem significativa, facilitando a passagem da informação relevante pelas maneiras perceptivas e servindo de união da nova informação percebida e do conhecimento previamente adquirido. Uma vez existente um conjunto de ideias na estrutura cognitiva do sujeito pode acontecer de três formas diferentes; Subordinação, Superordenação e de forma Combinatória. A combinatória acontece quando a nova ideia não está hierarquia mente acima ou abaixo da ideia já existente na estrutura cognitiva a qual ela se relacionou de forma não arbitraria lógica.

Ausinbel propõe utilizar os recursos didáticos dos organizadores sendo elaborada pelo educador, de forma deliberadamente a manipular a sua estrutura cognitiva para que novo conceito seja formado a partir do conceito já existente.

Essas concepções aparecem excepcionalmente nos trabalhos de Novak nos mapas conceituais.

Teoria Genética da Aprendizagem

Segundo Piaget, esses estudos exerceram grandes influencia sobre suas explicações para o desenvolvimento humano. Para Peaget o conhecimento é um processo e como tal, deve ser estudado em seu dever de maneira histórica ele tenta estudar como muda e evolui o conhecimento a disciplina epistemológica genética estuda os mecanismos dos estudos de menor conhecimento aos estudos de conhecimento mais avançado. Esquemas são as estruturas mentais ou cognitivas pelas quais os indivíduos se adaptam e organizam intelectualmente o meio. Mudam continuamente e tornam-se mais refinados e se modificam com o desenvolvimento metal.

A assimilação pode ser vista como o processo cognitivo de colocar, classificar novos eventos em esquemas existentes. Pela assimilação os esquemas mentais incorporam os elementos que são exteriores e compatível com sua natureza. A acomodação é a criação de novos esquemas mentais. A acomodação e criação de novos esquemas mentais ou a modificação de antigos esquemas existentes. São necessários no processo de assimilação e acomodação para o crescimento e o desenvolvimento cognitivo.

Piaget chamou o balanço entre assimilação e acomodação de equilíbrio. Informação retirada a partir da análise da ação sobre o sujeito produz o conhecimento lógico-matemático, pois ultrapassa o observável e resulta em organização mental.

Assim aprendizado depende muito do tipo de atividade executada. Atividades repetitivas não provocam mudanças qualitativas na estrutura cognitiva. Quando ocorrem mudanças é preciso que o sujeito organize o conhecimento empírico, coordenar e relacionar seus esquemas de ação.

Teoria Sociocultural

Diferente de Piaget, que supõe a equilibração como um principia básico para explicar o desenvolvimento cognitivo, Vygotsky parte da premissa de que este desenvolvimento deve ser entendido como referencia ao contexto sociocultural.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (47.9 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com