TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho

Por:   •  12/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  476 Palavras (2 Páginas)  •  101 Visualizações

Página 1 de 2

METODOLOGIA

        A elaboração deste artigo teve início no 2º semestre do ano de 2014 em julho do ano de 2014, onde tivemos a idéia de realizar este artigo. A presente pesquisa fundamenta-se na utilização do método indutivo, que parte do particular para o geral. Ao afirmarmos que os alunos da Educação de Jovens e Adultos aprendem melhor quando a educação é vinculada com seu contexto sociocultural utilizando palavras do seu próprio contexto, estamos diante de uma pesquisa de campo cujo fim é manter um contato direto com a comunidade durante a pesquisa do universo vocabular, etapa realizada no campo.

        A pesquisa tem por fim mostrar o método de Paulo Freire como um método descritivo e quantitativo, temos como principais participantes os estudantes do Educação de Jovens e Adultos que em conjunto com os docentes, iremos constatar à eficácia de se estudar este método. Essa investigação foi desenvolvida em 10 escolas da rede pública localizadas em regiões administrativas de Brasília (Santa Maria, Samanbaia, Plano Pilto) sendo que em cada escola, entrevistamos 01 professor que atua na Educação de Jovens e Adultos. Através do questionário e entrevistas realizadas nas escolas, descobrimos se o método é bem-sucedido ou não. A faixa étaria dos professores entrevistados é de 40 anos. O questionário foi direcionado a um meio dicotômico, ou seja, os entrevistados tiveram somente duas opções, sim ou não. Segue abaixo algumas informações que foram coletadas durante o decorrer da pesquisa.

[pic 1]

Segundo Ralph Waldo Emerson (1803) “O talento sozinho não consegue fazer um escritor. Deve existir um homem por trás do livro.” Somente 30% dos professores entrevistados responderam que tem algum tipo de capacitação para atuar em meio a Educação de jovens e Adultos, sendo que os 70% restantes não tem nenhum tipo de capacitação para atuar na área. Esse dado é preocupante, segundo a Secretaria de Educação do Distrito Federal, existem aproximadamente 55 mil alunos frequentadores do EJA. Com isso, esses alunos terão uma má qualificação e por conseguinte, não irão ser uma pessoa ativa relativamente na sociedade.

[pic 2]

80% dos entrevistados dizem conhecer do método Paulo Freire, já 20% desconhecem este método. Dentre este 80%, somente 30% usariam este processo de ensino em suas aulas. O motivo dos professores não optarem ao método do Paulo Freire é a resistência da escola em contrapor o método já utilizado por eles, mas quando perguntados qual método era esse, não souberam responder. Existe uma carência de material didático na rede pública, pois 70% responderam que não tem o material necessário para a realização das atividades planejadas. Além desse dado, é importante salientar que 60% dos professores afirmam que o material didático trabalhado junto aos alunos do EJA não é coerente com a realidade dos alunos e com isso, dificulta a interação do professor no meio educativo.

[pic 3] 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (103.6 Kb)   docx (47.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com