TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho

Por:   •  8/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  444 Palavras (2 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 2

Questões

1) Explique o conceito de missão organizacional.

É uma declaração sobre o que a organização é. Define seu propósito fundamental, a finalidade de sua existência, o motivo pela qual foi criada.

Diz sobre onde ela está. Missão é a identidade da empresa.

2) Explique o conceito de visão organizacional.

Representa um estado futuro para a organização, o que esta deseja alcançar. Ao determinar a visão, devemos ter em mente como queremos que esta empresa seja vista e reconhecida, onde queremos colocá-la. Diz respeito aonde a empresa deseja chegar.

3) Defina princípios e valores.

O princípio é o primeiro instante de algo. Trata-se, portanto, do começo ou início. O conceito de princípio está associado, por outro lado, às proposições ou verdades fundamentais por onde se estudam as ciências ou artes, e às normas fundamentais que regem o pensamento e a conduta. O principio enquanto lei moral é um valor que orienta um sujeito a adotar determinado comportamento de acordo com aquilo que lhe diz a sua consciência.

Valores : Valor, de uma forma ampla, pode ser traduzido como um conjunto de normas e princípios socioculturais aceitos ou mantidos por indivíduos, classe ou sociedade..Em termos práticos, os valores devem estar alinhados à visão e à missão da organização. Considerando a sua importância, os valores devem ser definidos e desenhados com um caráter de ação constante, resistindo aos modismos. Portanto, podemos citar como exemplos de valores: mudança, inovação, qualidade, respeito, honestidade de propósito, dentre outros.

4) Explique os papéis da empresa.

O papel das empresas na sociedade é amplo. Elas servem para produzir bens e serviços que satisfazem as necessidades dos consumidores. Nesse processo, as empresas geram lucro, criam riqueza. Essa riqueza é distribuída não só pelos proprietários, como também pelos colaboradores, fornecedores, Estado e a sociedade em geral. Para além do papel financeiro, as empresas também têm um papel cívico. Ajudam a resolver problemas que afetam a generalidade das pessoas. Por exemplo, as empresas patrocinam iniciativas de aspecto cultural, científico e social. Em última análise, as empresas têm um papel muito importante na boa gestão dos recursos. Enquanto organizações profissionais garantem uma maior eficiência na gestão de recursos naturais, humanos e financeiros.

Questão Enade 40 – Administração

Nesse caso o gerente deve ter cuidado com a abordagem aos funcionários, e

trabalhar minuciosamente com a comunicação de modo a obter o envolvimento de todos ao invés de fazer uso da imposição como chefe. O mesmo deve atuar, de forma educativa, explicando o porquê das mudanças e demonstrando a real necessidade e os benefícios da implementação do sistema, ao invés, simplesmente, de obrigar a equipe a adotar o novo sistema. Deixando claro que as mudanças irão gerar resultados positivos para todos os setores da organização.

Referências: http://www.cotemar.com.br/biblioteca/administracao/teoria-geral-da-administracao.pdf

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (40 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com