TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho

Por:   •  8/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  549 Palavras (3 Páginas)  •  167 Visualizações

Página 1 de 3

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Ética e Relações Humanas no Trabalho

Curso: Administração de Empresas

Unidade de Ensino: Faculdade Anhanguera Unidade I

 NOME

JULIANA DA SILVA NASCIMENTO

 RA

AtividadeColaborativa

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Ética e Relações Humanas no Trabalho

Curso:Administração de Empresas

Unidade de Ensino:Faculdade Anhanguera Unidade I

AtividadeColaborativa

Trabalho desenvolvido para a disciplina Ética e Relações Humanas no Trabalho, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade Colaborativa, sob orientação do tutor  Tania Maria Scapin Murais

ARTIGO

Ética e Relações Humanas no Trabalho: Escravidão em Pleno Século XXI

Passo 3:

Para concluir esta Atividade Colaborativa, você deverá consolidar as conclusões que os debates no Fórumauxiliaram você a desenvolver. Este é o momento em que você elabora seu artigo. Organize todas as conclusões a que você chegou após debate no Fórum. Em seguida, elabore suas argumentações/explicações, de forma a justificar as seguintes questões, em ordem sugerida a seguir:

  1. Introdução: Trabalho e escravidão: breve contextualização.
    Podemos afirmar que a escravidão é um tema abordado há muito tempo, desde o mundo antigo onde os senhores donos de terras, fazendeiros e ricos, tratavam as pessoas como propriedade, fazendo delas seus objetos, onde as mesmas trabalhavam em situações de calamidade, apanhavam  em praça pública, apenas por comida, e não tinha direitos de cidadãos. A comparação que podemos fazer com o mundo de hoje é que a escravidão está oculta, mas ela existe. Hoje muitas empresas contratam as pessoas por mão de obra muito barata, muito trabalho para pouco retorno, trabalham em situações desumanas. Então podemos dizer que a escravidão comparada com o mundo antigo apenas está oculta.
  2. Trabalho escravo no século XXI: agentes causadores.

O trabalho escravo no século XXI é liderado por agentes privados, e é encontrada em vários lugares do mundo, envolvendo violência física, coação moral, ameaças. Para o proprietário possuir escravos é muito lucrativo, pois a escravidão moderna faz o uso de uma grande população de pessoas vulneráveis a esse tipo de exploração, ao invés de pagar encargos necessários para manter o trabalhador naquela situação, o descarta quando achar necessário.

  1. Escravidão e ética. ´

Desde o princípio da história, até o século XXI, a escravidão é  um costume normal e não fere a moral e a ética para quem pratica. O sistema capitalista gera gente que tem oferta e gente que tem procura, assim no meio de ganhar cada vez mais, o trabalhador é explorado diante desse mundo capitalista, então independente do lugar e da forma de exploração, os motivos são os mesmos.

  1. Considerações finais.

A escravidão contemporânea tem se intensificado, que vem se desenvolvendo com a sociedade, mas o combate a escravidão se faz necessário e urgente. Para acordar desse pesadelo, o cidadão precisa conhecer a verdade, pois a verdade liberta, para isso as medidas de proteção da dignidade devem ser tratadas com prioridade, a fim que se faça justiça social, fazendo valer as leis trabalhistas, qualificação de mão de obra, construção de moradia adequada  à trabalhadores que vivem em áreas que oferecem riscos, entre outros e definitivamente a abolição a escravidão contemporânea.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (221.7 Kb)   docx (431 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com