TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho

Por:   •  21/9/2015  •  Monografia  •  745 Palavras (3 Páginas)  •  128 Visualizações

Página 1 de 3

   Nota-se facilmente que a área de Recursos Humanos tem evoluído muito desde a sua criação,com as mudanças do ambiente de trabalho cada vez mais flexíveis, complexos e diversificados, o profissional de RH no futuro deverá ser capaz de enxergar um diferencial competitivo entre empresas de todos os portes de setores, deverá ter em mente a importância de ser pró ativo e assumir responsabilidades e tarefas que contribuem para os resultados de uma empresa. O antigo RH que se baseava apenas em contratações e demissões, está se tornando mais amplo a cada geração, e vem se preocupando com o bem-estar do funcionário dentro da organização. Para definir o papel do RH no futuro, ou melhor dizendo Gestão de Pessoas, devemos identificar alguns cenários nos quais as empresas evoluem de acordo com uma tendência especifica, em cada um desses cenários ganhasse uma atribuição determinada.   O arquétipo das empresas sã as estrelas tecnológicas, onde o trabalho é flexível e baseado em redes, nesse modelo o papel de gestor é o de administrador de redes sociais, descobrir capacidades, alocar recursos e fazer o trabalho andar.

    Outro cenário é os dos empregos que são marcados por preocupações com questões sociais e ambientais, além da satisfação dos próprios empregados.

    De novo o RH é o principal administrador desses processos e expectativas. E o último é o das organizações que enfrentam uma grande competição em mercados, com pouca diferenciação, no qual a performance do funcionário é medida pelo retorno do investimento feito , essa é a mais atual e comum ,todas as empresas atuais já tem ou terão no futuro um pouco de cada característica.                                                                                                                                                                                    

    A nova era do RH ou melhor Gestão de Pessoas foi o salto para que o colaborador precisava para o reconhecimento e melhor desenvolvimento no local de trabalho. O Gestor deixou de ser o ‘’inimigo’’ dos colaboradores para se tornar seu aliado dentro da organização,melhorando assim o próprio desempenho e o do funcionário.

   O futuro Gestor de RH deverá ter competências variadas, e deverá estar sempre ligado ao processo de elaboração das estratégias globais da empresa, conhecendo todas as práticas e teorias do negócio, além de fazer uma boa gestão dos valores e cultura da empresa, como estar sempre atualizado com as estratégias do mercado e dos concorrentes. O Gestor deve manter-se atento na linha de decisão da empresa, ser estratégico e ter uma boa capacitação , pois a gestão de uma empresa tem a finalidade de valorizar seus colaboradores para que venha alcançar os objetivos e metas da empresa, havendo sempre comprometimento, desempenho e acima de tudo respeito para que a empresa e o colaborador cresça cada dia mais.

   A Gestão de Pessoas se baseia no fato que seus colaboradores são as peças principais para que a empresa tenha lucro e possa crescer, por isso se preocupa primeiramente com a necessidade das pessoas.

   Além disso, a Gestão de pessoas introduz todos os funcionários no processo de RH, distribuindo responsabilidades da área com seus colaboradores, com isso as pessoas são estimuladas e valorizadas tornando o ambiente organizacional mais amplo.

Portanto a Gestão de Pessoas torna o Rh mais ‘’humano’’, pois além de abranger todos os subsistemas, valoriza o ser humano e o torna mais interligado com a empresa, o que faz os processos da empresas serem mais rápidos e de qualidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (41.6 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com