TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho

Por:   •  30/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  511 Palavras (3 Páginas)  •  107 Visualizações

Página 1 de 3

Perspectiva Teórica: Psicologia do Desenvolvimento (pág. 58 segundo capitulo).

Papalia, Diana E. Feldmar, Ruth Duskin.

Perspectiva Psicanalista:

“A psicanalise, o modelo terapêutico desenvolvido por Freud, procurar favorecer nos pacientes a compreensão sobre conflitos emocionais inconscientes, fazendo-lhe perguntas destinadas a evocar lembranças há muito tempo esquecida” (pág.59)

“O objetivo do ego é encontra maneiras realistas de gratificar o id que sejam aceitáveis para superego” (pág. 59)

“A teoria de Erikson é importante devido a sua ênfase nas influencias sociais e culturais e no desenvolvimento para além da adolescência” (pág.61)

Perspectiva 2: Aprendizagem

“Os teóricos da aprendizagem procuram descobri leis objetivas que governam as mudanças no comportamento observável a veem o desenvolvimento como algo contínuo” (pág. 62)

“A pesquisa behaviorista concentra-se na aprendizagem associativa, quando um vinculo mental é formado entre dois eventos” (pág. 63)

“O condimento clássico ocorre durante toda vida” (pág. 63)

“O condicionamento operante pode produzir uma consequência desejável e assim ele continua balbucianono para atrair a atenção na mãe” (pág. 63)

“Esse tipo de aprendizagem chama-se condicionamento operante porque o individuo aprende com as consequências de sua “operação” sobre o ambiente” (pág. 63)

Perspectiva 3: Cognitiva

“Inclui a teoria dos estagio cognitivos de Piaget e a teoria sociocultural do desenvolvimento cognitivo de Vygostsky” (pág. 64)

“Piaget, que era biólogo e fisiológico por formação, tinha uma visão organistas do desenvolvimento com o produto dos esforços da criança para entender e agir em seu mundo” (pág. 65)

“Segundo Piaget, as pessoas criam estruturas cognitivas, casa vez mais complexa chamada esquemas, que são modos de organizar informações sobre o mundo, que controlam a maneira com a criança pensa e se comporta numa determinada situação” (pág. 65)

“Ao organizar novos padrões mentais e comportamentais que integram a nova experiência a criança restaura o equilíbrio” (pág.65)

“Cada estagio emerge num momento de desequilíbrio, ao qual a mente da criança se adapta aprendendo a pensar de maneira nova ou modificada” (pág.65,66)

Perspectiva 4: Contextual

“A teoria sociocultural de Vydastsky, que discutimos como parte da perspectiva cognitiva, também pode ser classificada como contextual” (pág. 67)

“Para entender a complexidade das influencias sobre o desenvolvimento, devemos ver a pessoas dentro do contexto desses múltiplos ambientes” (pág. 68)

“O exassistema consiste em vincular entre um microssistema externas que afetam a pessoa indiretamente” (pág. 68)

“O macrossistema consiste em padrões culturais abrangentes, como as crianças e ideologicamente, e sistema econômico e políticos” (pág. 68)

Perspectiva 5: Evolucionista / Sociobiológica

“Influencia pela teoria da evolução de Darwin, recorre às descobertas da antropologia, ecologia, genética, etologia e psicologia evolucionista para explicar o valor adaptativo, ou de sobrevivência, do comportamento para um individuo ou uma espécie” (pág. 69)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (71.5 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com