TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho

Por:   •  1/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.283 Palavras (10 Páginas)  •  3.690 Visualizações

Página 1 de 10

Lista 3 de questões adaptadas – Psicologia Jurídica 2015.2

(Parte III- Capítulo 11-Braghiolli)

  1. O que se entende em Psicologia por personalidade? Faça uma comparação sobre como o entendimento do Direito sobre Personalidade. (Veja também Trindade)

Personalidade é aquele conjunto total de características próprias do indivíduo que, integradas, estabelecem a forma pela qual ele reage costumeiramente ao meio, sendo para o Direito a acepção da personalidade se dá pelo simples fato de se nascer com vida, de um nascituro respirar.

  1. Analise a importância dos Direitos da Personalidade. Exemplifique. (Veja também Trindade)

R= a personalidade consiste em um conjunto de características próprias do individuo,seia errôneo afirmar que um ser humano tem direito a personalidade. A personalidade apoia os direitos e deveres que dela irradiam,é objeto de direito,é o primeiro bem da pessoa.os direitos da personalidade estão vinculados ao reconhecimento de outros direitos inerentes á pessoa humana. Ex direito á vida; direito ao nome; direito á honra; direito á imagem; direito á integridade psíquica.

  1. Em que sentido as concepções populares divergem e se parecem com a concepção científica de personalidade?

R= no sentido popular as concepções  referem-se á aparência externa,á impressão que cada um causa nos outros,no entanto ,na concepção cientifica em psicologia  é possível  perceber á amplitude da personalidade ,já que esse tema abrange todos os tópicos estudados por esta ciência como físico,influencias sociais,emoções, aprendizado,motivações e etc.

  1. Quais são os dois grandes fatores formadores da personalidade? Como, de maneira geral, eles exercem sua influência sobre a personalidade e como se relacionam para determina-la?Como a hereditariedade estabelece diferenças e semelhanças entre as pessoas?

R=os dois grande fatores são: os fatores genéticos e os fatores ambientais. Os fatores genéticos exercem influencia através da estrutura orgânica e do processo de maturação.os fatores ambientes incluem tanto o meio físico como social e começam a influenciar a formação da personalidade já em sua vida intrauterina.

A hereditariedade é a transmissão de caracteres dos pais aos seus descendentes através dos genes. Os genes são estruturas miusculoas encontardas nos cromossomos,presente no núcleo das células.as células humanas tem 46 cromossomos,na formação de um novo inviduo metade dos cromossomos vem da mae e ao outra metade do pai. Qualquer que seja a combinação de cromossomos que venha ocorrer nada poderá estar ai que não tenha provindo de um dos pais.quanto mas próximas as relações de parentesco entre as pessoas menores serão as diferenças encontradas.

  1. Aponte algumas das influências do meio físico e social sobre a formação da personalidade.

A situação pre-ntal;as primeiras experiências infantis; a constelação familiar; as relações entre pais e filhos; as variadas influencias culturais e muitos outros.

  1. É possível, literalmente, medir a personalidade? Explique a resposta.

R= não, pois a personalidade é composta por um complexo de valores e principio. Não existindo no entando,objetos de medição que nos diga precisamente o que somos,como somos sem a possibilidade altamente de erros. O ser humano é um animal complexo e que sofre mudanças e evoluções constantes sendo quase impossível prevê todas as suas decisões no meio em que vive.

  1. Nomeie e descreva as diferentes maneiras de medir a personalidade.

R= Entrevista- consiste em um dialogo que possui prposito definido.

Escalas de avaliação gráfica- podem ser respondidas pela própria pessoa ou por outra,solicitam do avaliadoe  que registre num determinado ponto do gráfico o seu julgamento referente ao individuo que esta sendo objeto de analise.

Inventario de personalidade- é um questionário bastante extenso e minucioso que o individuo responde fornecendo informações sobre si mesmo.

Teste projetivos- caracterizam-se por respostas a estímulos pouco estruturados e bastante ambíguos.esses estímulos provocam uma evocação da personalidade. O objetivo desses testes é a revelação de aspectos inconscientes e profundos da ersonalidade.

Testes situacional- psicólogos observam o comportamento do individuo numa situação simulada da vida real. O pressuposto básico é que a reação do sujeito dante dessa situação representa sua reação á vida normal.

(Parte III- Capítulo 12-Braghiolli)

  1. Por que existem várias teorias da personalidade?

R=porque a conduta humana é no entanto reconhecidamente complexa. O comportamento não é determinado por um único fator e sim por muitos,e de natureza diversa.alem disso outro fator é os fatos dos teóricos da personalidade usam instrumentos diversos em seus estudos,diferentes fontes para obter seus dados,o que se traduz em diferentes teorias da personalidade.

  1. Aponte os diferentes métodos de estudo que levaram à formulação da Teoria Psicanalítica, explicando mais detalhadamente o da associação livre.

R=hipnose-interpretaçao dos sonhos. ,a analise dos sonhos e o estudo dos

atos falhos-se expressam nas pessoas sãs,refletindo conflito entre consiente, subconsciente e inconsciente;são as famosas traições da memoria e o método catártico ou de associaçao livre. O método de associação livre  consiste  em que o paciente recebe instruções para dizer tudo o que lhe ocorrer no momento,mesmo as ideias que lhe paecerem repugnantes,insignificantes ou portadoras de ansiedade,sem tentar da logica ou coerência á sequencia de ideias,ou seja, traz para a coenciencia os desejos reprimidos.

  1. Nomeie e caracterize os três sistemas da personalidade segundo a concepção psicanalítica e refira-se à relações que estabelecem entre si e com os três níveis de consciência.

R=id – desejos orgânicos e impulsos inconscientes.desconhecimento do juiz,logica, ética ou moral.

Ego- principio da realidade.é quem distingue o ral do imaginário

Superego- parte moral da mente.e quem inibe proíbe dosa o comportamento humano.

De uma maneira geral o is pode ser considerado o componente biológico da personalidade,o ego, o componente psicológico e o superego o componente social.cada um deles tem suas funções próprias,seus princípios e dinamismo,mas atuam um sobre o outro de forma tao estreitas que é impossível separar seus efeitos.referentes ao níveis de consciência o id é totalmente inconsciente, o ego é tanto conciente quanto pre-consiente e o superego está presente nos três níveis,já que não temos consciência de todas as regras sociais internalizadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.2 Kb)   pdf (79.7 Kb)   docx (19 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com