TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho

Por:   •  2/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.080 Palavras (9 Páginas)  •  160 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7]


INTRODUÇÃO

Para serem bem sucedido diante de um mercado cada vez mais competitivo e globalizado, os administradores e gestores precisam se adequar a mudanças, buscando sempre por melhorias em seus processos produtivos, na qualidade de seus produtos visando atender melhor e satisfazer o mercado consumidor. O presente trabalho tem como objetivo demonstrar alguns dos principais métodos utilizados pelos administradores dentro de suas empresas, conceituando e exemplificando os mais importantes como o gerenciamento de projetos, passando pelo método PMBOK e suas áreas de competência, explicando e exemplificando o planejamento e controle de produção através do ciclo PDCA e 5s, suas principais características, descrevendo sobre a importância da logística para o bom desempenho das organizações modernas e procurando diferenciar o empreendedor o administrador e o intraempreendedor, citando suas principais características.


GERENCIAMENTO DE PROJETOS E O PMBOK

O cenário constante de mudanças é um dos principais fatores que provoca a criação de projetos na maioria das empresas ou organizações, com a grande evolução dos processos de produção se faz necessário um melhor acompanhamento e gerenciamento de todos os fatores que envolvem o ambiente organizacional, desde aspectos técnicos até comportamentais. Diante deste quadro se faz necessário o domínio de técnicas de gerenciamento de projetos, o PMBOK, que é a principal obra do Project Management Institute, associação que reúne os gerentes de projeto do mundo inteiro, escrito em 1996, no qual descreve a somatória de conhecimento e as melhores práticas dentro da profissão de gerência de projetos. O conhecimento reunido neste guia é comprovado e não se limitando somente a práticas tradicionais, mas aos projetos inovadores. É utilizado em todas as áreas de conhecimento, desde a produção dentro de uma empresa até o desenvolvimento de um software.

O PMBOK é organizado em áreas de conhecimento, cada uma se refere a um aspecto a ser considerado dentro da gerência de projetos. A sua não execução irá afetar negativamente o projeto, pois projeto é um esforço integrado. São elas:

 Gerência de integração garante que os vários elementos do projeto sejam coordenados de forma apropriada, os principais processos são a elaboração do plano do projeto, execução do plano do projeto, controle geral de mudanças.

 Gerência de Escopo, que engloba todos os processos necessários para garantir que o projeto obtenha sucesso, os principais são a iniciação que é o comprometimento da organização para iniciar a próxima fase do projeto; planejamento do escopo que nada mais é a elaboração escrita do mesmo; definição do escopo que consiste em dividir o projeto em partes menores; verificação do escopo que é formalização da aceitação do escopo do projeto e controle de mudança do escopo.

Gerência de Tempo, processos que garantem o término do projeto no tempo certo.

Gerência de Custo garante o término do projeto dentro do orçamento aprovado. Os principais processos são: planejamento dos recursos, identificação de quais recursos (equipamentos, materiais) e as quantidades de cada para executar as atividades do projeto; estimativa de custo, ou dos recursos necessários para completar as atividades do projeto; orçamento de custo; controle de custo, mudanças no orçamento do projeto.

Gerência de Qualidade de Projeto são processos que asseguram que o projeto satisfará as necessidades para o qual foi criado. Os principais processos são: Planejamentos de qualidade, que indica quais padrões de qualidade são importantes para o projeto; Garantia de qualidade, se o projeto irá satisfazer os padrões de qualidade; Controle de qualidade, se o projeto está em conformidade com os padrões de qualidade.

Gerência de Recursos Humanos torna o uso mais efetivo das pessoas que estão envolvidas. Os principais são: Planejamento organizacional, obtenção de pessoal, desenvolvimento de equipe.

Gerência de Comunicação, processos para assegurar a geração final de informação de projeto adequada. Os principais processos são: Planejamento de comunicações, necessidades de informação e comunicação; Distribuição de informações necessárias do projeto na forma adequada; Relato de desempenho, inclui relatório de situação, progresso e previsões; Encerramento administrativo, formalizar fase ou conclusão do projeto.

Gerência de Risco de Projeto, identificação, análise e resposta aos riscos de projetos. Os principais processos são: Identificação de riscos, aqueles que provavelmente afetarão o projeto; Quantificação de risco, avaliação dos riscos para estimar as possibilidades de resultados do projeto; Tratamento de riscos, maximizar oportunidades e eliminar ameaças; Controle de tratamento de riscos, alterações de riscos internos durante o desenvolvimento do projeto.

Gerência de Aquisição são os processos requeridos para adquirir bens e serviços externos à organização. Os principais processos são: Planejamento de aquisição, ou seja, quanto adquirir; Planejamento da solicitação, documentação dos requisitos de produtos seu potenciais; Solicitação, tudo sobre cotação, contrato, ofertas ou propostas; Seleção de fontes, a escolha dos potenciais vendedores; Administração de contratos, as relações com os vendedores; Encerramento de contrato, completação e liquidação do contrato, inclui a resolução de todos os itens abertos (pendentes).

 Área de Conhecimento ­ Partes interessadas, seus  principais  processos são identificar as partes interessadas fazendo o gerenciamento das mesmas, monitorando e controlando o envolvimento das partes.

ADMINISTRAÇÃO DE PRODUÇÃO E LOGÍSTICA

Nas organizações existe cada vez mais a necessidade de elas se relacionarem umas com as outras, o qual chamamos de projeto de rede de operações produtivas, isso significa que as empresas, para poderem produzir, precisam interagir com outras organizações, fornecedoras, que irão fornecer aquilo que ela necessita para determinada operação, assim como as empresas só irão produzir se tiverem outras empresas, que necessitem daquilo que ela faz, elas estão ligadas entre si, participando de uma rede, que inclui os fornecedores dos fornecedores, e os clientes dos clientes. Não se pode administrar uma operação produtiva sem que se tenha o total conhecimento da rede de operações na qual sua operação esta incluída, ou da qual depende.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.9 Kb)   pdf (104.7 Kb)   docx (17.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com