TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho

Por:   •  3/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.044 Palavras (5 Páginas)  •  121 Visualizações

Página 1 de 5

Universidade Anhanguera

Leilani Tiana dos Santos Carvalho

R.A

Desafio Profissional – Caso do Hotel Boa Vida

Desafio Profissional apresentado como requisito para obtenção de nota no Curso de Administração de Empresas da Universidade Anhanguera.

Atibaia

29/05/2014

Sumário

I – Introdução.        

II – Passo 1.        3

III – Passo 2.        5

IV – Considerações Finais.        6

Introdução

O presente trabalho tem por objetivo apresentar uma proposta que viabilize a modificação dos resultados negativos apresentados pelo Hotel Boa Viagem.

Para tanto iremos adotar uma prática administrativa como Open-Book Management, onde, todas as informações da empresa em questão, inclusive os dados contábeis, são abertos para a consulta dos colaboradores.

Acreditamos que tal medida possa ser uma boa saída para a crise gerencial já que, sua implementação passa diretamente pela ação dos colaboradores, o que implica em maior dedicação dos mesmos para verem suas medidas trazendo resultados positivos.

Para tanto iremos dividir nosso trabalho em duas etapas, detectando os problemas na primeira parte e apresentando soluções na segunda.

Passo 1

Diante do prognóstico apresentado o “Hotel Boa Vida” é claramente uma potência mal gerida – afinal de contas é o maior da região, conta com atrativos para todos os tipos de público, transcorrendo desde chamarizes para crianças, até acomodações para reuniões empresariais.

Diante disso, nosso papel aqui, enquanto gestor chefe de tal empresa, será repensar as práticas da supracitada empresa.

Em nossa ótica, o alicerce fundamental dos administradores modernos está amplamente relacionado a premiação daqueles que buscam o conhecimento e que conseguem trabalhar em equipe.

Pensamos ainda que o gestor moderno deve saber integrar objetivos, buscar resultados através de seus colaboradores. Equipe capacitada e motivada, objetivos definidos, conhecimento compartilhado e atendimento diferenciado fazem parte de uma linha tênue que conduzem diretamente ao sucesso empresarial.

Diante disso nosso primeiro ato será realizar uma reunião com todos os líderes de setores e dar espaço para que os mesmos apresentem sua maneira de liderar e seus atos cotidianos.

A ideia neste primeiro momento é amealhar informações para que, somadas ao modelo administrativo que iremos propor, a somatória de ideias possa colocar nossa empresa no caminho do “progresso”.

A descrição da empresa deixa bem claro que um dos principais fatores que geram insatisfação entre os colaboradores da mesma empresa é falta de perspectiva de crescimento profissional, que em nosso entendimento, está amplamente relacionada a inexistência de objetivos profissionais de seus colaboradores.

Após os líderes de setores fazerem suas colocações, nos reuniremos com todos os colaboradores da empresa, em uma espécie de assembleia, onde todos aqueles que desejarem terão voz para manifestarem sues desejos e suas angústias.

A terceira etapa será realizada em um terceiro dia – saliente-se aqui que, no objetivo de colocar o Hotel Boa Vida nos trilhos da “boa gerência”, fecharemos o hotel para hospedes e utilizaremos suas dependências para fazermos nossas conferências – onde a nova gerência apresentará aos colaboradores seu projeto de administração.

Entre os pontos propostos destacaremos:

- A implementação de um plano de carreira, que terá como seus principais fatores de ascensão profissional a qualificação técnica, a dedicação a empresa e a iniciativa própria;

- A colaboração da empresa com os funcionários que desejarem se qualificar profissionalmente, fornecendo ajuda pecuniária para tais colaboradores;

- Participação nos lucros obtidos pela empresa aos funcionários da mesma;

- Troca, ou manutenção, dos líderes de setores de acordo com efetividade de quem ocupa o cargo;

- Metas a serem atingidas para cada um dos trimestres de cada ano;

- Exposição mensal dos balanços da empresa aos colaboradores;

- A contratação de uma empresa de publicidade para anunciar os novos rumos da empresa e atrair novos hóspedes;

As medidas mencionadas acima visam esclarecer os novos rumos da empresa e fazer com que a equipe se sinta valorizada e motivada a progredir.

Passo 2

A medida proposta para que possamos gerar um novo padrão de gerência para nossa empresa será o Open-Book Management. Vejamos como tal medida funciona.

Tabela I.

Características

Vantagens

Aplicações

Também conhecida como gestão de livro aberto, tal proposta visa envolver os colaboradores, fazendo com que os mesmos assumam papéis diretos no processo organizacional, tornando todas as informações organizacionais acessíveis aos funcionários da empresa em questão.

Este tipo de proposta desafia os membros da equipe a dar a sua colaboração ao sucesso da empresa. Com isso, todo contratado pode, por meio do seu trabalho, colaborar diretamente com o progresso da instituição da qual faz parte.

Com a participação direta da equipe tudo se torna mais claro, fazendo com que todos possuam acesso direto as capacidades e aos problemas a serem enfrentados pela empresa.

As ações deste modelo favorecem um clima organizacional coletivo, tanto na missão, como nos valores, na visão, na política de qualidade, nos objetivos, nas metas, nos resultados – inclusive na questão contábil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (82.2 Kb)   docx (15.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com