TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho

Por:   •  4/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  335 Palavras (2 Páginas)  •  153 Visualizações

Página 1 de 2

“A Matemática financeira É um ramo da matemática que estuda a variação do dinheiro ao longo do tempo, destarte, estudam e avaliam as alterações ocorridas nos fluxos de caixas em determinado período, isto é, entradas e saídas de dinheiro.” - Oliveira (2013 pág. 1). Segundo Gustavo Oliveira, a Matemática financeira consiste em uma ferramenta aplicada com o intuito de monitorar o valor do dinheiro, em relação ao tempo de aplicação, seja como entrada ou saída de valores. Para que se obtenha êxito nesse monitoramento ou planejamento, e necessário operações financeiras assertivas, que serão bases do plano em investimentos e movimentações dentro da organização conforme a citação do autor - por tanto, são utilizadas técnicas matemáticas para comparar as quantias movimentadas em datas distintas, efetuando análises e comparações através de suas revelações“. Oliveira (2013 p. 8).

‘’ PUCCINI, Ernesto Coutinho. Matemática Financeira, 2007. A matemática financeira é um corpo de conhecimento que estuda a mudança de valor do dinheiro com o decurso do tempo; para isso cria modelos que permitem avaliar e comparar o valor do seu dinheiro em diversos pontos do tempo’’.

‘’ A Dalledone Filho, GL Kujew – 2002. Matemática Financeira se preocupa com o estudo do valor do dinheiro no tempo (...). Todo investidor busca a melhor rentabilidade de seus recursos, e para que se possa medir o seu retorno faz-se necessária à aplicação de cálculos financeiros que possibilitam a tomada de decisão e a gestão financeira das empresas. Grandes corporações têm investido muitos recursos no desenvolvimento de profissionais capacitados a entender e buscar as melhores opções de negócios’’.

As três citações de autores diferentes mostram em comum que a matemática financeira é de extrema importância, já que a matemática financeira estuda a variação do dinheiro ao longo do tempo, pois ela pode ser utilizada como ferramenta para colher dados e ser instrumento para as empresas tomarem decisões corretas em determinado momento, assim gerando o retorno financeiro esperado. Auxilia na percepção de quando cada tipo de investimento é mais viável e eficaz para a organização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (56.7 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com