TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Acadêmico

Por:   •  8/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  585 Palavras (3 Páginas)  •  1.102 Visualizações

Página 1 de 3

TRABALHO EM GRUPO - TG

Aluno:

Marcos Vinicios Silva Dias - RA 1537725

Belo Horizonte-MG

2016

1- ARQUITETURA: ORQUESTRA X ORGANIZAÇÃO EMPRESARIAL

Se observarmos uma orquestra em uma apresentação, podemos notar vários conceitos de liderança, inclusive o poder de conduzir as pessoas, onde já começam surgir às semelhanças entre orquestras e empresas (Gonçalves). 

Uma organização empresarial e uma a orquestra apresentam diversos pontos em comum, e para Walter Lourenção (idealizador do projeto “Sinfonia Empresarial”) é possível fazer uma conexão entre o dia a dia de uma empresa e as obras dos grandes mestres da música clássica, tais como: liderança, organização, trabalho em equipe.

Para Schincariol, a engrenagem de uma orquestra pode funcionar como o cotidiano de uma empresa, haja vista que, ambas exigem liderança e flexibilidade; uma equipe que trabalha em conjunto sem anular o valor de cada integrante e uma estrutura sólida, porém aberta as novidades.

Uma organização empresarial deve funcionar como uma orquestra, no qual o maestro (administrador/gestor/líder) tem, além dos colaboradores, papel fundamental para o sucesso da mesma.

Com base no que foi discutido nas unidades I e II do Estudo Disciplinar IX, e considerando a matéria publicada por Dino na Revista Exame, é possível relacionar diversos pontos em comum entre o funcionamento de uma orquestra e de uma organização empresarial, a saber:

ORQUESTRA

ORGANIZAÇÃO EMPRESARIAL

Maestro: tem a função de garantir o sucesso da orquestra; é ele quem vai transmitir as suas ideias dentro de um contexto emocional para que a obra seja executada.

Líder/Administrador/Gestor (Maestro da empresa): tem a função de motivar o seu time, fazer com que todos deem o seu melhor; ou seja, estimular a equipe, para que esta possa descobrir todo seu potencial.

Ritmo: o andamento correto do início ao fim da obra marca o ritmo; todos trabalham em prol do sucesso de uma obra musical.

Ritmo: cada funcionário deve encontrar o seu ritmo profissional para caminhar em direção aos objetivos da empresa; todos trabalham em prol do sucesso da empresa.

Melodia: cada músico, durante a apresentação, usa o conhecimento do seu instrumento para produzir a melodia.

Melodia: o conhecimento das habilidades e competências de cada profissional, junto com a sua força de vontade de realizar a tarefa, dará a sua melodia profissional - excelência no que faz;

Deve também, o profissional, investir em formação técnica, em autoconhecimento, postura, networking e marketing pessoal.

Harmonia: a troca de informações leva uma obra musical a ter emoção.

Harmonia: a harmonia com o grupo empresarial como um todo (departamentos, setores) gera sintonia para atingir a eficiência e gerar um ótimo resultado final;

A empresa deve ter muito claro seus objetivos, metas, visão, missão e conhecer seus mercados de atuação.

Sintonia: cada membro da orquestra tem a sua própria responsabilidade para o alcance do resultado final.

Sintonia: a sintonia dos funcionários numa organização é o encaixe perfeito para atingir metas e consequentemente resultados positivos para clientes e empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (94.1 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com