TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Administraqcao

Por:   •  3/5/2015  •  Seminário  •  2.257 Palavras (10 Páginas)  •  110 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÂO

EDSON CARLOS RODRIGUES

ESTRUTURA DE MERCADO NO SETOR SUPERMERCADISTA

Itajubá

2014[pic 3]

EDSON CARLOS RODRIGUES[pic 4]

ESTRUTURA DE MERCADO NO SETOR SUPERMERCADISTA

Trabalho apresentado ao Curso de Bacharelado em Administração da Universidade Norte do Paraná – UNOPAR, para as disciplinas de Microeconômico e Macroeconomia, Métodos Quantitativos e Ética, Política e Sociedade.

Profª. Regina Lucia Sanches Malassise

Profº. Marcelo Caldeira Viegas

Profº. Wilson Sanches

Itajubá

2014


[pic 5]

SUMÁRIO[pic 6][pic 7]

1.         INTRODUÇÃO        

2.         MICROECONOMIA E MACROECONOMIA        

3. _        MÉTODOS QUANTITATIVOS APLICADOS À GESTÃO EMPRESARIAL        

3.1. _        Medidas Descritivas        

3.1.1. _        Medidas de Tendência Central        

3.1.2. Medidas de Dispersão        

3.1.3.         Técnicas de Amostragem Probabilística        

3.2. _        Números índices        

3.3. _        Deflação de dados        

4. _        ÉTICA, POLITICA E SOCIEDADE        

5. _        CONCLUSÃO        

6. _        REFERÊNCIAS        


  1. INTRODUÇÃO

Um dos fenômenos do capitalismo é a globalização, que é um dos processos de aprofundamento da integração econômica, social, cultural e política. A globalização é gerada pela necessidade do capitalismo de formar uma aldeia global que permita maiores mercados.

Atualmente, devido a evolução tecnológica e a globalização, os gestores são bombardeados de informação, e cabe ao gestor entender e utilizar essas informações da maneira mais eficiente, como por exemplo, na formação de preços.

Os preços e o equilíbrio nos mercados são resultado da ação da oferta e da demanda, que apresentar resultados muito distintos em cada mercado, pois cada um tem características específicas. Porém, existem algumas características comuns que permitem classificar as diferentes estruturas de mercado.  

Através da leitura de textos, pesquisa e revisão bibliográfica, esse trabalho busca aprofundar o conhecimento adquirido nas disciplinas durante o semestre. Sendo os objetos de estudo as estruturas de mercado, tendo enfoque na estrutura de oligopólio, a análise do capitalismo, e sua tendência de se tornar monopolista e suas implicações sociais, e alguns métodos quantitativos que são aplicados a gestão empresarial e auxiliam o gestor no ambiente organizacional.

  1. MICROECONOMIA E MACROECONOMIA

Dentro da economia global as empresas estão organizadas em diferentes estruturas de mercado. Cada estrutura de mercado destaca aspectos essenciais da interação da oferta e da demanda, baseando-se em características observadas em mercados existentes. Em todas as estruturas clássicas os agentes são maximizadores de lucro.

A participação do governo, diferenciação de produtos, distribuição e número de vendedores e compradores, existência de barreiras à entrada de novos concorrentes, integração vertical, elasticidades de demanda e economia de escala de produção, são fatores apontados no texto “Estrutura de mercado do setor supermercadista do Rio Grande do Sul e identificação do seu grau de concentração” (SANTOS, 2009), que determinam diferentes tipos de estrutura de mercado, essas estruturas estão classificadas como concorrência perfeita, monopólio, concorrência monopolista (imperfeita) e oligopólio.

A concorrência perfeita é uma estrutura onde existem muitos compradores e vendedores, fazendo com que nem o vendedor nem o comprador influenciem no preço. Há uma existência de homogeneidade de produtos, transparência de mercado e uma grande facilidade de entrada e saída de empresas no mercado. A oferta e demanda, juntamente com o preço de um produto, é determinado pelo mercado.

O monopólio, por sua vez, possui três características principais, sendo: uma única empresa domina o mercado, os produtos não têm substitutos próximos e a existência de barreiras à entrada de novas empresas.

A concorrência imperfeita (monopolista) perfeita tem por características à existência de muitas empresas no mercado e cada empresa produz um produto diferenciado, facilidades de encontrar substitutos próximos dos produtos. Nessa estrutura de mercado cada empresa tem um certo poder sobre os preços dos produtos e os consumidores tem uma grande variedade de produtos, o que permite comprar de acordo com sua preferência.

O oligopólio, é uma estrutura de mercado onde existe um certo número de empresas que determinam as ofertas. As grandes redes internacionais que vieram para o Brasil após o Plano Real ampliaram os horizontes da rede supermercadista do Rio Grande do Sul, onde os produtos comercializados são homogêneos ou possuem alguma diferenciação, sendo que geralmente, a concorrência se efetua mais ao nível de outros fatores como a qualidade, garantia, a fidelização ou a imagem, e não tanto ao fator preço. Uma tendência dentro deste tipo mercado é a formação do cartel, de forma que as grandes redes supermercadistas foram dominando o mercado a partir da aquisição de empresas e grupo menores, formando acordos com os fornecedores que mantinham o preço de seu produto em um determinado nível que proporcione lucros a todos os controladores do mercado, uma característica bastante semelhante a estrutura do monopólio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.6 Kb)   pdf (148.9 Kb)   docx (20.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com