TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Ava 2016

Por:   •  4/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.159 Palavras (5 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 5

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)[pic 3]

Disciplina: Desenvolvimento Econômico

Nome

RA

Atividade de Autodesenvolvimento


Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)[pic 4]

Nome da Disciplina Desenvolvimento Econômico

Atividade de Autodesenvolvimento

Trabalho desenvolvido para a disciplina Desenvolvimento Econômico, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento.


[pic 5]

Introdução

O trabalho que será apresentado tem a finalidade de trazer uma breve explicação acerca da globalização, quais são suas definições e como ela se relaciona no campo econômico cultural e politico, relata ainda qual o período que teve inicio como ocorreu sua expansão. Abordará também como o mercado vem se adaptando as novas mudanças e implementações.


Descrição das definições de globalização

A globalização é um conjunto de transformações, na ordem econômica e politica, que foi mundialmente visível. O fenômeno criou pontos em comum na linha econômica, cultural, politica e social, que tornou o mundo interligado. O processo de globalização surgiu nos séculos XV e XVI para atender os países desenvolvidos e o capitalismo, de modo que os mesmos possam buscar novos mercados, tendo em vista que o consumo interno estava saturado. A integração mundial consequente do processo de globalização ocorreu em razão do desenvolvimento no fluxo comercial mundial e decorrente as inovações tecnológicas.

Por conta da globalização o capitalismo, se transformou em um sistema bem melhor, antes era completo em relação ao comercio mundial e a exportação de capitais, ao se expandir o sistema capitalista unificou o ciclo econômico.

A globalização possui uma característica muito importante que a procura de custos baratos para as indústrias produzirem a sua mercadoria, a maioria das indústrias produzem a sua mercadoria em diversos países, a fim de possuir uma mão de obra mais barata.

Os chamados “tigres asiáticos” souberam usar os benefícios da globalização, conseguiram usar mão de obra mais barato e ter uma redução nos custos de produção.

Por conta deste processo econômico foram criados blocos econômicos. Países se juntaram e formaram blocos, o principal objetivo desses blocos era aumentar as relações comerciais entre os membros. Surgiram assim a União Européia, a Comecom o Mercosul, o NAFTA, o Pacto Andino e a Apec. Estes blocos hoje estão fortalecidos e já se relacionam entre si. Cada país, ao fazer parte de um bloco, obtém mais força nas relações comerciais internacionais.

Definição de outsourcing

Outsourcing é uma expressão em inglês, sua tradução significa terceirização. O Outsourcing no mundo dos negócios é um processo usado por uma empresa no qual contrata outra empresa para desenvolver certa área especifica da mesma, ou seja, está relacionado com a utilização estratégica de fontes externas de mão-de-obra de uma empresa terceira.
O Outsourcing na maioria dos casos é capaz de tornar uma empresa mais rentável, porque a contratação de empresas externas especializadas representa uma grande vantagem para a empresa que contratou, pois trata-se de uma visão externa do negocio. Apesar de o processo possuir muitas vantagens, ele também pode apresentar algumas desvantagens, como, custo elevado, e por se tratar de uma empresa terceirizada, os seus funcionários podem ter certa desmotivação. Para implementação da pratica é necessário um estudo detalhado porque poderá ter impactos positivos e negativos na empresa. Cito duas empresas que utilizam esta pratica: Posto Sheel e SUMA (empresa de serviços urbanos).

Estudo de caso

Um objetivo urgente para o Grupo FIAT era dar mais agilidade e flexibilidade às suas fábricas. Para manter sua competitividade no mercado, a empresa necessitava de uma infraestrutura diferenciada a empresa terceirizada precisava trazer mais eficiência, mais flexibilidade e melhores tempos para tratativas de problemas. Além disso, as fábricas da FIAT dependem de uma rede de TI para seu funcionamento, sendo, portanto fundamental ter uma rede confiável. Em 2005 a empresa optou pelo outsourcing de todos os serviços de comunicação do grupo, que erão criticos para o negócio. A empresa escolhida foi a terceirizada BT em função de seu alcance global e de seu histórico de sucesso no gerenciamento de redes para grandes corporações no mundo inteiro, alem disso a BT foi considerada a unica provedora capaz de atender as necessidades da FIAT em todo territorio Italiano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (144.9 Kb)   docx (343.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com