TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Cosmotec

Por:   •  23/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.622 Palavras (19 Páginas)  •  158 Visualizações

Página 1 de 19

O TRABALHO AQUI FOI FEITO POR MIM NÃO FOI COPIADO E TODO TRABALHO QUE EU FIZ E MANDO VOCÊS FICAM EXCLUINDO.. EU NÃO COPIEI NEM EM PARTES.. FAÇO PORTFOLIOS

1 INTRODUÇÃO

O mundo sofre mudanças frequentemente e com uma velocidade cada vez mais maior, fazendo com que os mais diversos setores mundiais se mantenham conectados. Assim, cenários como político, econômico e social de vários países estão sempre conectados. Essa é a consequência da tecnologia avançada que propaga as informações instantaneamente, a globalização de todos os acontecimentos mundiais.

Para o universo empresarial, a globalização tem trazido muitas mudanças na relação entre empresas e empregados, que, além da modernização dos equipamentos e máquinas, está reestruturando a gestão desses negócios. Para compreendermos melhor a influência desse processo no mundo dos negócios, vamos avaliar o estudo de caso da empresa Cosmotec, analisando todos os aspectos que abrangem a Gestão por Competência, Gestão do Conhecimento, Empreendedorismo e Planejamento de Carreira.

O conceito, e porque não dizer fato, de que apenas profissionais competentes e devidamente motivados são capazes de fazer a diferença trouxe a necessidade de um novo tipo de gestão, denominado Gestão de Competências. Em meio aos modismos que, de tempos em tempos, tomam conta do ambiente corporativo, essa ideia vem ganhando força nesses últimos anos, firmando-se como princípio indispensável às empresas que buscam desenvolver ou aperfeiçoar sua competitividade. Mais do que produtos, processos ou estratégias, são as pessoas as verdadeiras responsáveis pelos resultados nas organizações.

A Gestão por Competências envolve ações que englobam desde a seleção até o treinamento, a remuneração e a avaliação de desempenho. Tem como principal fundamento gerir o colaborador por sua competência, ou seja, fazer com que o mesmo possa desenvolver suas tarefas com um desempenho superior as expectativas da empresa, se diferenciando por talentos naturais que podem ser aprimorados, por talentos práticos ou pelo conhecimento que adquirido. Para compreendermos melhor, as literaturas definem essas habilidades como o CHA. O “C” significa os conhecimentos, o saber. O “H” são as habilidades, ou seja, o saber fazer. E o “A” são atitudes, que são o querer fazer de uma pessoa no seu ambiente de trabalho.

Contudo, para que a empresa possa desenvolver e gerir essas competências, é necessário que a mesma tenha um modelo de gestão, pois ele é quem vai direcionar os passos a serem tomados, baseando-se no seu negócio, sua missão, sua visão e seus valores.

Seguindo este contexto onde somente o conhecimento das pessoas que fazem parte da organização é capaz de fazer a diferença, temos uma outra importantíssima gestão que, inclusive, apoia a citada anteriormente, denominada gestão do conhecimento. Este é o processo de organizar e distribuir o conhecimento coletivo em uma empresa, fazendo com que as informações devidamente direcionadas aos setores correspondentes. Isso que faz com que a competitividade melhore o desempenho da organização, aumentando assim a capacidade de resolução de problemas por seus colaboradores.

Para que esse conhecimento se torne patrimônio real da empresa é preciso criar um banco de dados que organize e registre essas informações, ele será responsável de identificar somente as informações que são do interesse da empresa e que venham agregar valores a mesma. Posteriormente essas informações devem ser informatizadas para que todos da empresa possam ter acesso fácil e rápido e por fim adotar uma cultura que apoie e recompense aquele que compartilhar esses valores. Mas vale ressaltar que é preciso gerir bem essas informações para que não haja uma sobrecarga de conceitos e isso acabe atrapalhando a absorção deste conhecimento.

Mas para que tudo isso aconteça é preciso que exista empreendedorismo, pois este é a idealização, a criação do novo, a disposição de coordenar e realizar projetos, serviços e negócios ou a iniciativa de trazer mudanças para um negócio já existente. O responsável por essas mudanças é denominado de empreendedor, pois é ele que ousa em inovar e é responsável por pensar sempre a frente, pois procurando novas oportunidades no mercado e atentado a necessidade do momento ele é capaz de suprir a expectativa de um negócio ou produto.

As novas ideias podem estar direcionadas para vários departamentos como um novo processo de produção, um novo produto, aquisição de novos materiais tecnológicos, de novas fontes de matérias primas ou até uma solução para o melhor relacionamento do homem com a natureza, enfim, é toda atitude que venha trazer inovações que sejam caracterizados com a ideia de correr riscos. O empreendedorismo está diretamente relacionado a obtenção de sucesso. É preciso ter a capacidade de encontrar oportunidades, avaliando riscos, escolhendo parceiros e colaboradores e criar um plano de ação para o um negócio.

Aliado a tudo isso também existe o planejamento de carreira, que é a trajetória profissional, a sequência de posições que poderão ser ocupadas dentro de uma organização. O planejamento de carreira não está relacionado somente as ocupações formais dentro das organizações, mas também suas realizações pessoais. A carreira de uma pessoa não diz respeito somente ao cargo que este ocupa, mas também a realização de suas aspirações, objetivos, sonhos e desejos. As empresas sempre esperam colaboradores mais dinâmicos que possam se adaptar as suas políticas de procedimentos aptos a mudanças de cargos e assumindo mais responsabilidades e funções sem deixar de vincular a carreira aos mecanismos de compensação e movimentação de pessoal.

Assim pode-se dizer que todas estas áreas das empresas são de extrema importância para que as empresas alcancem seu objetivo e sucesso. Quanto mais focados em suas carreiras e nos seus conhecimentos, mais os colaboradores farão com que as empresa se estruture e cresça no mercado.

2 OBJETIVO

O objetivo desta produção textual é estudar o desenvolvimento estratégico da empresa Cosmotec Especialidades Químicas Ltda. e como ela se desenvolveu através dos processos práticos de gestão por competências, gestão do conhecimento, empreendedorismo e planejamento de carreira.

Será apresentada a história de Marly e Luciano e que com o incentivo da família, ideias e muita força de vontade, pode-se chegar a lugares que jamais imaginara-se chegar. O importante é sempre ter foco no objetivo e jamais esquecer dos princípios e virtudes que realmente estruturam uma empresa, e que a moral

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.9 Kb)   pdf (78.2 Kb)   docx (23.7 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com