TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Da Disciplina Ava Custos E Formação De Preços

Por:   •  29/3/2023  •  Trabalho acadêmico  •  620 Palavras (3 Páginas)  •  117 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA

GESTÃO COMERCIAL

MARIANA ESTEPHANIO DE MOURA DE SOUZA

TRABALHO DA DISCIPLINA AVA 2

CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇOS

RIO DE JANEIRO

2022

MARIANA ESTEPHANIO DE MOURA DE SOUZA

TRABALHO DA DISCIPLINA AVA 2

CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇOS

Trabalho de Avaliação 2 apresentado

no curso de Gestão Comercial da

Universidade Veiga de Almeida.

Professora: Marizane dos Santos Brito

RIO DE JANEIRO

2022

SITUAÇÃO:

Hipoteticamente, uma indústria automotiva contratou você para promover a segmentação de mercado para um novo produto a ser lançado. Sabendo que o produto é um SUV que pode ter seu preço entre R$ 80.000,00 e R$ 150.000,00, formule de três a cinco questões que nortearão a análise da segmentação de mercado para esse produto.

Existem muitas questões que são necessárias para se segmentar o mercado com relação a um produto. Produtos que são lançados sem uma noção de quem poderia adquirir o produto podem aumentar de forma significativa os riscos. Quando utilizamos a estratégia de segmentação de mercado, esses riscos podem ser minimizados.

RESPOSTA:

A segmentação de mercado consiste na estratégia de dividir um determinado mercado consumidor em diferentes grupos, com desejos e necessidades semelhantes, com objetivo de definir qual o público-alvo mais adequado para os negócios de uma determinada empresa. Essa segmentação ocorre principalmente para que as estratégias de marketing sejam direcionadas para o grupo adequado, de maneira a atingi-los com maior eficácia.

Existem diversas maneiras de segmentar um mercado, as principais são:

  • Segmentação Comportamental (Lealdade; Taxa de uso; Envolvimento)

  • Segmentação Psicográfica (Estilo de vida; Personalidade; Valores)
  • Segmentação Demográfica (Sexo; Idade; Renda; Religião; Profissão)
  • Segmentação Geográfica (Cidade; Estado; País)

Logo, a fim de segmentar o mercado de uma nova SUV, a primeira e mais essencial etapa é fazer uma pesquisa de mercado visando identificar o público-alvo. Um exemplo real foi da gigante automotiva Ford, que querendo identificar o motivo do fenômeno de vendas das SUVs decidiu realizar uma pesquisa, e os grupos responsáveis por esse crescimento significativo são: mães com filhos pequenos, jovens de 17 a 34 anos e pessoas dinâmicas acima dos 50 anos.

A pesquisa revelou que as mães jovens optam por esse automóvel por questões como a segurança da família, desempenho do mau tempo, o visual e estilo. Para os jovens, esses carros são um símbolo de sucesso, um carro onde os mesmos querem ser vistos. Para os mais velhos, as SUVs são uma ótima opção pela elevada posição ao dirigir, a capacidade de chegar aonde quiserem, independente se for pelo campo ou pelo asfalto, além da manutenção de um estilo de vida ativo.

Então, para definir o valor da nova SUV, encontrar seu público-alvo e segmentar o mercado de maneira eficaz, a melhor e mais prática maneira é lançar uma pesquisa, e as perguntas essenciais que devem se fazer presente são:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (104.3 Kb)   docx (42.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com