TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Participação Individual

Por:   •  6/8/2023  •  Trabalho acadêmico  •  694 Palavras (3 Páginas)  •  43 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1][pic 2]

trabalho de

participação individual

Matriz

Disciplina: Controladoria

Turma: 0623-4

Nome: Joāo Vinicius Batista de Medeiros Garcia

ROL escolhida: ROL 1 - Introdução aos sistemas de Controle gerencial

Resenha crítica sobre a reunião On-line

Para fazer este Trabalho de Participação Individual, você deverá escolher uma das três primeiras reuniões on-line realizadas na disciplina e elaborar uma resenha crítica de até duas páginas, contemplando:

  • o entendimento do conteúdo abordado na ROL, fazendo uma análise crítica e apresentando exemplos, relatos ou experiências, e conhecimentos próprios relacionados à temática da reunião.

 

Atenção: uma resenha crítica é um trabalho que possui característica analítica e interpretativa, ou seja, é muito mais do que um resumo e, por isso, deve trazer ideias e referências complementares.

Na ROL 1 tivemos a oportunidades de discutir a respeito de alguns conceitos básicos de controladoria, entre eles o planejamento estratégico e a importância do controller.

Sobre o planejamento estratégico, foram apresentados os conceitos de Missão, Visão e Valores. Onde a Visão é o grande sonho ou onde a empresa deseja chegar, e precisa ser algo viável, factível, mas que ao mesmo tempo seja inspirador e desafiador. A missão é a razão de ser da empresa, sobre o que a empresa é e faz. Por ultimo o terceiro conceito são os valores, que são os princípios norteadores da empresa, podem ser os mesmos desde a fundação ou não, e precisam refletir, como a empresa faz o que faz.

Ainda sobre o planejamento foi apresentado o conceito de cenários onde em um momento de crise ou resultados acima do esperado, a empresa já possuir um plano para essa possibilidade. Particularmente acredito que este planejamento estratégico e bem estruturado com uma ferramenta de 5w2h e considerando cenários, é de extrema importância e gera muita velocidade para as tomadas de decisão do dia a dia dos gestores, além de facilitar o alinhamento com a sua equipe dando mais autonomia para o dia a dia dos profissionais, e por isso, adoto esse processo na minha gestão.

O professor Rodrigo deu sequência na aula apresentando a responsabilidade do Controller. É responsabilidade do controller o acompanhamento deste planejamento estratégico, atuando junto com as áreas para buscar os melhores nos resultados e após isso apresentar os relatórios adequados para os diretores ou donos da empresa. Ele é considerado como os gestor do sistema integrado da empresa sendo responsável pela qualidade das informações da empresa e por isso precisa ser um profissional multi-funcional para poder atuar em diversas áreas e apoiando para que todas elas consigam atingir os melhores resultados.

"O controller é o responsável por fornecer informações e análises que orientam as decisões estratégicas da empresa, contribuindo para a eficiência operacional e a maximização dos resultados financeiros." (OLIVEIRA, 2018)

Após esse momento o professor Rodrigo propôs uma atividade em grupo que consistia em assistir vídeos de cenas de filmes e relacionar com alguns conceitos de introdução aos sistemas de controladoria, podendo ser escolhido um conceito.

2 grupos fizeram discussões e escolheram os filmes Monstros S.A. e o Conde de Monte Cristo.

O Grupo 1, que fez a análise do filme Monstros S.A. identificou a missão, visão e valores da empresa retratada no filme, e apontou uma mudança de valores da empresa no decorrer do filme, demonstrando que algumas vezes os valores podem ser alterados devido uma mudança de ambiente, liderança ou tecnologia.  

O grupo 2, fez a análise do fime o Conde Monte Cristo. Onde identificou o protagonista como um excelente planejador estratégico, pois após sofrer uma traição no inicio do filme, ele planeja de forma detalhada a sua vingança e a executa com grande precisão.

Um autor que retrata a função do controller como um importante fator no planejamento estratégico das empresas é o Marion, J. C. "O controller desempenha um papel fundamental no planejamento e controle financeiro da organização, garantindo a alocação adequada de recursos e a avaliação do desempenho econômico da empresa." (MARION, 2019)

Após as apresentações o professor abriu a a oportunidade de se realizarem perguntas sobre o conteúdo, e como não houveram questionamentos a aula foi encerrada.

*Referências bibliográficas

OLIVEIRA, L. M. R. Controladoria estratégica: teoria e prática. São Paulo: Atlas, 2018

MARION, J. C. Contabilidade empresarial. São Paulo: Atlas, 2019

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (217.2 Kb)   docx (989 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com