TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Fontes de Financiamento

Por:   •  25/3/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.749 Palavras (7 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 7

3 Fontes de Financiamento

        As empresas, para melhor administrarem suas finanças, devem controlar e acompanhar a quantidade de dinheiro necessário para atender seus compromissos do dia a dia. Nesta perspectiva, o acompanhamento do capital de giro assume um papel de grande importância no funcionamento da empresa, possibilitando o acesso a informações importantes, que auxiliam os administradores na tomadas de decisões, tais como: de quanto e quando gastar os recursos disponíveis, ou em outras situações analisar a necessidade de um empréstimo ou financiamento bancário.

        A análise da necessidade de um financiamento para a manutenção do capital de giro da empresa, deve ocorrer de maneira cautelosa, levando em consideração os custos e despesas. Algumas formas para evitar que a organização tenha que buscar empréstimos de terceiros, é verificar as informações visando direcionar ações que reduzam o ciclo entre a compra dos materiais e a sua comercialização; que diminuam a inadimplência dos seus clientes; aumentem a relação entre pagar o fornecedor e receber do cliente; redução na necessidade de grandes estoques; e desenvolver ferramentas que indiquem a necessidade de realização de promoções para gerar caixa.

        No entanto, se depois do levantamento do valor do capital de giro para operacionalização da empresa, verificar a necessidade de captação de financiamento para compor o mesmo, deverá analisar viabilidade de empréstimos bancários e financiamentos de curto, médio e longo prazo. Desta forma, uma grande oportunidade para a expansão dos negócios se dá pela utilização de investimentos de capital em pesquisa e desenvolvimento de novos produtos. E isto pode ser consolidado através de recursos existentes, ou por políticas de créditos oferecidos periodicamente pelo governo, com taxas de juros atraentes, possibilitando que a empresa expanda sua área de atuação, e consiga captar recursos com menores preços.

        Para que um processo de investimentos ocorra de forma satisfatória, é necessário um planejamento minucioso, como pode ser compreendido na figura 2 a seguir.

[pic 1][pic 2][pic 3]

[pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7][pic 8]

Figura 2: Processo de planejamento

Fonte: Adaptada de Padoveze (2012 p.44) [pic 9]

        Como pode ser observado na figura, o planejamento define o rumo e os caminhos futuros que a empresa deverá seguir, e ele se faz estabelecendo objetivos e metas, construindo as ações necessárias para seu alcance, e auxilia como um sinal de alerta para ações não devem ser realizadas, sempre visando um melhor desenvolvimento para o futuro da empresa.

3.1 Inovação e Pesquisa

        Recentemente a Avon apresentou um caso de grande impacto em termos de inovação e pesquisa, com o lançamento do batom ultramatte, que foi desenvolvido através da combinação de diversas competências especializadas e múltiplos profissionais da área de química, o objetivo foi atender uma demanda do mercado que combinasse com uma maior durabilidade em sua aplicação; com um toque mais suave; e uma cor mais sem brilho; características estas ainda não encontradas em outros produtos que já estavam no mercado.

        Para tal investimento, a Avon utilizou de financiamento de capital próprio da empresa, onde todo o dinheiro investido foi totalmente subsidiado pelos sócios e acionistas da empresa. Uma das grandes vantagens da utilização desta forma de financiamento é a inexistência de juros, diferentemente do que aconteceria se tal financiamento fosse gerado de uma fonte privada. Outro grande benefício é o maior grau de liberdade para a aplicação do capital, por não haver a necessidade e nem a pressão da devolução de dinheiro para terceiros. Entretanto, nesta forma de financiamento existem algumas desvantagens, que devem ser muito bem analisadas, sendo uma delas a limitação dos recursos que serão utilizados, exigindo uma maior chance de sucesso do produto lançado, para que o capital gerado com sua venda possa ser logo reinvestido na empresa.

        E mesmo com todas as inseguranças existentes no mercado, a receptividade dos clientes por este novo produto superou as expectativas mais otimistas da empresa, sendo que a meta inicial era a venda de três milhões de unidades anualmente, e este número já foi bem superado com a marca de oito milhões de unidades vendidas. A empresa agora conta com um novo desafio, que é assegurar o suprimento de um volume de produção que seja acima da capacidade atual.

        Este caso de investimento de capital próprio utilizado pela Avon, é um nítido exemplo de um financiamento planejado a curto prazo. Uma das opções para a empresa suprir esta necessidade no volume de produção, é recorrer a uma instituição bancária e realizar um financiamento a longo prazo, para melhor estruturar sua linha de produção, adquirindo novas máquinas e equipamentos; ampliando o espaço de desenvolvimento; e intensificando o investimento em pesquisas. Desta forma, a empresa conseguirá manter e ampliar sua capacidade de produção, e consequentemente, obter uma rentabilidade bem maior.

4 DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

        Desde o primórdio das civilizações, o desenvolvimento humano gerou imensos impactos para o meio ambiente, e este quadro se agravou a partir do século XVIII com a Revolução Industrial, que promoveu um grande crescimento econômico, porém de forma desordenada, com grande utilização dos recursos naturais, e pouca preocupação com a degradação do meio ambiente, que vem ocasionando ao longo dos tempos poluições do ar; contaminações do solo e das águas; desflorestamento; dentre outros impactos ambientais.

        O grande desafio das empresas ultimamente é buscar soluções para se desenvolverem de maneira sustentável, objetivando um equilíbrio que possa garantir uma melhoria de vida das pessoas, sem esgotar os recursos naturais das gerações futuras, e que minimize os efeitos de destruição dos ecossistemas. No entanto, isto é uma tarefa bem difícil, principalmente pelo fato de muitas empresas, principalmente as pequenas, encontraram-se em um cenário de desinformação, e não terem o conhecimento das mudanças necessárias que podem ser realizadas através de meios tecnológicos.

         Outro fator que ressalta a importância de um desenvolvimento sustentável, é o cumprimento das normas estabelecidas na legislação, que exigem o controle ambiental, sob o risco de penalidades em caso de descumprimento. Por isso, é de extrema importância que os gestores das empresas tenham conhecimento das normativas, para que possam se desenvolver de forma ambientalmente correta, e evite o risco de levar punições, tais como: pagamento de multas; interdição do estabelecimento; e em casos mais agravantes até pode ocasionar processos de reparação de danos e ações criminais. Cada gestor deve assumir de forma responsável suas ações, e ter a consciência dos danos que podem ser causados a toda sociedade pela sua atuação desordenada em relação ao meio ambiente, que em muitas situações visa apenas o próprio benefício financeiro do empreendimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)   pdf (97.6 Kb)   docx (15 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com