TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fontes de Financiamento

Tese: Fontes de Financiamento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/6/2013  •  Tese  •  5.504 Palavras (23 Páginas)  •  980 Visualizações

Página 1 de 23

DECISÕES DE FINANCIAMENTO GERAM

DECISÕES DE INVESTIMENTO

Prof. Raimundo Aben Athar *

Fontes de Financiamento

O financiamento das atividades empresariais é realizado mediante o emprego de diferentes tipos de fundos obtidos externamente ou gerados no curso normal da operações. Uma classificação mais ampla divide esses fundos em duas categorias: capital próprio e capital de terceiros.

O capital próprio é representado pelas contas que compõem o Patrimônio Líquido, e o capital de terceiros corresponde aos saldos das contas do Passivo Circulante e do Exigível a Longo Prazo. Deste modo, no lado direito do Balanço Patrimonial, encontra-se representada a estrutura financeira da empresa, constituída por recursos próprios que permanecerão indefinidamente na empresa e por obrigações vencíveis a curto e a longo prazo. A estrutura de capital corresponde à parte da estrutura financeira formada pelos recursos próprios e pelas exigibilidades de longo prazo.

A classificação no curto prazo de transações a vencer dentro de um ano é aceita universalmente, mas a delimitação dos períodos correspondentes a médio e longo prazo varia de acordo com as circunstâncias. Em países desenvolvidos, o médio prazo pode atingir dez anos, porém em economias menos estáveis esse limite costuma ser de três ou cinco anos.

A principal fonte externa de recursos próprios corresponde à subscrição e integralização de aumentos de capital. Outros recursos próprios obtidos externamente originam-se de ágio na emissão de ações, alienação de bônus de subscrição ou de partes beneficiárias, prêmio na emissão de debêntures e doações e subvenções para investimento. Esses recursos são classificados como Reservas de Capital, portanto não são oriundos dos lucros da empresa e tampouco de suas atividades operacionais. Existem ainda os recursos próprios obtidos na própria empresa que são os lucros não distribuídos, conhecidos contabilmente como Lucros Acumulados e Reservas de Lucros

As vendas de ativos e as reduções dos níveis de estoques, contas a receber e outros ativos possibilitam a liberação de recursos para outras finalidades. Nesses casos, não teríamos novas fontes de financiamento, mas apenas realocação de fundos.

As fontes internas de recursos de terceiros correspondem a diversas obrigações decorrentes das atividades operacionais da empresa, tais como: salários, contribuições sociais, impostos etc.

As fontes externas de recursos de terceiros podem ser geradas espontaneamente, como crédito concedido pelos fornecedores e adiantamentos de clientes relativos a bens ou serviços encomendados.

As fontes externas de passivos onerosos são constituídas pelos financiamentos e empréstimos contratados com instituições financeiras ou com outras pessoas jurídicas. A colocação no mercado de capitais de títulos de dívida emitidos pela empresa (debêntures) inclui-se nesta categoria.

Completando as fontes externas de capitais de terceiros, temos as operações de arrendamento mercantil (leasing) em que a empresa arrendatária detém a posse e o uso de ativos fixos durante a maior parte da sua vida útil, mas a propriedade é da empresa arrendadora. As obrigações contratuais da arrendatária não figuram no seu passivo, mas devem constar nas notas explicativas das demonstrações contábeis.

As fontes espontâneas de capital de terceiros são constituídas pelas exigibilidades diversas, adiantamentos de clientes e obrigações para com os fornecedores.

Exigibilidades Diversas

As exigibilidades diversas normalmente são passivos não onerosos e são de curtíssimo prazo; sua constante renovação permite à empresa dispor continuamente de uma soma de recursos que integra seu capital de giro. Exemplos:

 salários e encargos incidentes sobre a folha de pagamento, inclusive as contribuições previdenciárias e sindicais dos empregados retidas para posterior recolhimento;

 impostos e contribuições sobre o faturamento;

 imposto de renda a pagar sobre o lucro do exercício e imposto de renda retido na fonte sobre salários e dividendos;

 contas a pagar e provisões para despesas incorridas e ainda não pagas relativas a férias, 13º salário, indenizações contratuais, contingências fiscais e trabalhistas etc.

Adiantamento de Clientes

Certos bens são produzidos sob encomenda mediante a celebração de contratos que especificam as características técnicas do produto, o prazo da entrega, a base de cálculo do preço final quando este não for predeterminado etc. Neste tipo de transação, o cliente normalmente adianta certa soma de numerário ao fornecedor e poderá ter de realizar outros pagamentos durante o período de fabricação, geralmente restando pequeno valor a ser liquidado após a entrega do bem. Deste modo, a totalidade ou a maior parte dos custos de produção é financiada pelo próprio cliente. Essa prática comercial ocorre com equipamentos não produzidos em série, construção civil, projetos de engenharia e outros serviços técnicos de valor elevado.

Fornecedores  Crédito Comercial

Os fornecedores concedem crédito comercial ou mercantil aos seus clientes; esta é uma modalidade de financiamento a curto prazo concedido por uma empresa à outra, mediante o diferimento entre o momento da entrega da mercadoria ou da prestação do serviço e a data de pagamento.

As condições estabelecidas pelos fornecedores nas suas vendas a prazo apresentam-se sob formas variadas, tais como:

 Prazo em dias corridos contados a partir da data da emissão da nota fiscal ou da entrega efetiva da mercadoria quando a localização geográfica do cliente for muito distante do ponto de expedição;

 Prazo em dias contados fora a quinzena ou o mês da compra;

 Prazos para pagamentos com e sem desconto.

No caso de materiais de produção ou de mercadorias para revenda, o prazo obtido pelo comprador permite financiar a estocagem desses bens até que ocorra o pagamento da duplicata emitida pelo fornecedor.

O diferencial entre o preço à vista e a prazo ou a não utilização do desconto oferecido para efetuar o pagamento em data anterior ao vencimento final representa custos financeiros para o comprador. O fornecedor embute juros nos seus preços a prazo, e esses valores adicionados também sofrem a tributação do ICMS, IPI etc. Ao contrário,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.1 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com