TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Direito Processual do Trabalho: Fontes, Princípios do Processo do Trabalho e Justiça do Trabalho

Por:   •  9/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  21.372 Palavras (86 Páginas)  •  292 Visualizações

Página 1 de 86
  1. Direito Processual do Trabalho: Fontes, Princípios do Processo do Trabalho e Justiça do Trabalho.

I – Introdução –

O homem é um ser gregário, ou seja, tende a viver em grupos, mas também um ente capaz de possuir interesse sobre determinados bens ou utilidades da vida. Quando se verifica a coincidência de duas ou mais pessoas manifestarem interesse sobe um mesmo bem ou mesma utilidade, sem que nenhuma delas renuncie a essa pretensão, configura-se aquilo que se convencionou denominar, de conflito intersubjetivo de interesses.

A expressão “bem da vida”, utilizada na doutrina moderna, significa tudo aquilo (coisas, pessoas, etc) que possa ser objeto de aspirações, pretensões, desde que tutelas pela ordem jurídica.

A intervenção estatal na esfera da conflitualidade das pessoas assinala o surgimento da Justiça Publica ou Oficial, e, com ela, a jurisdição, a ação e o processo, essa tríade fundamental, que constitui a viga mestra de sustentação dos próprios sistemas modernos de composição heterônoma de conflitos intersubjetivos de interesses protegidos pelo ordenamento jurídico.

II - Direito Processual do Trabalho – Conceito

O Direito Processual do Trabalho pode ser conceituado como o complexo das normas legais, dos princípios, das opiniões doutrinárias e jurisprudenciais e das praticas judiciárias destinadas a regular o exercício da função jurisdicional do Estado, com vistas a solucionar os conflitos de interesses, individuais ou coletivos, constitucionalmente atribuídos a Justiça do Trabalho.

III – Fontes.

O vocábulo fonte, originário do latim fons, fontis, indica a origem, a procedência de alguma coisa.

De modo objetivo, podemos classificar as fontes do Direito Processual do Trabalho em:

  1. Formais
  1. Direta – Lei

A competência para legislar sobre direito processual é privativa da União (CF art 22, I). Porém a fonte formal direta não é apenas a Constituição Federal, temos também:

. O decreto nº 5452, de 01.05.1943, que instituiu a CLT; que foi alterado pela lei 13467/2017 e a MP 808 de 2017.

. A lei 13105 de 16.03.2015, instituidora do CPC, aplicável ao processo do trabalho por força do disposto no artigo 769 da CLT;

  1. Indireta – Doutrina e Jurisprudência.
  1. Integrativa – usos e costumes e princípios jurídicos -

Em que pese ao fato do nosso ordenamento jurídico ser minucioso, ele apresenta certas lacunas. Esses espaços vazios devem ser supridos ou integrados, pois, embora se admita a possibilidade de a legislação ser lacunosa, não se aceita que o direito o seja.

Costumes – Apesar de um dos princípios constitucionais mais importantes para o Estado Democrático de Direito é da legalidade ou da reserva legal, inscrito no inciso II, do artigo 5º da CF, segundo o qual ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude da lei, o sistema legal permite ao Juiz, nas lacunas da lei, decidir de acordo com os costumes.

Princípios Gerais de Direito – O artigo 8º do CPC  dispõe que  ao aplicar o ordenamento jurídico, o juiz deve atender aos fins sociais e às exigências do bem comum, resguardando e promovendo  a dignidade da pessoa humana e observando a proporcionalidade, a razoabilidade, a legalidade, a publicidade e a eficiência.

  1. Informal: processo da praxe. Ao lado do processo oficial, e com ele convivendo com certa harmonia, numa espécie de simbiose sistêmica, temos o processo da praxe, constituído pelo conjunto de atos, não previstos em lei, que os Juizes do Trabalho praticam com o objetivo, via de regra, de conferir maior efetividade ao próprio processo oficial.

Exemplo – defesa escrita; razões finais em memoriais.

Princípios -  

Conceito – São formulações genéricas, de caráter normativo, destinados a não apenas a tornar logicamente compreensível a ordem jurídica e a justificar ideologicamente essa mesma ordem, como também a servir de fundamento para a interpretação ou para a própria criação de normas legais próprias. Os princípios também podem servir para motivar a sentença quando houver uma lacuna na lei quanto ao ponto a ser apreciado pelo Juiz.

Inexistem princípios eternos: eles podem ser substituídos por outros, ou mesmo, eliminados, como quando ocorrer a modificação da matriz legislativa ou do fato em que se inspiraram. Sob outro aspecto, a autoridade (normatividade) dos princípios decorre de sua aceitação pela generalidade (ou, quando menos, pela grande maioria) dos juristas e dos operadores do direito.

Classificação –

Princípios Constitucionais e infraconstitucionais –

A classificação dos princípios processuais em Constitucionais e infraconstitucionais adota como critério fundamental o fato de essas normas estarem previstas, ou não, na CF.

Essa classificação não é inútil. Se o principio estiver inscrito na Constituição Federal não poderá ser eliminado ou modificado pelo legislador ordinário. Esses princípios representam, portanto, uma garantia constitucional dos indivíduos e da coletividade. Apenas para exemplificar: O direito de ação está contido no artigo 5º, inciso XXXV da CF, sendo assim o legislador ordinário não poderá cercear ou restringir o exercício deste direito.

Princípios Constitucionais:

  1. Devido Processo Legal (artigo 5º, LIV);

Em verdade, o principio do devido processo legal não pode ser visto como um dos tantos princípios, senão como o mais importante de todos, um superprincipio, por assim dizer, do qual todos os outros, de certa forma, decorrem. Realmente se verificarmos que o devido processo legal compreende: a) o direito a citação; b) o direito a um julgamento público, e, rápido; c) o direito a produção de provas em geral; d)o direito ao contraditório; e) o direito de não ser processado por lei retroativa; f)o direito da igualdade de tratamento; g) o direito de não ser acusado ou condenado com base em provas ilegais; h) o direito a assistência judiciária gratuita; i) o direito de obter uma sentença fundamentada; etc. Podemos então concluir que praticamente todos os princípios processuais estão contidos na cláusula constitucional do due process of law.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (141.3 Kb)   pdf (431.5 Kb)   docx (90.8 Kb)  
Continuar por mais 85 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com