TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Gastronomia Design de Superfície

Por:   •  30/11/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.363 Palavras (6 Páginas)  •  65 Visualizações

Página 1 de 6

Design de Superfície - Primeira Avaliação 2021.2

Avaliação escrita da primeira unidade

1) O design de superfície não se limita à inserção de desenhos, cores e texturas sobre um substrato, cuja função principal seria apenas conferir qualidades às superfícies por meio de projetos de revestimento. Já é possível pensar a superfície além da parte externa dos corpos e objetos, ou relacionada à repetição e combinação de módulos em estamparia contínua. O design têxtil é a maior área de aplicação do design de superfície e com maior diversidade de técnicas. Relacione a primeira com a segunda coluna. A opção CORRETA é: 

[pic 1]

  1. 2 – 1 –4 – 3 – 5
  2. 3 –4 –2 – 1 - 5
  3. 3 – 4 – 5 – 1 – 2
  4. 4 –3 – 5 –1 - 2
  5. 5 –2 – 1 – 4 –3

2) Existe uma variedade de possibilidades de encaixe dos módulos, diferentes sistemas de repetição. Porém, existem tipos de sistemas básicos pelos quais o módulo pode ser repetido dentro do processo industrial. Analisando-se as figuras I, II e III, é CORRETO afirmar que: 

[pic 2]

  1. Da esquerda para a direita: não-alinhado vertical, sistema alinhado, não alinhado horizontal.
  2. Da esquerda para a direita: repetição formal, sistema alinhado, repetição super informal.
  3. Da esquerda para a direita: sistema de colunas, sistema de linhas, sistema de tijolo.
  4. Da esquerda para a direita: sistema alinhado, não-alinhado vertical, não alinhado horizontal.
  5. Da esquerda para a direita: não alinhado horizontal, sistema alinhado, não-alinhado vertical.

3)Todas as áreas do design, com maior ou menor apelo visual, utilizam recursos da linguagem visual como meio de expressão, trabalham com o mesmo material, mas fazem coisas diferentes, porque têm objetivos e metodologias diferentes. A sintaxe visual do design de superfície identifica funções dos elementos visuais no padrão da estamparia, quais sejam:

I. Elementos de análise parcial da substituição primária – são elementos que podem ocorrer de forma isolada ou não, com revestimento do tipo ‘casca de ovo’.

II. Figuras ou motivos – são formas ou conjuntos de formas recorrentes na composição, apresentando variações de tamanho, posição e até pequenas alterações formais. São o tema da mensagem visual da composição.

III. Elementos de preenchimento – são texturas, grafismos, etc., que preenchem planos e/ou camadas, responsáveis pela ligação visual e tátil dos elementos.

IV. Elementos de ritmo – são elementos com mais força visual que os demais. A força ou tensão é conseguida pela configuração, posição, cor, dentre outros aspectos conferidos aos elementos no espaço.

V. Figuras do discurso de pacto velado – são elementos da semiótica constitucional daquilo que se decide anteriormente à atividade projetual do design de estamparia.

A opção CORRETA é: 

  1. I – II – III – IV – V
  2. I – III – IV – V
  3. IV – V
  4. II –IV – V
  5. II – III – IV

4) O design de superfície herdou da arte a liberdade de criação que é materializada pelo domínio da linguagem visual e de lógicas criativas. Os princípios básicos clássicos incorporam elementos de construção da atividade projetual em DS e suas articulações. A partir dessa abordagem, relacione a segunda coluna de acordo com a primeira. A opção CORRETA é: 

[pic 3]

  1. 2 – 1 – 4 – 3 – 5
  2. 5 – 3 – 1 – 2 – 4
  3. 4 – 3 – 1 – 5 – 2
  4. 3 – 4 – 2 – 1 – 5
  5. 3 – 4 – 5 – 1 – 2

5) A nomenclatura Design de Superfície é associada à criação e tratamento de imagens em superfícies, sem vínculo reduzido a um material ou outro, ou mesmo, a um tipo específico de processo de impressão. É um campo, dentro do mercado de moda, que está, cada vez mais, adquirindo importância no nosso cotidiano. Considere a seguir as áreas onde o design de superfície atua:

I. Papelaria

II. Têxtil

III. Na superfície da Cerâmica

IV. Malharia

V. No interior do tecido orgânico do corpo humano

Está CORRETA a opção: 

  1. I - II – III – IV
  2. I – III
  3. I – II – III – IV – V
  4. II
  5. III– IV – V

6) Designers de estamparia têxtil trabalham em um contexto que exige a capacidade de iniciar e interpretar uma inspiração de design – considerando-se as tendências dos consumidores, tendências de moda e as exigências de diferentes segmentos do mercado – por meio da compreensão da tradição e da história dos estilos de design. A interpretação desses elementos formará o pano de fundo ou a base para o trabalho criativo do designer e deve estar contido no briefing que dá início a atividade projetual do designer, contextualizando o projeto. Segundo Amanda Briggs, os parâmetros do briefing para o projeto são:

I. Tipo de loja onde é vendido o tecido a ser usado

II. Inspiração de design

III. Estilos de design e tradição da estampa

IV. Níveis de mercado

V. Previsão de tendências

Está CORRETA a opção: 

  1. I – III - IV
  2. II – IV -V
  3. II – III – IV - V
  4. I – V
  5. I – IV

7) Observe a figura abaixo e responda. Todos os padrões são criados a partir de três elementos básicos. São eles: *

[pic 4]

  1. linha em cima – linha embaixo – linha diagonal
  2. bolinhas – quadrados – polígonos
  3. linhas – colunas – diagonais
  4. pontos – linhas – grids
  5. grade – grid – grelha

8) Em alguns projetos, a observação aos encaixes torna-se obrigatória, pois o encontro das formas entre um módulo e outro é responsável pela continuação do desenho e pela fluência visual entre os módulos. A noção de __________, no contexto de design de superfície, é a colocação dos módulos nos dois sentidos, comprimento e largura, de modo contínuo, configurando o padrão. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (314.4 Kb)   docx (263.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com