TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Entre design e trabalho

Ensaio: Entre design e trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/8/2014  •  Ensaio  •  2.113 Palavras (9 Páginas)  •  1.856 Visualizações

Página 1 de 9

1. Qual a diferença entre projeto e operação?

R: Projeto é um empreendimento temporário com o intuito de criar um produto ou serviço único. Tem começo e fim bem definidos.

É o conjunto de ações cujo resultado, em um dado período, contribui para o atendimento de uma necessidade administrativa ou operacional da organização. Portanto, o projeto tem um começo e fim bem definidos, já a operação pe um trabalho continuo.

2.Qual a finalidade do PDP?

R: O Processo de Desenvolvimento do Produto tem como finalidade analisar casa area de um novo projeto, analisa desde sua criação, passo-a-passo, até seu desenvolvimento (produção).

3. Como o PDP pode contribuir para a capacidade competitiva de uma empresa?

R: O PDP identifica as necessidades do mercado e desenvolve um produto que atenda às suas expectativas em termos de qualidade total do produto, no tempo adequado (mais rápido que os concorrentes) e a um custo competitivo.

4.Quais as principais características específicas do PDP?

R: elevado grau de incertezas e riscos das atividades e resultados; decisões importantes devem ser tomadas no início do processo, quando as incertezas são ainda maiores; as decisões técnicas iniciais determinam 85% do custo final do produto; dificuldade de mudar as decisões iniciais ; manipulação e geração da alto volume de informações; as informações e atividades provêm de diferentes fontes e áreas da empresa e da cadeia de suprimentos; multiplicidade de requisitos a serem atendidos pelo processo, considerando todas as fases do ciclo de vida do produto e seus clientes.

5.Qual a importância, para a empresa, de uma boa gestão estratégica e operacional do PDP?

R: Garantir que as incertezas sejam minimizadas por meio da qualidade das informações, e que, a cada momento de indecisão, exista um controle constante dos requisitos a serem atendidos e uma vigilância das possíveis mudanças de mercado

6. Faça uma síntese e discuta as principais características e diferenças entre as abordagens Tradicional e Integrada para a gestão do PDP.

R: Na Tradicional predomina a hierarquia e linearidade no fluxo de informação e das atividades entre P&D, Engenharia do Produto e de Processo, Produção, Vendas, Assistência Técnica, etc., que são vistas como seqüenciais e sem que uma interaja com as demais ; A alta administração participa pouco das principais definições das metas de P&D e DP ;Existem barreiras organizacionais e de comunicação entre essas áreas e o restante da empresa; As áreas de P&D e de DP tendem a ser mais isoladas e não integradas à estratégia geral do negócio.

Os fornecedores somente são ouvidos nas fases finais do desenvolvimento. A empresa procura ser auto-suficiente; As atividades de P&D e DP são consideradas como um conjunto de atividades de risco e, portanto, de difícil mensuração e controle. Assim, na área havia uma forte resistência a controle e à contabilidade de custo e análise do retorno de investimento; Os profissionais da área eram especializados, com a promoção na carreira sendo essencialmente vertical e sem mobilidade horizontal para outras áreas, valorizando o aprofundamento e isolamento do conhecimento .

Na abordagem Integrada temos que:

O desenvolvimento do produto é visto como um processo; A P&D e o DP são inseridos na estratégia geral da empresa e de sua cultura; O uso de projetos plataforma e modularizados para criar grande variedade de produtos, atendendo aos diferentes segmentos, com baixo investimento; O desenvolvimento de tecnologias e de produtos é visto como fundamental para a estratégia e a capacidade competitiva da empresa, e faz parte das preocupações maiores da alta administração; Há maior capacidade e intensidade de comunicação entre os setores e departamentos, possibilitando formas de trabalho em grupo; Os projetos são conduzidos por meio de times de desenvolvimento multifuncionais; Os fornecedores são envolvidos desde o início do desenvolvimento e há mais facilidade de fazer alianças estratégicas para o projeto; Os projetos são constantemente submetidos à revisão e avaliação técnica e de custos, bem como de seu alinhamento com as estratégias de marketing e de produto; Os recursos aplicados do DP devem ser justificados pelas necessidades e são controlados e avaliados constantemente; Os profissionais tendem a ser mais generalistas. Há promoção tanto vertical quanto horizontal e há muita mobilidade de pessoal internamente para áreas externas, para outras áreas da organização; O treinamento e a seleção de pessoal reforçam os atributos mais gerais, como a capacidade de trabalho em grupo; O estímulo à participação das áreas envolvidas ocorre em todas as fases do projeto, mas particularmente no início, ela é fundamental para que haja consenso sobre os parâmetros básicos do projeto, evitando divergências posteriores.

7. Quais as principais características, bem como os pontos fortes e fracos, dos arranjos organizacionais para equipes de desenvolvimento?

R: Fortalece a especialização do conhecimento; Maior otimização de recursos; Carente de maior coordenação e integração, principalmente em projetos multifuncionais; Dificuldades de interação e colaboração entre os setores, o que estimula o surgimento de conflitos funcionais.

8. Porque é tão importante que a definição de portfólio de produtos esteja relacionada com a estratégia de negócios da empresa? Cite os problemas que podem acontecer caso essa ligação seja fraca.

R: Porque com isso os projetos se integram as necessidades e demandas da empresa , também com isso você prevê o tempo e gera previsões sobre seus produtos .

9. Qual a relação entre Estratégia de Produto, Portfólio de Produtos e Minuta do Projeto?

R: A Estratégia do Produto te cmo meta obter um plano contendo o portfólio de produtos da empresa a partir do Planejamento Estratégico da Unidade de Negócios. Isso significa uma lista descrevendo a linha de produtos da empresa e os projetos que serão desenvolvidos, de maneira a auxiliá-la a atingir as metas estratégicas do negócio. O Portfólio de produtos é um processo estruturado de decisão sobre quais projetos devem ou não ser desenvolvidos dentro da organização. Esse processo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com