TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Gestao de Negocios

Por:   •  7/7/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.358 Palavras (10 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE ANHANGUERA DE SÃO PAULO

UNIAN – 03

Administração de Empresas

GESTÃO DE NEGÓCIOS INTERNACIONAIS

Santo André – SP

2016

SUMÁRIO        

INTRODUÇÃO........................................................................................................................03

AULA TEMA 01

A Globalização dos mercados...................................................................................................04

AULA TEMA 02

Teorias do Comércio internacional......................................................................................05-06
AULA TEMA 03

 Regulação do Comércio Internacional e Impactos nos Negócios............................................07

AULA TEMA 04

A Macroeconomia do Setor Externo: Uma Introdução............................................................08

AULA TEMA 05

Crises Cambiais e a Experiência Latino-Americana na Década de 1990............................09-10

AULA TEMA 06

O Setor Externo da Economia Brasileira.............................................................................10-11
CONCLUSÃO......................................................................................................................... 12

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS......................................................................................13

 

INTRODUÇÃO          

        Essa atividade colaborativa tem o objetivo de relatar um tipo de negócio realizado com outro país: neste caso a exportação de Soja para os Estados Unidos da América. O trabalho contempla um breve histórico dos Estados Unidos, como sua Geografia, características culturais e populacionais, dados econômicos, regime cambial, taxa interna de juros, taxa anual de inflação, barreiras tarifárias e não-tarifárias, estratégias de marketing e logísticas de exportação da soja.

AULA TEMA 01

A GLOBALIZAÇÃO DOS MERCADOS

Apresente-se aos outros alunos do seu grupo por meio de Fórum, falando sobre a sua cidade, as coisas que você gosta de fazer, esporte que gosta de praticar, de onde vem sua família, etc. Além dessas informações, se voe estiver empregado no momento, explique um pouco sobre a empresa em que trabalha as atividades que ela pratica os bens e/ou serviços que produz e se ela realiza alguma negociação internacional. Caso não esteja trabalhando no momento, fale sobre a última empresa em que atuou. A primeira atividade proposta ao grupo será a de discutirem sobre para qual país vocês gostariam de exportar e qual produto nacional vocês exportariam. Ao final da discussão, escolham um produto e um país, dentre os propostos pelos integrantes do grupo, que vocês gostariam de envolver em suas negociações internacionais.

          Não houve condições para formação de grupo, devido à ausência de alunos no fórum. Então escolhi como país para desenvolver negociações internacionais o EUA e o produto escolhido foi a Soja.





 

 
AULA TEMA 02

TEORIAS DO COMÉRCIO INTERNACIONAL

Conforme solicitado na Atividade Colaborativa da aula anterior (e nos outros exercícios das aulas-tema 01 e 02), você juntamente com seu grupo, já escolheu um país e um produto para exportar, e também já discutiu sobre a vantagem comparativa desse país em relação a outros e já verificou quais produtos esse país mais exporta e qual foi o crescimento de sua economia, ou seja, vocês estão repletos de informações para saber se realmente valerá a pena negociar com esse país e se o produto escolhido será aceito nesse mercado. Mas vamos avançar um pouco mais e dar mais um passo para elaboração dessa atividade?  Portanto, em grupo, executem a 1ª etapa da atividade em questão, relatando em no máximo quatro páginas o que chamaremos de “Histórico do País Importador”. Esse histórico deverá conter tudo o que você pesquisou sobre o país, como:

Nome

Estados Unidos da América

Geografia

Os Estados Unidos da América são uma república federal formada por 50 estados agrupados, exceto o arquipélago do Havaí e o Alaska, situado a noroeste do Canadá. Ocupam a parte central do subcontinente norte americano estendendo-se por 4000 km de leste a oeste e 2000 km de sul a norte. Este país de grandes dimensões (o quarto maior do mundo) faz fronteira com o Canadá ao norte, com o Oceano Atlântico a leste, a sudeste com o golfo do México e o Oceano Pacífico a oeste.

Mapa dos Estados Unidos

Os territórios norte americanos compreendem a ilha de Porto Rico, que possui status de estado livre associado, a zona do canal do Panamá, as Ilhas Virgens (no Caribe) e diversas ilhas e ilhotas do pacífico (Guam, Samoa Americana, Midway, Wake, etc.). Sua capital é Washington e está situada no distrito de Columbia.

De este a oeste, há cinco grandes unidades geomorfológicas: a planície litoral atlântica, a cadeia dos Apalaches, a planície central, as Montanhas Rochosas e terras altas do oeste e a cordilheira da costa.

Dadas as dimensões deste país há ali um grande número de paisagens climatobotâncias. O clima polar aparece no norte do Alaska e é o de menor representatividade do país. O clima continental úmido aparece basicamente ao este do rio Mississipi e os montes Apalaches, na metade norte desta região, também podendo ser encontrado em alguns pontos a oeste das Montanhas Rochosas. O clima seco das latitudes médias aparece nas zonas centrais dos Estados Unidos a este do rio Mississipi e em muitas depressões das Montanhas Rochosas. O clima marítimo da costa oeste tem pouca representação, limita-se a uma estreita faixa da costa do Pacífico (desde o norte da Califórnia até a fronteira com o Canadá, e na costa do Alaska).

Principais produtos Importados:

Bens de consumo 23,0%, combustíveis, 22,1%, máquinas e equipamentos para produção, 19,9%; não-combustível suprimentos industriais, 14,8%, veículos automóveis e partes, 11,1%; de alimentos e bebidas, 4,2%; aeronaves e peças, 1,7% e 3,2% outros. (2008)

 Principais produtos Exportados:

Suprimentos industriais, 29,8%; máquinas de produção, 29,5%; bens não-automática de consumo, 12,4%, veículos automóveis e partes, 9,3%; de alimentos e bebidas, 8,3%; aeronaves e peças, 6,6%; outros, 4,1%. (2008)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.2 Kb)   pdf (144.9 Kb)   docx (17.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com