TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GEstão Negocios

Exames: GEstão Negocios. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2014  •  1.060 Palavras (5 Páginas)  •  682 Visualizações

Página 1 de 5

Pesquisar no PLT 302 e nos artigos disponível em:

https://drive.google.com/file/d/0BzEyXOpiO7qpZXYyMnJ6cHk2cFE/edit?usp=sharing.

Acesso 23 de jan. de 2014 e,

FACULDADE ANHANGUERA DO RIO GRANDE

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS

ETAPAS 1, 2 & 3

ELIANE GOULART - RA 9213592080

RIO GRANDE,

2012.

ELIANE GOULART - RA 9213592080

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS

ETAPAS 1, 2 & 3

Trabalho apresentado à disciplina de Competências Profissionais da Faculdade Anhanguera do Rio Grande. Sob Orientação do Professor Esp. André Touguinha Assumpção.

RIO GRANDE,

2012.

Introdução

Esta breve pesquisa tem como propósito compreender o planejamento da ação empresarial como uma das principais funções do administrador dentro do Processo Administrativo durante a busca do bom desempenho da organização. Também haverá um confronto entre a mensagem dos Professores Roberto Shinyashiki e Paulo Barreto dos Santos, em relação ao conteúdo pesquisado no PLT sobre a importância do planejamento nas atividades do administrador que deseja obter sucesso empresarial. Ainda serão citados e explicados os três tipos de planejamento que são: estratégico, tático e operacional.

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS

ETAPA 1

Processo Administrativo: Planejamento da ação empresarial

O planejamento é a definição de um futuro desejado e de meios para alcançá-lo, é indispensável em qualquer atividade e tem por objetivo minimizar a necessidade de revisões durante sua execução. É o lado racional da ação. É um processo contínuo e dinâmico que consiste em ações intencionais e desejadas de um objetivo futuro.

Um bom administrador deve sempre desenvolver planos de ação e criar condições para que as estratégias implantadas sejam alcançadas e tragam os resultados esperados para a organização.

A mensagem dos professores Roberto Shinyashiki e Paulo Barreto dos Santos é sinônimo do conteúdo estudado no PLT de Gestão Estratégica de Costa 2010 e no PLT de Chiavenato 2007, onde mostra claramente que a função do planejamento hoje em dia é de suma importância para o sucesso empresarial e, consequentemente, profissional. O profissional deve planejar e executar o presente sempre pensando no futuro.

Se acomodar nas estratégias e no sucesso do presente é correr o risco de ter que amargar fracassos e decepções no futuro. O sucesso do presente não pode levar ao descuido, a achar que as coisas vão continuar dando certo sempre. Não se descuide com o sucesso no presente para garantir sempre o sucesso no futuro, este deve ser o pensamento do planejador- administrador.

Na prática, podem-se distinguir três tipos de planejamento:

Planejamento estratégico: É conceituado como um processo gerencial que possibilita ao executivo estabelecer o rumo a ser seguido pela empresa com o seu ambiente. É realizado no nível institucional da empresa.

Relaciona-se a objetivos de longo prazo e com maneiras e ações para alcançá-los, que afetam a empresa como um todo.

Planejamento tático: Relaciona-se a objetivos de curto prazo, e com maneiras e ações que, geralmente, afetam somente uma parte da empresa.

Tem como eixo central otimizar determinadas áreas de resultados, e não a empresa como um todo. Portanto, trabalha com decomposição dos objetivos e políticas estabelecidas no planejamento estratégico.

Planejamento operacional: Pode ser considerado como a formalização, principalmente através de documentos escritos das metodologias de desenvolvimento e implantações estabelecidas.

Conclusão

A partir da pesquisa realizada pode-se concluir que o planejamento da ação empresarial é muito importante para que toda e qualquer organização alcance seus objetivos futuros. Todo e qualquer administrador deve sempre planejar de maneira racional e objetiva as ações presentes com o foco em alcançar um objeto desejável para a organização no futuro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com