TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Governança Coorporativa

Por:   •  2/4/2022  •  Trabalho acadêmico  •  967 Palavras (4 Páginas)  •  129 Visualizações

Página 1 de 4

Contexto atual da sociedade indicada

A empresa escolhida para esta atividade é a Magazine Luiza S.A., a qual, mesmo perante as dificuldades passadas durante o período mais grave da pandemia do COVID-19, continuou em plenas atividades, inclusive com aumento de suas vendas neste mesmo período. E, segundo sua diretoria, tal feito se deve aos anos de investimentos digitais já realizados pela referida empresa.

Contudo, em dezembro de 2021, suas ações verificaram uma queda, mesmo sendo uma das empresas que mais se valorizou nos últimos cinco anos na Bolsa de Valores. Tal queda se deve pela inflação, desaceleração de crescimento e a competição.

Boas práticas de governança corporativa e obrigatoriedade de adoção dessas práticas por parte das sociedades empresárias

A administração corporativa ou governança corporativa trata-se de um modelo de gestão, a qual será a base de uma empresa, considerando todas as nuances de um negócio, como por exemplo, o bem-estar de seus funcionários. Suas boas práticas trazem diversos benefícios no que tange à administração da empresa, onde serão aplicadas a confiabilidade e a segurança aos conhecidos stakeholders. Sendo assim, há uma lista de práticas de governança corpotarativa e dentre os elementos se pode citar: responsabilidade corporativa, reuniões periódicas, novos investidores, transparência e valorização da imagem da empresa.

No que concerne à obrigatoriedade da adoção de tais práticas, ela apenas existe, desde 2019, para as empresas de Planos de Saúde e Administradoras de Benefícios. Contudo, para o ano de 2023 as operadoras de médio e grande porte, possuem a previsão de tal obrigatoriedade, de forma a elevar seus níveis para os controles internos e a gestão de risco. Por enquanto, tal medida ainda é facultativa.

A principal prática que trouxe mais sucesso à empresa Magazine Luiza foi o implemento e aumento do uso das tecnologias e dos ambientes digitais, feito este, que pode e deve ser utilizado pelas demais empresas, pois, devido ao grande desafio que a pandemia trouxe ao mundo comercial e das ações, principalmente no que concerne às vendas físicas, é possível concluir que as organizações ligadas a tal tecnologia possuíram um sucesso maior do que aquelas que ainda não tinham adotado tal elemento.

Outra ação de extrema valia é a fidelização dos clientes, pois, aqueles que não puderam adquirir seus produtos por razões externas às empresas, se fazem questão e são fiéis, eles o farão de qualquer forma.

Impacto gerado na governança quando da presença da família no controle da companhia e como isso pode vir a ser trabalhado pela estrutura de governança na sociedade escolhida

Quando existe uma empresa familiar, a qual é o caso da Magazine Luiza, e a governança corporativa é aplicada, encontra-se o caminho da solidez e da reinvenção. Há maiores investimentos em inovações e planejamento, bem como a busca por novas opções de modelos de negócio. Vale lembrar, que este tipo de empresa prevê um valor inestimável a elementos como, por exemplo, seus princípios, ética e filososia, sendo assim, a governança vem para somar a parte do planejamento estratégico aos elementos antes citados.

Preservação de interesses de pequenos investidores na sociedade empresária

A Magazine Luiza tornou, em meados de 2019, mais acessíveis suas ações para os pequenos investidores, a partir do desdobramento de seus papéis em oito, com o intuito de diminuição do lote mínimo de negociação, na época iniciando em R$ 2.884.

É muito importante que uma empresa possua e desencadeie o interesse de pequenos investidores, pois aumenta a liquidez das ações, conferindo melhor patamar para as mesmas.

Auxílio apresentado pelo Conselho de Administração para a superação da crise

A principal estratégia da Magazine Luiza para superação da crise é o Novo Ciclo de Transformação Digital. Tal estratégia possui uma prospecção de cinco anos, onde ela se completará,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (45.5 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com