TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Interdisciplinar

Por:   •  20/6/2016  •  Projeto de pesquisa  •  12.143 Palavras (49 Páginas)  •  279 Visualizações

Página 1 de 49

[pic 1]

Estudos Interdisciplinares

Diego Larrahona

Manuela Silva

Bianca Rodrigues

Piracicaba

2016

FICHAMENTOS

1.        CONTABILIDADE

1.1 BALANÇO PATRIMONIAL

”Reflete a posição financeira em determinado momento, normalmente no fim do ano ou de um período prefixado.” (IUDÍCIBUS; MARION, 1986 p. 179).

“O Balanço é a demonstração contábil que tem por finalidade apresentar a situação patrimonial da empresa em dado momento.” (FEA, USP. 1980 p.210).

“O Balanço Patrimonial, e a Demonstração Financeira que evidencia, resumidamente, o Patrimônio da empresa, quantitativa e qualitativamente.” (RIBEIRO, 2013 p. 344).

1.2 GRUPOS DE CONTAS DO ATIVO

“O Ativo está disposto em grupos de contas homogêneas ou de mesmas características. Os itens do Ativo são agrupados de acordo com a sua liquidez, isto é, de acordo com a rapidez que podem ser convertidos em dinheiro” (IUDÍCIBUS; MARION, 1986 p. 183).

“O Ativo compreende os bens e os direitos da entidade expressos em moeda; Caixa, Bancos (ambos constituem disponibilidades financeiras imediatas), Imóveis, Veículos, Equipamentos, Mercadorias, Títulos a Receber (estes últimos sendo quantias que terceiros devem à entidade, em virtude de transações de crédito, tais como empréstimos de dinheiro ou vendas a prazo), são alguns dos bens e direitos que uma empresa normalmente possui.” (FEA, USP. 1980 p. 30).

“Neste grupo são classificadas as contas que representam os valores numerários (dinheiro em caixa e em banco), os Bens destinados à venda ou a consumo próprio, e os Direitos cujos vencimentos ocorram durante o Exercício seguinte ao Balanço em que as contas estiverem sendo classificadas”. (RIBEIRO, 2013 p. 194).

1.3 GRUPOS DE CONTAS DO PASSIVO

“O Passivo agrupa contas de acordo com o seu vencimento, isto é, aquelas contas que serão liquidadas mais rapidamente integram um primeiro grupo. Aquelas que serão pagas num prazo mais longo formam outro grupo” (IUDÍCIBUS; MARION, 1986 p. 186)

“O Passivo compreende basicamente as obrigações a pagar, isto é, as quantias que a empresa deve a terceiros: Títulos a Pagar, Contas a Pagar, Salários a Pagar, Impostos a Pagar, Hipotecas a Pagar, são algumas das obrigações assumidas normalmente por uma entidade. Existem outras obrigações [...].” (FEA, USP. 1980 p. 31).

“Neste grupo constam todas as contas que representam Obrigações, cujos vencimentos ocorram durante o Exercício seguinte ao do Balanço em que as contas estiverem sendo classificadas. Esse grupo poderá conter subdivisões, de acordo com a natureza de cada Obrigação” (RIBEIRO, 2013 p. 197).

1.4 DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO

“A demonstração do resultado do exercício é um resumo ordenado das receitas e despesas da empresa em determinado período (12 meses). É apresentada de forma dedutiva (vertical), ou seja, das receitas subtraem-se as despesas e, em seguida, indica-se o resultado (lucro ou prejuízo).”  (IUDÍCIBUS; MARION, 1986 p. 188)

“A conta de Lucros ou Perdas serve, pois, de intermediária na apuração do resultado de um exercício. Entretanto, não basta apenas a conta do razão de Lucros e Perdas, onde aparecem as contrapartidas das contas de despesa e de receita encerradas no fim do exercício. É necessário também uma demonstração desta conta, onde aparecerão detalhadamente no seu lado esquerdo (débito) todas as contas de despesa e, no lado direito (crédito), todas as contas de receita, inclusive o resultado líquido e sua destinação, no lado esquerdo – no caso de lucro – e no lado direito – no caso de prejuízo. ”  (FEA, USP. 1980 p. 76).

“Essa Demonstração evidencia o Resultado que a empresa obteve (Lucro ou Prejuízo) ao desenvolvimento de suas atividades durante um determinado período, geralmente igual a um ano” (RIBEIRO, 2013 p. 349).

1.5 DEMONSTRAÇÃO DO FLUXO DE CAIXA

“De forma condensada, a Demonstração do Fluxo de Caixa (DFC) indica a origem de todo o dinheiro que entrou no Caixa, bem como a aplicação de todo o dinheiro que saiu do Caixa em determinado período, e, ainda, o Resultado do Fluxo Financeiro” (IUDÍCIBUS; MARION,1986 p. 121).

“[...] representa-se as receitas e despesas através do diagrama do fluxo de caixa, que se constitui de um esquema simplificado das entradas (receitas) e saídas (despesas) que o investimento envolve.” (DE FRANCISCO, 1988 p. 197).

“Fluxo de caixa é uma sucessão temporal de entradas e de saídas de dinheiro     no caixa de uma entidade.” (PUCCINI, 2011 P. 20).

1.6 PASSIVOS CIRCULANTES

“São as obrigações que normalmente são pagas dentro de um ano: contas a pagar, dívidas com fornecedores de mercadorias ou matérias primas, impostos a recolher (para o governo), empréstimos bancários com vencimento nos próximos 360 dias, provisões (despesas incorridas, geradas, ainda não pagas, mas já reconhecidas pela empresa: Imposto de Renda, férias, 13º salário etc.).” (IUDÍCIBUS; MARION, 1986 p. 186).

“O Passivo compreende basicamente as obrigações a pagar, isto é, as quantias que a empresa deve a terceiros: Títulos a Pagar, Contas a Pagar, Salários a Pagar, Impostos a Pagar, Hipotecas a Pagar, são algumas das obrigações assumidas normalmente por uma entidade. Existem outras obrigações [...] . (FEA, USP. 1980 p. 31). [...] As que pertencem ao seu Passivo formam o Passivo Circulante. [...] Também são classificados como Circulantes os Valores cujos recebimentos ou pagamentos fiquem dentro do prazo necessário ao Ciclo completo. [...] O Passivo Circulante é formado pelo Exigível a Curto Prazo.” (FEA, USP. 1980 p. 248).

“Neste grupo são classificadas todas as contas que representam as Obrigações que a empresa terá de pagar no exercício seguinte ao Balanço” (RIBEIRO, 2013 p. 61).

2- MATEMÁTICA FINANCEIRA

2.1 – JUROS SIMPLES

“No cálculo financeiro, juro é uma compensação em dinheiro pelo uso de um capital financeiro, por determinado tempo, a uma taxa previamente combinada” (DE FRANCISCO, 1988 p. 11).

“Em regime de juros simples, o juro é determinado tomando como base de cálculo o capital da operação, e o total do juro é devido ao credor no final da operação.” (PUCCINI, 2011 p. 33).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (84.2 Kb)   pdf (454.8 Kb)   docx (835.1 Kb)  
Continuar por mais 48 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com