TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Interdisciplinar de Graduação - Modelo Canvas

Por:   •  1/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.787 Palavras (12 Páginas)  •  903 Visualizações

Página 1 de 12

Centro Universitário de Belo Horizonte – UNIBH

Élber José de Souza Junior

Leandro Lopes

Luiza de Barros Araújo

Luis Fernando Mendonça

Monique Luciano Ferreira

Nilia Nidia Nascimento

TRABALHO INTERDISCIPLINAR DE

GRADUAÇÃO III – MODELO CANVAS

Belo Horizonte

1º semestre/2016

Centro Universitário de Belo Horizonte – UNIBH

Élber José de Souza Junior

Leandro Lopes

Luiza de Barros Araújo

Luis Fernando Mendonça

Monique Luciano Ferreira

Nilia Nidia Nascimento

TRABALHO INTERDISCIPLINAR DE

GRADUAÇÃO III – MODELO CANVAS

Trabalho para conclusão da disciplina

Trabalho Interdisciplinar de Graduação III

do curso de Administração do

Centro Universitário de Belo Horizonte

Professora: Lilian de Oliveira Moura

        Belo Horizonte

1º semestre/2016

  1. Introdução

Negócios são sistemas compostos por várias partes, as quais interagem diariamente para atingir os objetivos definidos. Modelo de negócios, por sua vez, é a forma definida pela qual essas partes interagem e pode ser representado teórica ou visualmente. Portanto, o Modelo de Negócios busca validar ideias que possam inovar e facilitar o planejamento das necessidades uma organização, de forma criativa e inovadora. (Resumo – Business Model Generation/OSTEWALDER, ALEXANDER, 2010).

Um Modelo de Negócios descreve a lógica de criação, entrega

e captura de valor por parte de uma organização.

(OSTERWALDER, 2010, PAG.14)

O Modelo Canvas é um tipo de ferramenta que trabalha com a descrição de uma organização de forma visual e resumida, e por ser menos formal, ela pode ser utilizada com maior frequência no cotidiano. Este modelo é composto por nove partes diferenciadas, sendo que cada uma delas torna possível visualizar a organização e pensar em inovação. Como o Modelo depende de adaptação para ser implantado exige assim a utilização de estratégias para tirar proveito do modelo e obter vantagens competitivas. (Cartilha SEBRAE - pag. 12). (SEBRAE, 2013).

Neste contexto o objetivo deste trabalho é aplicar o Modelo Canvas na lanchonete Nectar do Vale, no campus Catalao do UniBH, a fim de analisar e identificar pontos positivos e negativos. O interesse pelo modelo se dá pelo fato de propor um melhor entendimento, e como citado acima, por tratar-se de uma maneira visual, resumida, menos formal e de fácil aplicação, possibilitando a visualização no modelo de negócio. Tal visualização amplifica a capacidade do gestor para a resolução de problemas. Do ponto de vista da formação do gestor é fundamental conhecer e saber aplicar um modelo que está sendo muito utilizado e reconhecido como relevante.

Com essa clareza trazida pelo modelo, permite-se que os estudantes tenham acesso a novas tecnologias de gestão que tendem a facilitar e melhorar o trabalho. Este trabalho é composto por cinco partes, incluindo essa introdução. Em seguida será apresentado o referencial teórico, a apresentação da empresa, a aplicação do Modelo Canvas e, por fim, as considerações finais.

  1. Referencial Teórico

2.1 COMUNICACAO EMPRESARIAL

A Comunicação Empresarial cuida do principal bem da empresa ou instituição: sua imagem institucional. Acredita-se que essa imagem é que vai manter e sustentar a organização socialmente – o que é imprescindível para a sua sobrevivência. Têm como objetivo manter uma imagem coerente e positiva. E é fundamental que cuide do relacionamento com todos os públicos, inclusive, e principalmente, o público interno (funcionários, diretoria, acionistas, etc.).

Muitas vezes, a comunicação empresarial é vista como um meio de divulgar notícias positivas a respeito da empresa e controlar as notícias negativas. No entanto, essa é uma visão extremamente pequena, visto que a comunicação empresarial abrange uma área muito maior, e está relacionada com a sua capacidade de competir dentro do mercado e consequentemente à sua sobrevivência.

Pode ser enquadrada na comunicação integrada, que é o planejamento estratégico que compreende várias áreas como: assessoria de imprensa, comunicação interna, organização de eventos, relações públicas, propaganda, publicidade, etc. Por esse motivo, muitas vezes a comunicação empresarial pode ser trabalhada por profissionais de áreas distintas, como jornalistas, publicitários ou relações públicas. Em algumas empresas, os principais responsáveis pela comunicação empresarial são os diretores ou gestores, porque os conhecimentos de gestão também são essenciais para uma boa comunicação praticada pela empresa.

2.2 PLANO DE NEGÓCIOS

Segundo Dornelas (2012), o plano de negócio é parte fundamental do processo empreendedor. Sua proposta é fornecer a descrição, em forma de documento, de todos os detalhes que mais interessam ao planejamento do negócio, dissecando, de certo modo, a oportunidade que o empreendedor pretende aproveitar. Ele é composto por várias etapas que o candidato deve desenvolver, para que, estudando a fundo cada aspecto de interesse da “colocação em marcha” do negócio, possa diminuir os riscos do empreendimento e ter mais certeza quanto às suas possibilidades de êxito. Esta fase da preparação do negócio exige muita pesquisa e dedicação do empreendedor, já que o Plano de Negócio deve ser muito preciso para que atenda às suas finalidades.

Nos últimos anos os empreendedores, principalmente os que se dedicam à criação de empresas “startup”, tem tido à disposição novas ferramentas que lhes proporcionam uma maior facilidade em criar e testar sucessivas vezes o que pretendem com seus negócios. Isto passa a ser muito melhor em garantir o sucesso dos mesmos, já que o Plano de Negócio, que precisa ser bastante minucioso e preciso para atender às suas finalidades, ainda depende muito, no modelamento do negócio, da opinião pessoal do empreendedor. No entanto, a opinião dos possíveis clientes torna-se, principalmente nos tempos atuais, de intensas rupturas tecnológicas e competitividade, absolutamente fundamental; entretanto ela só comparece, no Plano de Negócio, de modo tênue pela pesquisa singular do empreendedor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.5 Kb)   pdf (737.7 Kb)   docx (557.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com