TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Introdução a Construção

Por:   •  11/9/2023  •  Trabalho acadêmico  •  645 Palavras (3 Páginas)  •  49 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

[pic 2]

  1. Quais problemas podem ser ocasionados devido à falha na locação da obra?

R= Qualquer erro durante o procedimento de locação pode causar danos a elementos estruturaisgerando trincas, fissuras e até mesmo o colapso.Por isso, é recomendado que esse serviço seja sempre acompanhado por engenheiros civis,geólogos ou topógrafos que tenham bastante experiencia nessa área.

  1. Cite os principais pontos demarcados no gabarito de uma obra residencial:

R= Fazer a definição da referência de nível (RN) e da referência pela qual será feita a locação da obra.Conferir os eixos, divisas do terreno e alinhamento da rua, verificando estas distâncias. A partir dareferência escolhida no terreno, deve-se marcar uma das faces do gabarito com uma trenametálica e uma linha de nylon, obedecendo a uma distância de pelo menos 1 metro da face daedificação. As demais faces do gabarito podem ser marcadas a partir da primeira face e do projetode locação, verificando o esquadro de todos os cantos por meio do processo do trianguloretângulo. O gabarito deve ser executado por meio da cravação dos pontaletes ou peças roliças,que devem estar aprumados e alinhados, faceando sempre o mesmo lado da linha de nylon,procurando manter uma distância de aproximadamente 1,5m um do outro. Com esseprocedimento é possível identificar os vértices, posição da fundação e das paredes do projeto.

  1. Quais as principais vantagens para utilização do método do Gabarito para locação?

R= O método Gabarito é comumente utilizado em edificações mias complexas, pois proporciona ummaior detalhamento no alinhamento dos elementos construtivos, tais como paredes e bases, édefinido então pelo posicionamento de linhas, ligando os eixos ou marcações correspondentes emcada lado do gabarito.

  1. Cite 5 equipamentos e suas funções para execução de terraplanagem:

R= 1. Escavadeira: É utilizada para escavar e remover grandes quantidades de terra, criando valas, buracos e nivelando o terreno.

2. Trator de Esteira: Possui uma lâmina frontal que é usada para empurrar e nivelar o solo, além de transportar materiais como terra e pedras.

3. Rolo Compactador: É utilizado para compactar o solo, garantindo uma base sólida e estável para a construção. Ele reduz a porosidade do solo e melhora sua capacidade de suporte.

4. Motoniveladora: É responsável por nivelar e dar acabamento ao terreno, ajustando a inclinação e a altura do solo de acordo com as especificações do projeto.

5. Caminhão Basculante: É utilizado para transportar grandes quantidades de terra, pedras e outros materiais de um local para outro, facilitando o processo de terraplanagem.

  1. Para uma obra possuir ambulatório é necessário ter no mínimo quantos trabalhadores?Explique com base nessa informação a importância do cumprimento legal desse requesito.

R= Para mais de 50 trabalhadores, fica obrigatório a presença de um (1) ambulatório com os materiais necessarios para presta os primeiros socorros;

É comprovado que o canteiro de obras que dispõe se ambulatório trás o bem estar do trabalhador, possui melhores resultadosno desenvolvimento dos trabalhos executados pelo mesmo e visa diminuir o risco de algum imprevisto caso haja algum acidentede trabalho.

  1. Cite os serviços que fazem parte da etapa preliminar de uma obra residencial exemplificando cada etapa.

R= Os Serviços Preliminares compreendem as atividades básicas necessárias que preparam a área e que tornam possível a execução da obra. Os Serviços Preliminares em obras de edificações geralmente, referem−se a:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (101.4 Kb)   docx (41.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com