TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Introdução à Administração

Por:   •  21/3/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.788 Palavras (8 Páginas)  •  170 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Nome: Nataniele Oliveira do Nascimento

Disciplina: Introdução à administração

Turma: C

Professor: Cláudio Mazzilli

PRIMEIRA PROVA PARCIAL

1. Analise a aplicabilidade da Lei da Prosperidade enunciada por Taylor no atual sistema capitalista considerando e as críticas feitas em relação à alienação no processo de trabalho e a multifuncionalidade.

A Lei da Prosperidade de Taylor defendia que o principal objeto da administração deveria ser o de assegurar o máximo de enriquecimento ao empregador, e, ao mesmo tempo, o máximo de prosperidade ao empregado.

Porém, atualmente, a lei não se aplica totalmente, pois apesar de existirem leis que protegem os trabalhadores, existem também empresas que exploram seus funcionários. Apesar de ser adotada no sistema capitalista hoje, alguns argumentam que a abordagem ainda não contempla a escolha certa para aumentar a eficiência, para a melhoria da qualidade dos processos de trabalho que pode levar a uma melhoria da qualidade dos produtos e serviços prestados, a redução de custos e a padronização do trabalho.

Enquanto alguns defendem que ela deveria ser aplicada para levar em consideração os impactos psicológicos do trabalho mais mecânico. Algumas críticas incluem: Alienação no trabalho, redução da versatilidade e falta de personalidade própria. Com a falta da aplicação da Lei da Prosperidade, pode ser gerada a perda da conexão com o significado e o propósito do trabalho realizado, devido à realização das tarefas simples e repetitivas, também pode ter como resultado a redução da resiliência dos trabalhadores, levando a uma perda de autonomia e assim surgindo um trabalho mecanizado e sem personalidade, o que pode afetar negativamente a motivação do trabalhador.

No sistema político e econômico atual, pode-se chegar à conclusão de que o sistema é mais a favor dos empresários, pois todos os benefícios auxiliam mais um lado, e não os trabalhadores. Pois o aumento da eficiência e a padronização do trabalho é tornar os trabalhadores mais robotizados, que geram menos custos, trabalham mais e recebem menos. Aos trabalhadores, se impõe uma carga que afeta o psicológico, gerando queda de produção e falta de ânimo para realizar seu trabalho, pois acaba se tornando algo rotineiro, sem nenhuma novidade ou chance de mostrar suas ideias e contribuições. A Lei da Prosperidade, se aplicada, seria benéfica tanto para o empregador quanto para o empregado. Afinal, o trabalhador mais motivado, produz melhor e automaticamente, rende mais.

2. Analise no questionário sobre Qualidade de Vida no Trabalho a média global e os dois blocos com maiores médias correlacionando com um ou mais dos seguintes autores: Mayo; Herzberg; Maslow; Likert; McClelland

Blocos com maiores médias:

Bloco 3 - Condições de trabalho - 4,66

Bloco 8 - Relevância do Trabalho na vida pessoal - 5

Média Global: 3,52

Ao observar o questionário, observamos que o bloco com a menor pontuação foi o bloco 5 - Crescimento pessoal e profissional.

Como Elton Mayo afirmou que o ambiente de trabalho e as condições sociais influenciam no desempenho e na satisfação dos trabalhadores, acredito que os dois blocos com maiores notas acabam mediando com o bloco de menor pontuação. Apesar de não ter uma visão, neste momento, de crescimento profissional, há outros pontos que ajudam a elevar a média global. Ao ter um ambiente de trabalho confortável, condições boas de trabalho e um ambiente saudável para trabalhar, pode-se observar o que Mayo defendia, que além das condições físicas e salariais, as empresas deveriam se preocupar com o bem-estar e satisfação dos funcionários.

Já para Herzberg, o bloco 5 tem outra importância, talvez seja o mais importante na argumentação feita por ele, pois, além de defender as condições básicas no ambiente de trabalho, ele colocou fatores motivadores como influenciadores na qualidade de vida do trabalhador também. Ter realização, responsabilidade, crescimento e reconhecimento profissional são fatores importantes para a motivação do trabalhador.

No geral, esperava uma média global talvez um pouco maior.

3. Analise considerando o sistema capitalista as cenas do filme Tropa de Elite ou Top Gun: Maverick a adequação e\ ou divergência dos princípios fayolistas: autoridade e responsabilidade; disciplina; divisão do trabalho; e equidade e disciplina.

O filme Tropa de Elite retrata uma realidade policial no Brasil e, em alguns aspectos, pode ser considerado como crítica ao sistema capitalista. Em relação aos princípios de Fayol, é possível identificar tanto adequações quanto divergências.

No filme, pode-se ver a divisão do trabalho, como nas cenas em que os policiais estão na mecânica e podemos perceber os níveis hierárquicos, mas também há discrepância quanto à unidade de direção, à unidade de comando e à subordinação dos interesses individuais aos interesses gerais, principalmente nas cenas que são apresentadas cenas de corrupção.

Em relação a autoridade e responsabilidade, o filme apresenta uma hierarquia rígida na polícia militar do Rio de Janeiro, mas também a falta de responsabilidade por parte de alguns policiais.

Sobre a disciplina, é possível se ver que há uma firmeza na forma como a polícia age, mas também falta de disciplina por parte de alguns policiais, que agem de forma violenta e desrespeitam as leis.

Em relação à equidade, apresenta-se uma sociedade desigual, onde os ricos são protegidos, enquanto os pobres são vítimas de abuso de poder e violência policial.

O filme apresenta uma cultura policial marcada por conflitos internos, corrupção, violência e falta de ética, o que diverge dos princípios fayolistas. Em relação ao sistema capitalista, observa-se que a corrupção visa o aumento da riqueza, pois os policiais não recebem uma remuneração adequada.

4. Analise 03 reportagens publicadas (mídia impressa ou eletrônica) publicadas entre os meses de janeiro à fevereiro de 2023 que retratam as políticas previstas pelo plano de governo do Governador Eduardo Leite, Inicialmente as reportagens devem ser analisadas de acordo com as características burocráticas especificadas por Max Weber.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)   pdf (654.4 Kb)   docx (915.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com