TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho JIT

Por:   •  7/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.222 Palavras (5 Páginas)  •  506 Visualizações

Página 1 de 5

Sistema JIT de produção

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO4
  2. JUST IN TIME (JIT) E AS OPERAÇÕES ENXUTAS5
  1. O papel dos estoques e da limpeza6
  2. O uso do JIT: fim para os desperdícios e melhora contínua 7

  2.3 Aspectos de produtividade e da qualidade 8

Digite o título do capítulo (nível 3)6

2 JUST IN TIME (JIT) E AS OPERAÇÕES ENXUTAS

Segundo Krajwski (2004) o sistema Just in Time é um exemplo básico de produção enxuta, que concentra-se em reduzir eficiencias, a fim de aperfeiçoar continuamente o processo e a qualidade dos produtos fabricados.

De acordo com Corrêa  (2005)  JIT surgiu no Japão, em meados de 70, tendo como idéia principal o caso da Toyota Motor Company, que buscava um sistema de administração que pudesse coordenar a produção com a demanda. Desse modo a filosofia do JIT, consiste em entrega de produtos e serviços, na hora certa para o uso imediato.

[...] Com tudo, o JIT é muito mais que uma técnica ou um conjunto de técnicas de administração da produção, sendo considerado como uma completa filosofia que inclui aspectos de administração de materiais, gestão de qualidade, arranjo físico, projeto do produto, organização do trabalho e gestão de recursos humanos, entre outros (CORRÊA, 2005, p.418).

Segundo Corrêa (2005) a qualidade e a flexibilidade, são os objetivos operacionais fundamentais para o sistema JIT. Assim, há uma melhoria continua na empresa, com produção sem estoques, eliminação de desperdícios e um esforço incessante na resolução de problemas.

Para Corrêa (2005, p. 419) “O objetivo da filosofia de JIT é reduzir os estoques, de modo que os problemas fiquem visíveis e possam ser eliminados através de esforços concentrados e priorizados.”

Conforme afirma, Corrêa (2005) o sistema JIT têm como uma de suas características principais “puxar” a produção ao longo do processo, de acordo com a demanda. Nesse sistema, o material só é processado em uma operação se ele é requerido pela produção subseqüente do processo. Reduzindo assim, o estoque de materiais. 

Segundo Silva (2008, p. 296) “um aspecto-chave do sistema JIT é o kanban ( que significa cartão), um método de baixo custo de controle de estoques e movimentação de materiais.” Ele é utilizado para assinalar que  um posto de trabalho esta precisando repor seu estoque, desse modo o trabalhador pode usar o ‘cartão’ para obter um estoque adicional. Assim, o próximo trabalhador não poderá completar seu trabalho até que o anterior tenha enviado uma peça em perfeitas condições, a ele.

De acordo com Silva (2008, p. 296) “É injusto não considerar que a abordagem JIT exige suporte especial para funcionar corretamente.” Desse modo, há alguns fatores essenciais para que o sistema JIT seja bem sucedido:

  • Qualidade assegurada: peças de alta qualidade;
  • Rede de fornecedores administráveis: um número X de fornecedores trabalhando sob contrato de longo prazo;
  • Concentração geográfica: curto espaço de tempo entre o fornecedor e o cliente;
  • Sistema controlado de transportes: é a confiabilidade de entrega que deve haver entre fornecedores e usuários;
  • Recebimento e manuseio eficiente de materiais: peças entregues o mais próximo possivel dos pontos de uso da fábrica;
  • Forte comprometimento administrativo: a administração deve deixar disponíveis recursos suficientes para garantir que o sistema funcione.

Em resumo, o sistema JIT depende de fornecedores confiáveis que devem cumprir rigorosos programas de entrega, de tal modo que os processos de fabricação não sejam interrompidos por causa da disponibilidade de materiais necessários. ( SILVA, 2008, p. 296)

Para Krajwski (2004) as caracteristicas principais do sistema Just in Time são:

  • Métodos de puxar o fluxo de materiais: nesse método a demanda do cliente ativa a produção do item, permitindo um maior controle de inventário e da produção.
  • Qualidade alta e consciente , procuram eliminar retalhos e retrabalhos, a fim de obter um fluxo uniforme de materias.
  • Lotes de pequeno tamanho: reduz o estoque cíclico e diminui o tempo e o espaço envolvido na fabricação e manutenção dos estoques.

2.1 O papel dos estoques e da limpeza

Segundo Corrêa (2005) os estoques, geralmente são considerados úteis para proteger o sistema produtivo, fazendo com que não falte matéria-prima e que não ocorram atrasos para fornecedores. Já, na filosofia JIT, os estoques são considerados nocivos, por ocuparem espaços, representarem altos investimentos e por esconderem problemas ocorridos na produção o que, resulta em baixa qualidade e produtividade.

Para o mesmo autor, a proposta de JIT de redução de estoques, faz com que o problema seja percebido rapidamente, aonde o operador de produções é incentivado a auxiliar seu companheiro, por não poder prosseguir por falta de peças.

Segundo Corrêa(2005) outros itens fundamentais, na filosofia de Just in Time, são a organização e a limpeza. “A sujeira e a poeira prejudicam os equipamentos, desgastam componentes mecânicos e prejudicam o funcionamento dos comandos eletrônicos.” Alem disso, havendo limpeza e organização, terá uma redução de desperdícios, pois será rapidamente identificado e recolhido qualquer objeto que caia no chão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (152.9 Kb)   docx (14.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com