TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Liderança de Equipes

Por:   •  19/7/2019  •  Artigo  •  765 Palavras (4 Páginas)  •  107 Visualizações

Página 1 de 4

Tarefa: Elaborar plano de liderança da situação proposta:

Introdução

Ano após ano, estudiosos e executivos renovam as teorias sobre liderança, utilizando-se de sua experiência profissional para inspirar melhores práticas e ajudar a superar os desafios que acompanham esta posição. Sabendo disso, no decorrer deste trabalho, iremos discorrer sobre a importância da comunicação corporativa, bem como seus efeitos sobre a produtividade; o perfil de liderança adotado para a equipe em questão para que haja bom entendimento entre os membros da equipe, além do papel fundamental para desenvolver uma equipe de alto desempenho em face do case elaborado.

Desenvolvimento

Devido à variedade de áreas envolvidas no projeto é necessário “blindar” os veículos de comunicação interna da empresa de maneira que problemas como informações perdidas, turbilhão e “rádio peão” sejam reduzidas ao máximo. Por isso, no plano de liderança a comunicação corporativa será designada à uma área que ficará focada apenas com essa competência, para que seja dada atenção necessária ao veículo de comunicação, pois não queremos que haja perda de eficiência na comunicação, impactando nos cronogramas e/ou qualidade, dando margem para retrabalhos.

O setor responsável pela comunicação corporativa deverá manter os funcionários motivados, bem entrosados e, sendo assim, estarão prontos a colaborar para que os resultados sejam melhores. Para isso, terão a responsabilidade de desenvolverem um plano de comunicação corporativa que deve conter: objetivos do plano, público alvo (devem analisar se será toda a empresa ou áreas específicas dependendo do comunicado); mensagem chave do plano de comunicação; canais do plano de comunicação; recursos necessários; orçamento descrito e por fim avaliação de impacto.

Realçando a cultura de transparência da empresa, é primordial que se tenha um porta-voz oficial que tratará de forma direta ruídos que atrapalhem a veiculação da informação pretendida.

Em relação ao perfil do líder que conduzirá a equipe, é requerido que seja uma liderança de perfil democrático, para que ajude na motivação dos liderados.

Como gerente de projeto, para lidar com a equipe multidisciplinar composta por gerações x e y, o ideal seria um líder experiente, alguém que seja pertencente a essas gerações (x e y) ou que tenha bom entendimento e relacionamento com esse público.  

Visando alcançar alta performance devemos definir um estilo de liderança mais adequado ao cenário da equipe. Considerando a equipe com profissionais altamente graduados, portanto com alta competência e assumindo que o engajamento com o projeto seja variável dentro da equipe, portando comprometimento variável, devemos adotar uma estratégia de perfil apropriado da seguinte maneira: apoiar – elogiar, ouvir e facilitar, uma das formas como é feita na liderança situacional, na qual o líder deve ser capaz de alternar diferentes tipos de liderança de acordo com a situação vivenciada  e principalmente com o perfil da equipe.

O papel fundamental a ser desenvolvido neste caso é o trabalho em equipe, uma vez que possui membros recém contratados, sendo um desafio fazer com que trabalhem em conjunto pois não estão habituados com a cultura da empresa, bem como serem de gerações e áreas distintas. Para desenvolver uma equipe de alto desempenho, é necessário que os integrantes possuam conhecimentos, habilidades e atitudes que desenvolvam essa competência. Os membros da equipe precisam entender os conflitos e solucioná-los, saber comunicar-se uns com os outros, construir elos de confiança, conhecendo os valores e princípios da organização, dar e receber feedback, utilizar os conhecimentos da melhor forma possível além de ser necessário que cada indivíduo se auto administre para trabalhar em equipe.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (31.1 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com