TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Orçamentario

Por:   •  12/5/2015  •  Monografia  •  3.723 Palavras (15 Páginas)  •  162 Visualizações

Página 1 de 15

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQU-E – Unifebe

ANDRÉ LUIS GONCALVES

ANDREY LEONARDO MATIAS

LEONARDO ANDRADE ALVES

LUCAS SCHAEFER

FONTES DE FINANCIAMENTO

+

BRUSQUE

2015/1

ANDRE LUIS GONCALVES

ANDREY LEONARDO MATIAS

LEONARDO ANDRADE ALVES

LUCAS SCHAEFER

FONTES DE FINANCIAMENTO

Pesquisa apresentada como requisito parcial de nota na disciplina de Administração Financeira do curso de Administração do Centro Universitário de Brusque – Unifebe. Prof. MSc. Rosemari Glatz.

BRUSQUE

2015/1


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        

2.1 LINHAS DE CRÉDITO UTILIZADAS PARA FINANCIAMENTO DE CAPITAL DE GIRO        

2.1.1 Descontos de recebíveis        

2.1.2 Desconto de cheques pré-datados        

2.1.3 Descontos de duplicatas        

2.1.4 Compror        7

2.1.5 Vendor        8

2.1.6 Capital de Giro        8

2.1.7 Hot Money        8

2.2 LINHAS DE CRÉDITO UTILIZADAS PARA FINANCIAMENTO DE INVESTIMENTOS DE CAPITAL (LONGO PRAZO)        9

2.2.1 Arrendamento mercantil (Leasing)        9

2.2.2 FINAME        10

2.2.3 Cartão de Crédito BNDES        10

2.2.4 Finep Inova Brasil        10

3 DISCUSSÕES E RESULTADOS        11

4 CONCLUSÃO        4

REFERÊNCIAS        15

APENDICÊS        16

1 INTRODUÇÃO

Esta pesquisa foi montada com o intuito de analisar as modalidades de crédito de curto e longo prazo oferecido pelas instituições financeiras para as empresas. A captação dos recursos financeiros para suprir necessidades operacionais e de investimento sempre foram fonte de grande preocupação de qualquer organização.

No decorrer deste artigo encontra-se o conceito de diversas modalidades de crédito de curto e longo prazo, bem como os resultados de uma pesquisa feita entre as instituições financeiras de Brusque, sobre como estas modalidades estão sendo oferecidas.

        

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Financiamento em curto e longo prazosão operações financeiras nos quais são oferecidos recursos para execução de investimento, juntamente com os bancos ou financeiras com um período pré-estabelecido para a quitação dos valores financiados. Tem como objetivo aumentar os investimentos ou superar dificuldades da organização.

Atualmente as fontes de financiamento ganham grande proporção em razão do crescimento das empresas que buscam conquistar uma estrutura ideal em termos de recursos.

[...] A função financeira não determina quais as aplicações a serem feitas pela empresa. Isso decorre dos objetivos e das decisões da administração. Tais decisões determinam em que setor a empresa irá atuar e isso codiciona a estrutura do ativo, dada à tecnologia existente no setor escolhido. À administração financeira resta conseguirmos recursos necessários para financiar essa estrutura de investimento ao mais baixo custo possível. (SANVICENTE, 1983, p. 12)

Determinando a atuação e os fatores necessários para o investimento, a administração entra em foco para decidir qual melhor financiamento fazer, quais as garantias exigidas, prazos, datas de pagamento, entre outros fatores.

Analisa também de que forma será este financiamento, de curto ou longo prazo.

2.1 LINHAS DE CRÉDITO UTILIZADAS PARA FINANCIAMENTO DE CAPITAL DE GIRO

Fontes de financiamento em curto prazo, como seu próprio nome já descrimina, são recursos obtidos para suprir as necessidades organizacionais de curto prazo ou capital de giro.

As fontes de financiamento de capital de giro são representadas no balanço patrimonial por todas as obrigações de curto prazo de uma empresa” (MATIAS, 2007, p. 122).

2.1.1 Descontos de recebíveis

Desconto de recebíveis, trata-se de transformar duplicatas de venda a prazo, vendas parceladas no cartão de crédito, ou até mesmo cheques pré-datados de clientes em capital para saldar as contas atuais. Significa antecipar dinheiro futuro, que a empresa tem para receber, em dinheiro presente, como aponto Matias, (2007, p.127)

É uma operação de crédito para micro e pequenas empresas, que desejam antecipar o recebimento das suas vendas a prazo. Operação rápida na qual facilita a análise de crédito. O principal cuidado que as instituições financeiras devem tomar, é na contratação dos clientes, pois, “caso o sacado não pague o título no vencimento, o cedente assume a responsabilidade do pagamento, inclusive com juros e multa” (MATIAS, 2007, p. 128).

2.1.2 Desconto de cheques pré-datados

O Desconto de cheques é uma modalidade de credito para capital de giro que maioria dos bancos oferece as empresas.

De acordo com o Banco Itaú, desconto de cheque pré-datado,

“é um financiamento de capital de giro que antecipa os recursos dos cheques de todos os bancos recebidos pela empresa diariamente. Com rapidez e segurança, o cliente escolhe como quer transformar seus recebíveis em dinheiro vivo: pode trazer os cheques quando quiser ou guardá-los no Banco, através do serviço de custódia de cheques pré-datados, formando um estoque que será descontado na medida de sua necessidade”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25 Kb)   pdf (217.2 Kb)   docx (30.1 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com