TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho SGQ

Por:   •  30/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.661 Palavras (11 Páginas)  •  358 Visualizações

Página 1 de 11

TRABALHO DE SISTEMA DE GARANTIA DA QUALIDADE

IMPLEMENTAÇÃO DE UM SGQ NUMA EMPRESA

1 A Empresa

A Vitrola Indústria e Comércio de Vidros Ltda., localizada em São Paulo, SP, é uma empresa que está no mercado há 45 anos, e tem como principais clientes indústrias automobilísticas multinacionais e, não é por acaso, pois ela se preocupa com a satisfação dos seus clientes. Como o mercado está mais competitivo os clientes cobram mais, em relação ao produto, preço, prazo de entrega.

Antigamente os clientes tinham menos opção de compra, menores quantidades de produtos e serviços à sua disposição e não se preocupavam tanto com a qualidade. Hoje os clientes estão mais informados, impacientes com a má qualidade, “cínicos” em relação ao consumo.

A Vitrola, que hoje possui instalações com 5000m2 conta com 500 funcionários divididos em dois turnos de produção está atenta a sobrevivência nesse mercado tão competitivo e resolveu implantar o Sistema de Gestão da Qualidade, obedecendo aos requisitos da ABNT NBR ISO 9001:2000, com o objetivo de demonstrar a sua capacidade de atender as necessidades atuais e futuras dos clientes.

2 Introdução

A empresa decidiu implantar a NBR ISO 9001:2000 principalmente em razão do crescimento do mercado de peças e produtos mecânicos no Brasil, além de estar ciente da importância de desenvolver e melhorar seu sistema de gestão da qualidade, aumentar a qualidade em serviços prestados e a certeza da satisfação de seus clientes. Mas também pela necessidade de aumento da produtividade, padronização das atividades ligadas à qualidade do produto ou serviço, marketing, competitividade no mercado, e até mesmo por "status" empresarial. Além desses motivos, podemos citar: facilitar e melhorar o envolvimento dos colaboradores, implantar processos de fabricação seguros e com melhor desempenho, melhorando continuamente.

3 Relatório de Diagnóstico

A organização no atual momento busca a certificação através da norma ABNT NBR ISO9001:2000, a Alta Direção observou a necessidade dessa certificação e analisou quais benefícios traria e gerou todos recursos necessários para a implantação do Sistema de Gestão da Qualidade.

Não possuíamos procedimentos para a área operacional e administrativa, tampouco um Manual da Qualidade. O que está sendo ou será elaborado conforme previsto no Cronograma de Implementação.

Em relação à qualidade do produto temos o Controle de Instrumentos, nossos instrumentos são calibrados mensalmente por uma empresa qualificada e certificada pelas normas cabíveis.

Nossos operadores possuem um formulário onde ocorre o preenchimento das dimensões encontradas na peça fabricada, junto com esse formulário existe o desenho com as dimensões do produto que está sendo fabricado.

Esses formulários preenchidos são armazenados durante um ano em nossos arquivos, caso exija rastreabilidade, conseguimos localizar o responsável pela fabricação.

Os registros são armazenados, porém não existe procedimento que mostra como deve ser feito o controle, nem como devem ser descartados, protegidos e recuperados.

Nossa empresa ainda não forneceu treinamento aos colaboradores que fazem parte do processo de fabricação do produto. Na área de Recursos Humanos possuímos apenas as qualificações e habilidades de cada colaborador. Não existe um documento especificando a função de cada um e quais as atividades que ele poderá desempenhar na organização.

O prédio onde estamos instalados é antigo, no período de chuvas ocorrem alagamentos em alguns setores, baixa luminosidade, causando transtorno e desconforto aos nossos colaboradores.

Os requisitos e as reclamações dos clientes são de conhecimento apenas da Qualidade e da Expedição, não existe uma atividade declarada de pós-entrega do produto.

Nossos fornecedores em sua grande maioria não possuem certificação alguma, nossa organização não possui critérios de avaliação, com isso podendo acarretar sérios problemas na qualidade em nosso produto durante o processo.

Na expedição há um método de embalagem do produto, armazenamento e proteção. Existe um responsável definido. Os produtos não-conformes ficam identificados aguardando a disposição do setor de Controle de Qualidade.

As reclamações dos clientes são tratadas pela Engenharia onde são levadas para o conhecimento da Alta Direção para serem discutidas.

Como já foi citado anteriormente, foi elaborado um Cronograma de Implementação de um SGQ, no qual estão descritas as atividades a serem executadas para implementação, bem como sua data prevista e status atual.

4 Cronograma de Implementação

Conforme Anexo 4.1 e 4.2.

5 Itens Normativos

Para atender aos requisitos da norma, está descrito nos tópicos o que a empresa fez:

4 Sistema de Gestão da Qualidade

4.1 Requisitos Gerais

A Alta Direção da Vitrola estabeleceu e implementou, em todo o processo organizacional da empresa, com o intuito de atender aos requisitos da ABNT NBR ISSO 9001:2000, identificando os processos necessários, suas seqüências e interação, o funcionamento adequado do sistema, recursos e informações, monitoramento, medição e análise dos processos, e as ações necessárias para chegar a resultados que comprovam que o objetivo está sendo alcançado. Todos os processos da Vitrola foram desenhados em fluxogramas, deixando clara sua interação.

4.2 Requisitos de Documentação

4.2.1 Generalidades

Quanto à documentação, a empresa aproveitou a total liberdade que a norma dá para cada organização escrever, que é do jeito que achar mais acessível.

Foi estabelecida, Declaração da Política da Qualidade e dos Objetivos da Qualidade, Manual da Qualidade, Controle de documentos, Controle de Registro, Auditorias Internas, Controle de Produtos Não – Conforme, Ações Corretivas e Preventivas.

4.2.2 Manual da Qualidade

A Vitrola incluiu no seu Manual da Qualidade:

O escopo de seu sistema com todos os detalhes necessários e as exclusões existentes;

Os Procedimentos documentados; e

Descrição da interação dos processos.

4.2.3 Controle de Documentos

Foi criado um procedimento documentado, para mostrar como são controlados os documentos citados em (4.2.1) exceto os registros. Neste documento estão relacionados todos os dados inerentes a esses documentos, quanto à aprovação, nº de revisão, etc.

4.2.4 Controle de Registros

Um procedimento documentado foi criado para mostrar como os registros são identificados, armazenados, protegidos, recuperados, seu tempo de retenção e como se dá seu descarte. Ficou definido um responsável pela sua emissão, seu arquivo, pela análise e conteúdo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.6 Kb)   pdf (1.2 Mb)   docx (801.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com